Quando se fala em vitrine virtual, cada pessoa pensa de uma forma. Algumas vão pensar em um site normal, que exiba os produtos da empresa. Outros vão imaginar algo mais elaborado, que mostre os produtos em 3D. Outras pessoas, ainda, podem partir logo para o metaverso.
A verdade é que existem inúmeras formas de montar uma vitrine virtual para mostrar seus produtos ao mundo. Tudo depende do seu objetivo, do perfil do seu público e também do quanto você quer investir nesse meio de comunicação.
Mas, antes de partir para o investimento, que tal entender por que você deveria ter uma vitrine virtual para os seus produtos?
Para que serve uma vitrine virtual, afinal?
Seguramente você já ouviu uma frase popular que diz “quem não é visto, não é lembrado”. E quando se trata de produtos, isso se torna ainda mais verdadeiro, já que existem dezenas e até centenas de concorrentes.
A vitrine virtual é a maneira perfeita de você dar destaque aos seus produtos e mostrá-los de forma simples, intuitiva e eficiente para os seus clientes.
É através das imagens na sua vitrine virtual, sejam elas 2D ou 3D, que você vai destacar os melhores atributos de cada produto e despertar o interesse da sua audiência.
Mas não se trata apenas disso. Vamos ver quais são as outras vantagens de ter uma vitrine virtual?
5 vantagens de uma vitrine virtual para o seu negócio
1. Facilitar a navegação
Você já ouviu falar em user experience (UX)? O termo significa “experiência do usuário” e está bastante atrelado ao ambiente digital.
Quando uma pessoa entra em um site, ela quer encontrar as informações de forma simples, intuitiva e direto ao ponto. E um dos itens imprescindíveis para que essa experiência seja positiva é a facilidade de navegação entre os itens de uma loja, por exemplo.
Nesse caso, a vitrine virtual ajuda a organizar essa navegação e torná-la mais fácil para quem acessa um site.
2. Recomendar produtos
Outra vantagem da vitrine virtual é que você configurar que ela sugira produtos complementares ou semelhantes para o seu cliente. Este é um recurso que ajuda muito a elevar o ticket médio das vendas.
Além disso, pode estimular o upsell e o crossell, elevando o seu faturamento e contribuindo para que suas metas de vendas sejam atingidas mais rapidamente.
3. Aumentar sua taxa de conversão
Deixar seus produtos à mostra de uma maneira atrativa e interessante também favorece o aumento da sua taxa de conversão.
À medida que as pessoas têm contato com os produtos e sugestões complementares de maneira facilitada, a tendência é que as vendas aconteçam de forma mais rápida.
Isso se traduz em uma melhor experiência para o cliente e, claro, uma taxa maior de vendas concluídas com sucesso.
4. Ticket médio mais alto
Outro ponto positivo de você investir em uma vitrine virtual é o aumento do seu ticket médio, ou seja, o valor que cada cliente gasta com seus produtos a cada compra.
Ao oferecer produtos complementares, você aumenta as chances de que o consumidor leve mais produtos, o que se reflete em um melhor resultado de vendas.
5. Seus produtos expostos 24/7
A vitrine virtual também é uma excelente solução para quem não quer perder nenhuma chance de venda, já que ela fica disponível dia e noite para que qualquer cliente possa visualizá-la.
Esta é a melhor forma de fazer com que seus potenciais clientes visualizem seus produtos independentemente de horários ou dias da semana, o que pode se refletir em mais vendas.
ION Catálogo: o próximo passo nas vitrines virtuais
No tópico anterior, você conheceu 5 vantagens das vitrines virtuais. Mas sabia que você pode ir além delas com o ION Catálogo? Veja o que ele traz:
6. Acompanhamento da navegação do cliente
Através do ION Catálogo, você acompanha em tempo real quais são os produtos visualizados pelo cliente. Isso facilita muito na hora de negociar com ele, além de permitir que você conheça melhor o comportamento do seu público-alvo dentro da sua vitrine virtual.
Você também consegue visualizar quais produtos foram selecionados e estão no carrinho de compras, podendo ofertar, em tempo real, produtos complementares ou até mesmo fazer promoções personalizadas para incentivar um upsell, por exemplo.
7. Atualização de produtos em tempo real
Toda vez que você tiver novos produtos para inserir na sua vitrine virtual, basta cadastrá-los uma única vez que o seu ION Catálogo que todos os seus clientes receberão a atualização ao mesmo tempo.
Dessa forma, você oferece mais praticidade e poder de escolha para toda a sua base de clientes de forma simples, rápida e bastante eficaz.
8. Interatividade
Com o ION Catálogo, você pode destacar campanhas e promoções de forma customizada para cada cliente, com base no histórico de compras dele.
Este recurso permite um atendimento mais personalizado e focado nas reais necessidades de cada cliente, aumentando assim o engajamento e a sua taxa de conversão de vendas.
9. Seu catálogo de vendas pronto em minutos
Com a infraestrutura do ION Catálogo, você monta sua vitrine virtual em questão de minutos e pode disponibilizar uma ferramenta de trabalho poderosa para o seu time comercial.
Você insere produtos, preços, condições de pagamento, prazos, tudo de forma simples e intuitiva para que seu time de vendas tenha todas as informações de que precisa para alavancar vendas onde quer que esteja.
10. Mais visibilidade para o seu negócio
Além de inserir produtos com facilidade, você também pode personalizar o seu ION Catálogo com a identidade visual da sua empresa, transformando-o em mais um canal de vendas dentro do seu portfólio empresarial.
Quer ter acesso a todas essas vantagens e vender muito mais? Fale agora com um de nossos consultores e tenha seu ION Catálogo!