Acelerar as vendas — e os resultados — do seu negócio de forma simples, escalável e com margem mínima para erros não é coisa de outro mundo. Com a Inteligência Artificial aplicada aos processos de vendas, é possível obter uma performance diferenciada no mercado, alavancando a produtividade da equipe de vendas e o seu retorno sobre o investimento em ferramentas e tecnologias de transformação digital.
Mas é claro que tudo isso não acontece do dia para a noite. Você precisa compreender o seu modelo de negócio e como a Inteligência Artificial se encaixa como ferramenta de aceleração de resultados nas vendas. E é sobre isso que vamos falar no artigo de hoje.
Inteligência Artificial: um mundo gigantesco de opções
Quando se fala em inteligência artificial, é muito comum visualizarmos máquinas pensando e executando ações por si próprias. Mas se você parar para pensar, vai perceber que ela já faz parte da sua vida.
Seja no smartphone, na assistente virtual, no CRM ou no Supply Chain, a inteligência artificial já está mudando o cenário corporativo e trazendo uma série de benefícios para as empresas que entenderam a importância da transformação digital.
Só para você ter uma ideia, até 2027 o segmento de inteligência artificial deve crescer cerca de 33,2%, atingindo mais de 180 bilhões de dólares e levando ao aumento de 26% no PIB Global.
Um mercado multimilionário desses só pode se fortalecer por uma razão: a necessidade das empresas de otimizar processos, acelerar análises e aumentar a produtividade da equipe de vendas.
Como a inteligência artificial está transformando as vendas
Construir processos de vendas estratégicos e adaptáveis à nova realidade do mercado, oferecer experiências personalizadas aos clientes e consumidores e com isso conquistar melhores resultados para a organização são apenas algumas das vantagens de se investir em inteligência artificial.
Veja outras possibilidades trazidas pela IA no setor de vendas:
Integração com vários sistemas de gestão da empresa
Outro ponto favorável da inteligência artificial para o aumento da produtividade da equipe de vendas está na integração com outros sistemas utilizados pela empresa, facilitando o fluxo de informações e a troca de dados entre setores.
Desse modo, é possível munir toda a empresa de dados atualizados, extraindo indicadores de performance e tomando decisões mais assertivas quanto a precificação de produtos e serviços, políticas de descontos e estratégias de vendas de modo ágil e assertivo, com alta previsibilidade de resultados.
A velocidade ganha nos processos e a redução de falhas operacionais traz consigo redução de custos para a organização, bem como otimização do tempo, possibilitando escalar vendas sem a necessidade de aumentar a equipe de vendas na mesma proporção.
Crescimento exponencial das vendas
A inteligência artificial, aliada à aprendizagem de máquina, também permite escalar a quantidade de vendas de forma automatizada, o que não seria possível de outra forma.
Com estratégias de captação de leads online, sua empresa pode ampliar a quantidade de leads que entram no seu funil de vendas, segmentá-los e qualificá-los enquanto o time de vendas se concentra em ações estratégicas para reter e fidelizar clientes atuais, investindo no relacionamento, que é o maior diferencial que as organizações podem ter na atualidade.
Ainda segundo a HBR, empresas que investem em IA para aumentar a produtividade da equipe de vendas experimentam um aumento de 50% nos leads qualificados e uma redução de tempo de chamado de 60% a 70%.
Ao mesmo tempo em que você escala vendas e reduz o tempo de chamada, otimizando o tempo do seu time de vendas, ainda pode reduzir os custos de geração e manutenção de leads em até 60%.
Previsibilidade de vendas
A inteligência artificial também tem a capacidade de trazer insights importantes no que se refere à previsão de vendas, reduzindo as incertezas do negócio e preparando a produção para as demandas de mercado.
Através de softwares equipados com inteligência artificial, é possível analisar seu histórico de vendas, confrontar seus dados com pesquisas de tendências e assim encontrar novas formas de chegar ao mercado de maneira estratégica, entregando valor para os consumidores de forma competitiva e sustentável para os negócios.
Da mesma forma, é possível conhecer as preferências do consumidor, desenvolvendo produtos mais alinhados às suas necessidades e que tenham maior penetração de mercado, o que contribui para a produtividade da equipe de vendas na medida em que os produtos são vendidos com mais frequência e maior volume.
Essas são algumas das formas pelas quais a inteligência artificial pode aumentar a produtividade da sua equipe de vendas e assim gerar melhores resultados para a sua organização. Mas para colher esses e todos os demais benefícios, é fundamental fornecer as ferramentas certas para o seu time.
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