Se você voltar rapidamente a qualquer teoria da administração, vai lembrar que organização é um conjunto de pessoas trabalhando por um objetivo em comum. Logo, o princípio básico de formação de qualquer empresa é o capital humano.
Nesse sentido, podemos dizer que capital humano é o valor econômico gerado pelas pessoas que formam o seu atacado e distribuição. Afinal, sem elas, não haveria possibilidade do seu negócio existir.
Embora seja um ativo intangível, isto é, não possa ser mensurado diretamente, o capital humano tem um papel fundamental no sucesso de qualquer empreendimento. Isso porque ele representa um conjunto de competências, habilidades e atitudes que fazem do seu atacado o que ele é.
Em outras palavras, se a sua marca é reconhecida por ter um bom atendimento, isso se deve ao seu capital humano. Se as suas estratégias de mercado são competitivas, isso também é reflexo das pessoas que trabalham na sua empresa.
Saber reconhecer o valor das pessoas no seu negócio é essencial para o sucesso. Por isso, hoje trouxemos insights que podem te ajudar a compreender melhor os diferenciais do seu capital humano e como aproveitar seus talentos internos da melhor forma possível.
Capital humano: a base de qualquer empresa de sucesso
Como você viu na introdução deste artigo, o capital humano é a base do seu atacado e distribuição. Nesse sentido, se você contrata pessoas com baixos salários ou com formação inadequada para ocupar uma posição só para reduzir custos de folha de pagamento pode estar jogando contra o seu próprio sucesso.
E aqui vale uma analogia: imagine que você está construindo um grande arranha-céu. Para chegar ao 105o andar, você precisa começar pela fundação, certo?
Se você escolher materiais de baixa qualidade para fazer essa fundação, seu arranha-céu correrá um grande risco de desabar muito antes de chegar ao seu objetivo.
Essa é a importância do seu capital humano. Seu atacado e distribuição só chegará ao topo se você for capaz de investir nas pessoas que o constroem todos os dias.
Capital humano deprecia?
Imagine que você contratou a melhor e mais qualificada equipe hoje. Daqui a dez anos, as competências, habilidades e atitudes dessa equipe podem não ser suficientes para manter sua empresa competitiva. Afinal, o conhecimento evolui, as estratégias mudam, o mercado se transforma.
Diante disso, é importante compreender que o capital humano também sofre depreciação com o tempo. Isso, é claro, se não houver investimento em treinamento e desenvolvimento de pessoas.
Outro ponto que pode prejudicar a performance do seu atacado e distribuição e está diretamente relacionado ao capital humano é a depreciação de salários. Quanto menor for o salário, maior a chance de você ter uma alta rotatividade de pessoal.
Mas o cuidado não para por aí. Também é possível perceber a depreciação do seu capital humano quando você tem uma equipe altamente estressada e com a saúde mental prejudicada. Afinal, quando a mente não consegue trabalhar de forma adequada, há queda de produtividade e também de capacidade de raciocínio e inovação.
Esses são apenas alguns exemplos de como é possível perder o potencial da sua equipe, caso não haja uma política de gestão de pessoas adequada no seu atacado e distribuição.
O valor da experiência nas organizações
Um movimento muito comum das empresas é contratar pessoas jovens, visando salários mais baixos e menos exigências em relação à qualidade do trabalho.
Mas sabia que a experiência profissional corresponde de 40% a 60% do capital humano?
Isso significa que quanto mais habilidades uma pessoa desenvolve ao longo da vida, maior é o seu valor para a organização. E aqui estamos falando de experiência prática, o famoso “botar a mão na massa”.
Esse insight traz algumas questões à tona. A primeira delas é valorizar pessoas experientes no momento da contratação, o que significa contratar profissionais com mais de 40 anos.
A segunda é desenvolver um plano de carreira que permita aos profissionais mais jovens crescer dentro do seu atacado e distribuição de modo que eles ganhem experiência ao longo desse caminho.
Como desenvolver os talentos do seu atacado e distribuição
Quanto mais você investe no talento das pessoas, mais seu atacado e distribuição tem potencial para crescer e prosperar no mercado. Afinal, pessoas qualificadas geram mais e melhores resultados. Por isso, trouxemos algumas dicas de como você pode começar a valorizar seu time a partir de hoje:
Saiba quem trabalha para você
Uma das premissas básicas do desenvolvimento de talentos é conhecer a fundo quem trabalha na sua empresa. Isso envolve ir além do currículo e descobrir quais são os sonhos, desejos e expectativas de cada pessoa. Para tanto, conte com o auxílio do RH na elaboração de pesquisas de clima organizacional e planos de desenvolvimento pessoais.
Defina metas individuais e coletivas
As metas ajudam as pessoas a acompanhar seu desenvolvimento dentro da empresa e mensurar seus resultados. Nesse sentido, convém atribuir metas individuais, por equipe, por setores e para a organização toda.
Além de orientar seus funcionários, as metas também contribuem para uma melhor gestão do desempenho do seu atacado como um todo. Desse modo, você tem mais ferramentas para traçar novos planos e obter melhores resultados.
Construa uma cultura de feedback
Se as pessoas não sabem onde e como podem aprimorar seu desempenho, fica difícil esperar que algo mude com o tempo, certo? Portanto, outra forma de valorizar seu capital humano é construindo uma cultura de feedback.
O feedback deve se dar de forma construtiva, entre pares e hierarquias, considerando sempre o fluxo bidirecional. Ou seja, os trabalhadores também devem ter a liberdade de dar feedbacks para as lideranças sem medo de represálias.
Invista em qualificação
Lembra que o capital humano também deprecia? O conhecimento se transforma com o tempo, por isso, é fundamental manter sua equipe bem atualizada. Caso contrário, seu atacado pode perder inteligência de negócios.
A perda de inteligência de negócios pode impactar seu atacado de inúmeras formas, com aumento de falhas, pagamento indevido de impostos e queda de produtividade.
Nesse sentido, o treinamento constante é essencial não só para valorizar seu capital humano, mas também para garantir que o seu atacado e distribuição se mantenha competitivo.
Agora que você já sabe que o capital humano é indispensável para o sucesso do seu negócio, que tal descobrir como alinhar tecnologias, processos e pessoas para crescer ainda mais?
Gostou do conteúdo? Toda a produção foi elaborada pela Évelim Wroblewski .