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Aprenda como a automação da força de vendas ajuda a otimizar processos

Aprenda como a automação da força de vendas ajuda a otimizar processos

automação da força de vendas

A competitividade no meio empresarial tem levado os empreendimentos a buscar cada vez mais novidades e tecnologia a fim de se destacarem no mercado perante a concorrência e atrair a atenção do público-alvo.

Nesse sentido, a automação da força de vendas é uma ferramenta que tem ganhado destaque no mundo dos negócios e a sua popularidade não é à toa.

Essa técnica que utiliza um software especializado, além de ampliar o potencial de vendas e aumentar a produtividade, reduz os custos e melhora a lucratividade. Esse é o sonho de todo empresário, não é mesmo?

Neste artigo, vamos explicar como a automação ajuda a otimizar o processo de vendas de uma empresa e aumentar a sua produtividade. Acompanhe a leitura!

O que é automação da força de vendas?

A automação da força de vendas, também conhecida como SFA (Sales Force Automation), consiste no conjunto de técnicas e tecnologias que são empregadas em uma empresa para aumentar a sua produtividade em assuntos ligados à interface do negócio.

Automatizar as vendas significa uma redução das tarefas e demais operações executadas de forma manual. Essa estratégia torna os processos mais otimizados de forma que o fluxo de trabalho flui com maior eficiência.

Um grande exemplo são os sistemas back end que protegem dados úteis como contatos de clientes e fornecedores, situação das mercadorias, fluxo de entrada e saída de produtos, informações sobre os leads etc.

O foco é o processo de vendas. A automação das suas fases permite analisar e acompanhar o seu desempenho, além de identificar falhas e atrasos.

O investimento em excelentes ferramentas automatizadas para os funcionários permite que eles consigam desempenhar as suas atividades e tomar as melhores decisões levando em conta o atingimento de metas.

Como ela pode ser feita?

No setor de distribuição e atacadista a automação da força de vendas é representada por um programa de software instalado em dispositivos celulares ou tablets, que ajudam no processo de integração com a base de dados do ERP (software de gestão).

Dessa forma, o software nos dispositivos recolhe informações do processo de fechamento de vendas e transmite para o software de gestão que, por sua vez, disponibiliza para o representante das vendas em campo.

Quais são as vantagens da automação da força de vendas?

Confira, a seguir, algumas vantagens da automação da força de vendas.

Melhora o relacionamento com o cliente

Com a posse de informações sobre o cliente como seus dados cadastrais e preferências, a empresa consegue prestar um atendimento personalizado e com mais qualidade.

Assim, o consumidor tem uma experiência positiva e há maiores chances de retenção e fidelização dos clientes.

Poupa tempo nos processos

As tarefas manuais demoram para serem totalmente finalizadas. Nesse sentido, a automação diminui as atividades a serem executadas pela equipe. Como consequência, sobra mais tempo para se dedicar àquelas ações mais importantes que agregam valor e que precisam de mais atenção.

Deixa os funcionários mais motivados

Os funcionários ficam mais motivados e produtivos, uma vez que tarefas simples e desestimulantes passam a ser executadas por máquinas.

Logo, eles sofrem menos desgastes e trabalham com mais qualidade, não sendo necessário aumentar o número de funcionários. Nesse sentido, liberar a equipe de tarefas simples torna o processo de força de vendas mais efetivo.

Proporciona maior visibilidade para as vendas futuras

A implementação de estratégias visando a automação da força de vendas consiste no monitoramento e avaliação das suas etapas e garantem um fluxo de trabalho mais consistente e exato.

Assim, a automação ajuda a elaborar metas mais realistas e objetivas e permite antever com mais precisão as vendas futuras.

Elimina as chances de ocorrência de erro humano

Erros humanos são passíveis de acontecerem, porém, com a utilização de softwares automatizados os riscos desse tipo de situação ocorrer diminuem consideravelmente. Essas ferramentas são programas para executar tarefas de alta complexidade com qualidade e precisão.

Aumenta a eficiência das operações

A automação de processos evita o desperdício de recursos e de tempo necessários para executar uma determinada tarefa. Dessa forma, as operações são otimizadas, desde a entrega de uma mercadoria até o fechamento de um novo negócio.

Traz maior controle

A automatização por meio desse software proporciona maior controle nos negócios, uma vez que as vendas realizadas são contabilizadas, bem como o tempo gasto e o valor envolvido nas negociações. Isso ajuda a monitorar a saúde dos negócios e tomar decisões mais acertadas.

Acesso rápido à informação

Os dados são facilmente recolhidos, processados e transformados em informações realmente úteis. Essa transferência eficiente permite a rapidez nas operações e a otimização do fluxo de trabalho.

Quais são os principais gargalos em vendas que a automação soluciona?

Gargalos nas vendas são os pontos suscetíveis a erros e que apresentam falhas como improdutividade, desperdício de recursos humanos e financeiros, erros técnicos da equipe, entre outros. Logo, a automação da força de vendas traz soluções para as seguintes situações:

A automação da força de vendas é um conjunto de procedimentos que faz toda a diferença em um negócio. Além de otimizar o trabalho da equipe de vendedores, traz mais produtividade e consistência em todas as fases operacionais.

Isso faz com que o fluxo de trabalho transcorra com mais agilidade e eficiência e a empresa se desenvolva cada vez mais, ganhando vantagem competitiva.

Quer saber como automatizar os processos de vendas da sua empresa e aumentar a produtividade? Caso você deseje uma consultoria ou uma análise mais detalhada da situação da sua empresa, fale com a gente!

A Ion Sistemas é uma empresa de tecnologia que oferece uma plataforma de vendas voltada para o mercado de atacadistas distribuidores e indústrias.