Devido ao alto custo de produção, impressão e distribuição de catálogos físicos, os catálogos digitais são a melhor alternativa para as marcas divulgarem seus produtos em parceria com seus clientes.
É possível criar catálogos digitais em minutos, fornecê-los aos seus clientes para divulgação e, assim, aumentar consideravelmente as suas vendas.
Neste artigo, vamos apresentar uma visão geral sobre os catálogos digitais e lhe mostrar diversos benefícios que essa poderosa ferramenta trará para a sua empresa. Confira agora mesmo!
O que são catálogos digitais
Para definir o que são catálogos digitais, devemos antes entender o conceito de “catálogo”, que compreende “uma lista, normalmente em ordem alfabética, de pessoas ou coisas”. Assim, imaginamos catálogos de eletrodomésticos ou catálogos de roupas de uma confecção. Até mesmo o cardápio de um restaurante é um tipo de catálogo simples dos pratos que são servidos.
Em sua versão mais utilizada, catálogos são revistas em que constam informações de produtos e serviços ofertados por uma determinada empresa. Para que a consulta seja rápida, geralmente são organizados em categorias. Por isso, eles sempre foram publicações de grande utilidade para apresentar produtos.
Em vez de o cliente ir até a loja, é o vendedor quem leva a revista até o cliente! Assim, o catálogo é uma peça essencial para o processo de vendas.
Antes da era digital, muitas transações eram feitas por meio de cartas, sobre as quais temos algumas curiosidades para você:
- as primeiras publicações são de Veneza e datam de 1498;
- em 1845, a marca Tiffany imprimiu o primeiro “catálogo moderno” dos Estados Unidos, a fim de atender pedidos por correio;
- em 1998, as vendas da modalidade foram contabilizadas em 164 bilhões de dólares.
Os modelos digitais surgiram com a informatização. Nesse sentido, os catálogos digitais são a versão digitalizada do catálogo impresso. Eles são organizados em páginas e têm conteúdo diagramado como as revistas. Até a estética é parecida.
Entretanto, em vez de imprimi-los, a empresa entrega sua versão em PDF ou em outro formato.
Como os catálogos digitais funcionam
Pelo que já foi dito, entendemos que o maior potencial dos catálogos digitais é não depender da adequação a um modelo físico. Dessa forma, toda informação que tem relação com qualquer item ali inserido pode ser acrescentada e atualizada quando necessário, como preços, características, qualidades e materiais relacionados, por exemplo.
Contudo, é muito importante organizar bem as informações. Não adianta esquecer de dar atenção à estética e à lógica ao reunir tudo em um só lugar. Isso não ajudará o consumidor em nada!
Quando você opta por contar com o trabalho de uma plataforma para a produção dos catálogos digitais, fica mais fácil produzir no ambiente da web, e isso permite o acesso ao material em tablets, notebooks e smartphones. Além disso, eles também chegam a aplicativos de revistas digitais disponíveis tanto no sistema iOS quanto no Android.
Por fim, vale ressaltar que o nível de interatividade encontrado nas plataformas de produção desses materiais é o bastante para que você possa enriquecer o conteúdo da sua publicação a qualquer instante.
Para que servem os catálogos digitais
A principal utilidade dos catálogos digitais é estreitar o relacionamento, uma vez que a aproximação com os clientes é imediata. Tanto para o negócio B2B (empresa para empresa), quanto para o B2C (empresa para cliente final), as soluções digitais permitem retornos imediatos ao tirar dúvidas e trocar informações no que tange à qualidade dos produtos e a possíveis ações de melhoria.
Vale lembrar que a responsabilidade aumenta quando comparada aos modelos tradicionais, já que o cliente se torna mais exigente quando percebe que detém mais voz.
Por outro lado, qualquer informação, como lucratividade, demanda, impressões sobre os produtos, que antes levaria dias, semanas ou até meses para tal, são levantadas de forma automática ao fazer uso de um bom sistema.
