A competitividade no meio empresarial tem levado os empreendimentos a buscar cada vez mais novidades e tecnologia a fim de se destacarem no mercado perante a concorrência e atrair a atenção do público-alvo.
Nesse sentido, a automação da força de vendas é uma ferramenta que tem ganhado destaque no mundo dos negócios e a sua popularidade não é à toa.
Essa técnica que utiliza um software especializado, além de ampliar o potencial de vendas e aumentar a produtividade, reduz os custos e melhora a lucratividade. Esse é o sonho de todo empresário, não é mesmo?
Neste artigo, vamos explicar como a automação ajuda a otimizar o processo de vendas de uma empresa e aumentar a sua produtividade. Acompanhe a leitura!
O que é automação da força de vendas?
A automação da força de vendas, também conhecida como SFA (Sales Force Automation), consiste no conjunto de técnicas e tecnologias que são empregadas em uma empresa para aumentar a sua produtividade em assuntos ligados à interface do negócio.
Automatizar as vendas significa uma redução das tarefas e demais operações executadas de forma manual. Essa estratégia torna os processos mais otimizados de forma que o fluxo de trabalho flui com maior eficiência.
Um grande exemplo são os sistemas back end que protegem dados úteis como contatos de clientes e fornecedores, situação das mercadorias, fluxo de entrada e saída de produtos, informações sobre os leads etc.
O foco é o processo de vendas. A automação das suas fases permite analisar e acompanhar o seu desempenho, além de identificar falhas e atrasos.
O investimento em excelentes ferramentas automatizadas para os funcionários permite que eles consigam desempenhar as suas atividades e tomar as melhores decisões levando em conta o atingimento de metas.
Como ela pode ser feita?
No setor de distribuição e atacadista a automação da força de vendas é representada por um programa de software instalado em dispositivos celulares ou tablets, que ajudam no processo de integração com a base de dados do ERP (software de gestão).
Dessa forma, o software nos dispositivos recolhe informações do processo de fechamento de vendas e transmite para o software de gestão que, por sua vez, disponibiliza para o representante das vendas em campo.
Quais são as vantagens da automação da força de vendas?
Confira, a seguir, algumas vantagens da automação da força de vendas.
Melhora o relacionamento com o cliente
Com a posse de informações sobre o cliente como seus dados cadastrais e preferências, a empresa consegue prestar um atendimento personalizado e com mais qualidade.
Assim, o consumidor tem uma experiência positiva e há maiores chances de retenção e fidelização dos clientes.
Poupa tempo nos processos
As tarefas manuais demoram para serem totalmente finalizadas. Nesse sentido, a automação diminui as atividades a serem executadas pela equipe. Como consequência, sobra mais tempo para se dedicar àquelas ações mais importantes que agregam valor e que precisam de mais atenção.
Deixa os funcionários mais motivados
Os funcionários ficam mais motivados e produtivos, uma vez que tarefas simples e desestimulantes passam a ser executadas por máquinas.
Logo, eles sofrem menos desgastes e trabalham com mais qualidade, não sendo necessário aumentar o número de funcionários. Nesse sentido, liberar a equipe de tarefas simples torna o processo de força de vendas mais efetivo.
Proporciona maior visibilidade para as vendas futuras
A implementação de estratégias visando a automação da força de vendas consiste no monitoramento e avaliação das suas etapas e garantem um fluxo de trabalho mais consistente e exato.
Assim, a automação ajuda a elaborar metas mais realistas e objetivas e permite antever com mais precisão as vendas futuras.
Elimina as chances de ocorrência de erro humano
Erros humanos são passíveis de acontecerem, porém, com a utilização de softwares automatizados os riscos desse tipo de situação ocorrer diminuem consideravelmente. Essas ferramentas são programas para executar tarefas de alta complexidade com qualidade e precisão.
Aumenta a eficiência das operações
A automação de processos evita o desperdício de recursos e de tempo necessários para executar uma determinada tarefa. Dessa forma, as operações são otimizadas, desde a entrega de uma mercadoria até o fechamento de um novo negócio.
Traz maior controle
A automatização por meio desse software proporciona maior controle nos negócios, uma vez que as vendas realizadas são contabilizadas, bem como o tempo gasto e o valor envolvido nas negociações. Isso ajuda a monitorar a saúde dos negócios e tomar decisões mais acertadas.
Acesso rápido à informação
Os dados são facilmente recolhidos, processados e transformados em informações realmente úteis. Essa transferência eficiente permite a rapidez nas operações e a otimização do fluxo de trabalho.
Quais são os principais gargalos em vendas que a automação soluciona?
Gargalos nas vendas são os pontos suscetíveis a erros e que apresentam falhas como improdutividade, desperdício de recursos humanos e financeiros, erros técnicos da equipe, entre outros. Logo, a automação da força de vendas traz soluções para as seguintes situações:
- tarefas burocráticas de vendas que exigem muito tempo da equipe;
- obrigações fiscais;
- gestão fiscal ineficiente;
- mão de obra escassa;
- equipe despreparada e destreinada;
- ineficiência da gestão de recursos;
- falta de conhecimento sobre a concorrência;
- gastos desnecessários;
- margem de lucro reduzida;
- alto preço dos produtos;
- ineficiência no processo logístico;
- atrasos na entrega das mercadorias;
- deixar de lado campanhas de marketing que focam nas vendas;
- ignorar a importância da presença nas redes sociais.
A automação da força de vendas é um conjunto de procedimentos que faz toda a diferença em um negócio. Além de otimizar o trabalho da equipe de vendedores, traz mais produtividade e consistência em todas as fases operacionais.
Isso faz com que o fluxo de trabalho transcorra com mais agilidade e eficiência e a empresa se desenvolva cada vez mais, ganhando vantagem competitiva.
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