De acordo com a Associação Brasileira de Operadores Logísticos, 13% do PIB – Produto Interno Bruto do país é gasto em logística, o que equivale a mais de 1 bilhão de reais. Já para as empresas, o custo logístico representa cerca de 7,3% do orçamento, uma fatia considerável do faturamento líquido.
Para manter esses valores sob controle e otimizar o seu desempenho logístico, é fundamental ter um bom planejamento de logística e distribuição e, claro, monitorar indicadores estratégicos que possam indicar a melhor forma de conduzir essa parte tão importante dos seus negócios.
Pensando nisso, selecionamos 9 indicadores de desempenho logístico que devem estar no seu radar a partir de hoje. Continue a leitura!
1. Produtividade
A produtividade logística é um dos indicadores de desempenho mais básicos para se monitorar ao longo do tempo. Ele indica o nível de eficiência dos seus processos logísticos, apontando possíveis melhorias de performance.
Para calcular o índice de produtividade você deve dividir o total de unidades transportadas pelo número de funcionários envolvidos em todo o processo.
2. Prazo de entrega
Outro indicador básico para medir o desempenho logístico é relacionado ao cumprimento dos prazos de entrega. Afinal, ele impacta diretamente na satisfação dos clientes e também revela a eficiência do seu atacado e distribuição em processar todas as demandas.
Um indicador deficitário neste quesito mostra que é necessário investir na otimização dos processos e na eliminação de etapas desnecessárias na sua cadeia logística.
3. Acuracidade de estoque
A acuracidade de estoque indica o alinhamento entre o seu sistema de pedidos e o estoque. Em outras palavras, permite monitorar se o que foi pedido realmente foi entregue.
Este é um indicador essencial para manter seu estoque sempre em dia e auditar suas contas mês a mês, comparando o previsto x realizado.
4. Ciclo de tempo do pedido
Saber quanto tempo leva do pedido à expedição das mercadorias é um indicador de desempenho logístico indispensável no atacado e distribuição, pois afeta diretamente a experiência do comprador.
Com esse dado em mãos, você pode mensurar a eficiência do seu atendimento ao cliente e detectar gaps que podem afetar os prazos de entrega.
Além disso, ele pode indicar oportunidades de integração e automação de processos para reduzir esse tempo de espera, o que se reflete diretamente na sua capacidade de entrega e escalabilidade das vendas.
5. Taxa de pedido perfeito
Taxa de pedido perfeito ou Perfect Order Rate (POR) é um indicador de desempenho logístico que mensura a eficiência da sua cadeia de suprimentos, de ponta a ponta.
Na prática, ele demonstra a quantidade de pedidos feitos e entregues que ocorreram sem nenhum contratempo.
Focar nesse indicador pode ajudar a promover melhorias que impactem positivamente, com redução de falhas, devoluções e reclamações por parte de clientes.
6. Lead time
O lead time indica quanto tempo decorre do momento do pedido até a entrega para o comprador. Dessa forma, permite avaliar a eficiência de toda a cadeia logística, identificar gaps e reduzir falhas que comprometem a velocidade de entrega e os prazos acordados.
Quanto menor é o lead time, mais eficiente sua empresa se torna no desempenho logístico, o que se reflete em maior satisfação dos clientes e maior potencial de escalar as operações.
7. Custo por unidade
Você também pode calcular o custo logístico por unidade de produto transportada.
Esse indicador de desempenho logístico permite identificar quanto você paga para transportar cada produto. Dessa forma, pode dimensionar melhor a sua precificação, bem como encontrar meios de reduzir esses valores para uma maior margem de lucro.
Para calcular o custo por unidade, basta dividir o valor total do transporte pela quantidade de mercadorias transportadas.
8. Custo por quilômetro rodado
O custo por quilômetro rodado também é um dos indicadores de desempenho logístico mais importantes, pois revela quanto você está pagando para levar seus produtos de um armazém para os seus clientes finais.
Esse cálculo é feito com base no custo total do transporte, dividido pela quilometragem e pode ajudar a planejar melhores rotas. Dessa forma, você economiza tanto em combustível quanto na depreciação dos veículos.
9. Ocupação de veículos
Seja com frota própria ou de parceiros, também é essencial mensurar a taxa de ocupação de veículos. Esse indicador de desempenho logístico mostra o quanto você está aproveitando o espaço total do veículo para enviar mercadorias.
Você pode fazer esse cálculo dividindo o total de unidades transportadas pelo volume total disponível no veículo.
Com esse dado em mãos, você pode repensar tamanho de embalagens, forma de acomodação ou até mesmo substituição de veículos para um melhor aproveitamento do espaço.
Por que se preocupar com esses indicadores de desempenho logístico?
A logística é uma das áreas mais importantes de um atacado e distribuição. Monitorar sua performance permite identificar pontos de melhoria que podem elevar a velocidade, qualidade e acuracidade dos processos.
Nesse sentido, o investimento em tecnologias, processos e profissionais qualificados se traduz em maior eficiência e eficácia, o que contribui para a geração de resultados no médio e longo prazo.
Veja algumas das vantagens desse monitoramento:
Redução de falhas
Ao monitorar indicadores de desempenho logísticos, seu time pode identificar falhas de maneira proativa e saná-las antes que a experiência dos compradores seja prejudicada. Dessa forma, sua empresa mantém um bom relacionamento com os clientes e preserva a imagem e reputação da marca.
Melhoria da qualidade das entregas
Sabemos o quanto a experiência do comprador no momento do recebimento das mercadorias pode impactar a percepção que ele tem sobre o seu atacado e distribuição.
Justamente por isso, é fundamental monitorar toda a sua cadeia logística para entender como aprimorar cada etapa, a fim de que o processo como um todo seja positivo para quem se relaciona com a sua empresa.
Otimização de recursos
Os indicadores de desempenho logístico também contribuem para a otimização de recursos ao longo de toda a cadeia de distribuição.
Assim, você tem dados suficientes para planejar melhor sua precificação, ajustar políticas comerciais e proporcionar preços mais competitivos para o seu mercado.
Agora que você já sabe quais indicadores monitorar, conheça 7 formas de escalar suas operações logísticas!
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