Distribuidores e atacadistas precisam formar equipes de vendas altamente preparadas para levar atendimento eficiente e soluções. A experiência conta muito, mas será que só ela é suficiente? Hoje, vamos falar sobre as principais características que uma equipe de vendas do mercado atacadista distribuidor precisa ter para conseguir bons resultados.
Um vendedor precisa ser proativo
Experiência não conta muito se o vendedor se mostra pouco interessado em executar o trabalho com excelência. Prefira contratar um profissional pouco experiente – mas disposto a aprender – do que um profissional com vasta experiência, mas com pouca vontade de trabalhar.
Conflitos sempre existirão
Situações adversas sempre existirão em todas as áreas. Na área de vendas não é diferente. Valorize o profissional que tem essa consciência e que sabe agir com tranquilidade e sabedoria, em momentos assim. Perder um profissional “esquentadinho” pode atrapalhar seu fluxo de trabalho, mas perder um cliente importante causará danos bem maiores.
Comunicação é fundamental
A comunicação é a chave para entender e se fazer entendido. Seja no diálogo com os gestores, com os colegas de equipe ou com os clientes, o vendedor precisa saber se comunicar bem, se expressar e deixar claro aquilo que ele precisa dizer. Nem todos nasceram para ser vendedores. É importante identificar aqueles que nasceram com essa aptidão.
Quem compartilha ideias ajuda sua empresa a crescer
Quando uma equipe de força de vendas se sente à vontade para dar sugestões de melhoria nos processos, o trabalho flui naturalmente. Se seus vendedores gostam de dar ideias de melhoria, escute-os. Ninguém melhor que eles para saber o que pode ou não ser otimizado para aumentar a produtividade e conseguir bons resultados.
Concluindo:
Estabelecer critérios para contratação e manutenção da equipe é essencial para formatar processos de vendas sólidos e eficientes. A alta rotatividade de profissionais é prejudicial para a saúde financeira e para a imagem da empresa. Se for necessário, perca mais tempo analisando o perfil dos candidatos, mas tente acertar na escolha. Ofereça à sua equipe orientação e suporte necessários para que usem as características e a tecnologia para alavancar suas vendas. Para ajudar nesse processo, conheça o ION VENDAS e descubra como ele pode ser útil.