Dessa forma, os indicadores que são gerados pelos catálogos digitais permitem que os investimentos mais importantes sejam feitos de maneira eficiente e concentrada.
Como os catálogos digitais ajudam a vender mais
Com catálogos digitais bem elaborados, os vendedores conseguem impressionar os clientes sem a necessidade de treinamento para isso. Assim, os consumidores passam a ter a visão de que a empresa é inovadora e antenada aos movimentos da tecnologia, o que transmite confiança e corrobora para melhorar a experiência de compra.
Da mesma forma, os profissionais de vendas também se sentem mais confiantes e ganham tempo, uma vez que o catálogo fica sempre organizado. Isso dá a certeza de que os dados relativos a características e preços dos produtos estão atualizados, inclusive acompanhados de imagens, ou até vídeos, que podem ser ampliadas.
Assim, enquanto antes eles perdiam tempo folheando uma revista impressa, agora os vendedores consultam categorias, digitam o código ou o nome do item e encontram as informações que precisam em poucos segundos.
Portanto, o processo de venda se tornou muito mais fácil e, por que não, divertido com os catálogos digitais, o que favorece os resultados!
Vantagens dos catálogos digitais em relação aos de papel
Entre as muitas vantagens que os catálogos digitais oferecem, destacamos abaixo as principais e fizemos um paralelo com os catálogos de papel, para que você possa compará-los.
Custos reduzidos
O custo dos catálogos digitais fica limitado somente ao pagamento da ferramenta, enquanto o dos de papel são referentes ao design, impressão e envio a cada nova alteração.
Informações acessíveis
Os vendedores conseguem buscar rapidamente pelos produtos. No caso dos catálogos de papel, seria preciso folhear as páginas para encontrar o que se procura. Se o catálogo for grande, isso é até constrangedor.
Praticidade
Para ter acesso aos catálogos digitais, basta andar acompanhado de uma destas três opções: smartphone, tablet ou notebook. As revistas, por sua vez, são difíceis de carregar.
Durabilidade
Quando você opta pela solução digital, você tem a garantia de que aquele material não perde a qualidade. Por sua vez, os catálogos de papel a perdem rapidamente com o uso constante, pois amassam, rasgam, enfim, estão sujeitos aos danos decorrentes do manuseio e da ação do tempo.
Sustentabilidade
Enquanto os impressos demandam alto uso de papel, os catálogos digitais evitam desperdícios. Essa é uma vantagem muito significativa, uma vez que há uma preocupação mundial com a preservação do meio ambiente.
Funcionalidade
Além de ser um catálogo propriamente dito, o digital permite que o vendedor emita pedidos, o que alimenta os dados dos indicadores de venda. Já o catálogo de papel é apenas um catálogo mesmo.
Como utilizar os catálogos digitais na sua distribuidora
O jeito mais simples de fazer uma versão digital de seu catálogo é disponibilizando-o como um arquivo em PDF em seu site ou enviando-o por e-mail para os seus clientes. Essas são algumas soluções, mas confira ainda se sua empresa tem a possibilidade de ir além, com conteúdos diferenciados e um belo layout!
Porém, lembre-se de que, caso haja muitas alterações na mesma semana, por exemplo, não é conveniente enviar várias mensagens para a sua lista de e-mails.
Chamamos de atualizações incrementais aquelas em que você manda apenas a parte que foi modificada em vez de atualizar tudo de novo, e elas são um bom recurso a ser utilizado. Caso você atualize seu catálogo, é fundamental deixar isso claro, destacando onde ocorreu a mudança.
Essas preocupações reforçam a leitura que os clientes fazem da sua marca em relação à confiabilidade e à constante busca por inovação. Isso é parte relevante para o aumento do seu ticket médio, por exemplo.
Caso sua empresa ainda trabalhe com catálogos impressos, considere seriamente a possibilidade de desfrutar das inúmeras vantagens dos catálogos digitais, pois eles são, sem dúvida, a melhor forma de evoluir no cenário atual de mercado e marketing!
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