UMA VIRADA DE MESTRE
Conheça o caso da Sorpan Alimentos, que reverteu perdas e inadimplência com um clique.
Se você é do Estado do Mato Grosso certamente já ouviu falar da Sorpan Alimentos, se ainda não, se prepare para se surpreender. Com mais de 20 anos de mercado a empresa, especializada em distribuir produtos para sorveteria e panificadoras, é referência no ramo e tem um mix de cerca de 14 mil itens.
Com atuação também nos Estados de Rondônia e Pará, a excelência sempre foi exigência dos donos. O grande incômodo era com a forma de pagamento dos clientes: ávidos por tecnologia e praticidade. Por isso, a empresa implementou o pagamento por cartão de crédito tradicional. Um avanço, você diria, mas não. Foi o início de uma dor de cabeça.
Os pedidos eram realizados por meio de 42 vendedores. Muitos deles, recebidos pelo cartão de crédito convencional no momento da entrega das mercadorias. As notas fiscais eram emitidas, porém, dias depois na hora do pagamento, era aquele transtorno. O limite de crédito de clientes sempre era um dos motivos de vendas recusadas.
Para Gilson José Teixeira, gerente de T.I. da empresa, era aí que apareciam as dificuldades.
“Era aquele trabalho reverso, porque já tínhamos faturado o produto. Uma perda de tempo e o pior, de dinheiro”, afirma Teixeira.
A grande mudança veio em março de 2017. Em parceria com a ION Sistemas, a Sorpan inovou na automação de vendas e conseguiu resolver esse problemão. Segundo Neto, boa parte dos pagamentos começaram a ser feitos dentro do aplicativo ION Vendas, por meio da funcionalidade cartão de crédito em parceria com a Cielo.
“Foi o nosso divisor de águas. Hoje o vendedor chega, apresenta os produtos ao cliente. O mesmo escolhe o que quer. Ao concluir o pedido, inicia-se o pagamento via cartão de crédito dentro do aplicativo. Tudo muito rápido, num clique. Sem contar na economia, afinal não temos mais que gastar com aluguel de maquininhas de cartão”, conclui Teixeira.
Para Régis Oliveira, CEO da ION, a integração do ION Vendas com a Cielo facilita o controle de recebíveis e minimiza os riscos para o atacadista distribuidor. “Além de ser mais uma alternativa de receber uma venda, há uma redução significativa na inadimplência e nas devoluções por problemas de pagamentos”, afirma Régis.
O resultado dessa parceria, com a simplificação do processo de venda e uma melhor experiência de compra do cliente, foi uma grande virada nas vendas da Sorpan.