Embora tenhamos a impressão de que os meios de pagamento digitais já dominaram o mercado, a realidade é bem diferente. De acordo com uma pesquisa do Instituto de Operações Financeiras e Liderança (IFOL), apenas 9% das empresas possuem processos de contas a pagar totalmente digitalizados.
Para você ter uma ideia, a pesquisa demonstrou que 68% das organizações ainda digitam faturas manualmente. Além disso, 54% possuem processos financeiros parcialmente automatizados. Uma verdadeira surpresa quando imaginamos o volume de transações financeiras feitas em um único dia em todo o mundo, não é mesmo?
Mas e se a adoção de meios de pagamento digitais pudesse acelerar as suas vendas e produzir melhores resultados financeiros para o seu negócio? Você investiria mais em tecnologia de ponta para ter controle total das suas vendas e faturamento?
Continue a leitura e entenda como os meios de pagamento digitais estão acelerando as vendas no universo B2B!
Todos querem meios de pagamento digitais
No primeiro ano de operação do Pix, um sistema de pagamentos instantâneos lançado pelo Banco Central em novembro de 2020, foram movimentados mais de 550 bilhões de reais por mês. Mais de 7 milhões de empresas fizeram uso do método de pagamento só no primeiro ano de existência.
E não é para menos: trata-se de um sistema de pagamentos em tempo real, que permite ao comprador e ao vendedor confirmar a transação em questão de segundos. Além disso, o Pix reduziu os custos das transações financeiras, ganhando cada vez mais espaço no mercado.
Mas, se pararmos para analisar, existem mais de 19 milhões de empresas ativas no país. E a pergunta que fica é: como elas estão recebendo os pagamentos dos seus clientes? Será que já fazem uso de meios de pagamento digitais ou ainda fazem parte do grupo que tem dificuldades para implementar novas tecnologias nas vendas?
Pagamentos digitais: muito além do Pix
O acesso facilitado ao Pix pode deixar a impressão de que este será o principal meio de pagamento digital daqui em diante. Porém, não é o que os dados revelam.
Segundo a PagBrasil, citando dados da Statista, 60% dos brasileiros gastaram dinheiro em 2021 por meio de assinaturas recorrentes, como serviços de streaming.
Só no primeiro trimestre de 2022 foram feitas mais de 100 milhões de transações via cartões de crédito por dia. Um aumento de mais de 40% em relação ao mesmo período de 2021.
Outra facilidade que vem sendo muito utilizada pelas empresas são os links de pagamento. Esse método de pagamento digital consiste em enviar um link exclusivo para o comprador, seja por e-mail, WhatsApp ou mesmo SMS.
Totalmente rastreável e seguro, o link de pagamento pode ser usado por empresas de pequeno, médio e grande porte, mas também por MEIs e profissionais autônomos, democratizando o acesso a tecnologias emergentes no mundo dos pagamentos digitais.
Ou seja, os meios de pagamento digitais estão dominando o mercado e quem não oferece esse tipo de solução corre sérios riscos de perder vendas e faturamento.
Como acelerar vendas diversificando seus meios de pagamento
Oferecer meios de pagamento diversos aos seus clientes é um passo importante. É necessário investir em tecnologias de ponta que ofereçam praticidade, segurança e infraestrutura de qualidade para que você controle suas finanças de ponta a ponta.
Por outro lado, o investimento inicial pode retornar rapidamente para o seu fluxo de caixa, uma vez que o investimento em meios de pagamento digitais pode gerar:
Mais tempo, dinheiro e energia para expandir seus negócios
Os meios de pagamento digitais conquistaram um grande espaço no mercado porque economizam tempo, dispensam transações burocráticas e poupam energia dos funcionários em ficar horas e horas digitando dados em sistemas de contabilidade e gestão financeira.
Desse modo, seu time comercial ganha mais tempo para dedicar ao que realmente importa: atrair, engajar, converter e reter clientes, gerando mais vendas ao longo do tempo.
Autoatendimento facilitado
Com plataformas de pagamentos digitais, você automatiza processos básicos, mas essenciais para concretizar suas vendas, como o envio de links de pagamento ou QR codes.
Desse modo, seus clientes podem realizar pagamentos via smartphone, carteiras digitais ou mesmo através de aplicativos como WhatsApp em qualquer lugar do mundo, reduzindo o tempo de espera por emissão e registro de boletos ou compensação de transações bancárias, por exemplo.
Maior rastreabilidade das vendas
Sistemas de pagamento inteligentes também permitem que você rastreie mais facilmente todas as vendas da sua empresa. Isso dá mais liberdade para que você tenha um time de vendas externas espalhado pelos quatro cantos do mundo e ainda assim mantenha total controle sobre a expansão dos seus negócios em um único lugar.
Essa facilidade também confere maior autonomia ao seu time de vendas e pode ser um grande diferencial na hora de oferecer preços e condições especiais para os seus clientes, pois o seu sistema de pagamentos pode estar integrado a outras soluções, como o seu CRM.
Menos taxas e mais valor agregado
Meios de pagamento digitais também contribuem para reduzir os custos de taxas bancárias, que muitas vezes se tornam impeditivas para o fechamento de bons contratos. Nesse sentido, sua empresa ganha maior poder de negociação com os clientes, tornando-se mais competitiva no mercado.
Dê o próximo passo
Se a sua empresa ainda não aproveita todas as facilidades dos meios de pagamento digitais, chegou o momento de investir na tecnologia que vai fazer as suas vendas decolarem.
Aqui na ION somos especialistas em oferecer as melhores soluções tecnológicas para quem quer vender mais de forma inteligente e totalmente conectada com o mercado.
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