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Como a tecnologia pode alavancar seus resultados no atacado e distribuição?

Como a tecnologia pode alavancar seus resultados no atacado e distribuição?

Como a tecnologia pode alavancar seus resultados no atacado e distribuição?

A tecnologia vem despontando como um motor de propulsão para os negócios no atacado e distribuição.

Com a integração de ponta a ponta, é possível analisar dados em tempo real, rastrear pedidos, fazer previsões de demanda e tomar decisões mais conscientes em qualquer nível do negócio — do estratégico ao operacional.

Mas para colher os benefícios que a tecnologia traz, é indispensável conhecer a fundo seu negócio e encontrar as ferramentas que têm potencial para alavancar suas vendas de forma simples, eficaz e, principalmente, direcionada ao seu segmento.

Continue a leitura e entenda como a tecnologia pode alavancar resultados no atacado e distribuição!

Automação de processos

O benefício mais básico da tecnologia no atacado e distribuição é a automação de processos, ou seja, colocar seus processos para rodarem de forma automática e com o mínimo de intervenção humana possível.

Isso permite funcionar 24/7, atendendo clientes a qualquer hora do dia ou da noite. Além disso, é possível processar pedidos ao longo da madrugada e agilizar tarefas para que a sua equipe entre apenas com o que for necessário para fechar cada pedido e enviá-lo para os compradores.

A automação de processos é cada dia mais vital para a sobrevivência do atacado e distribuição porque traz maior acuracidade na gestão de estoques, reduz erros de inventário e oferece uma visão de 360 graus em relação ao que acontece em cada etapa do processo.

Previsão de demandas

A previsão de demandas é essencial para escalar os resultados de forma gradativa e sustentável, preparando toda a empresa para os períodos de sazonalidade.

Baseada em Inteligência Artificial, a previsão de demandas se torna uma grande aliada do planejamento estratégico no atacado e distribuição, contribuindo para redução de custos e desperdício de mercadorias.

Ela também favorece o planejamento de recursos humanos, bem como dá suporte às metas de vendas. Desse modo, a previsão de demandas é indispensável para quem almeja crescer e competir em um mercado cada vez mais dinâmico e dependente de tecnologias.

Gestão de armazéns

Um dos maiores desafios dos distribuidores e atacadistas é fazer uma boa gestão de armazéns, de modo a torná-los cada vez mais eficientes.

Aqui, a tecnologia entra como importante aliada na otimização de processos, facilitando a gestão de estoques, a separação e expedição de pedidos. Além disso, ela melhora a eficiência na coleta de mercadorias, na logística reversa e no cumprimento de prazos de entrega.

Todos esses serviços impactam diretamente na satisfação dos compradores, sendo assim, são essenciais para garantir a retenção de clientes e o aumento do lifetime value de cada um.

Análise prescritiva

Mais do que prever demandas, a IA pode contribuir para oferecer insights acionáveis e em tempo real, a partir de dados coletados em diversas fontes.

Assim, o atacadista tem a possibilidade de antever oportunidades e mitigar riscos ligados ao negócio, aumentando sua resiliência diante das variações do mercado, como preços, impostos ou entrada de concorrentes.

Segurança cibernética

A tecnologia possibilitou que as empresas de atacado e distribuição pudessem operar online. Contudo, também trouxe riscos de ataques cibernéticos, violação de dados e vazamento de informações sensíveis.

Diante desse desafio, também é necessário zelar pela segurança online, aplicando as melhores ferramentas tecnológicas para evitar quaisquer danos à sua operação.

Dessa forma, é possível escalar suas operações sem receio de perder o controle sobre os dados gerados ou ser vítima de golpes, fraudes ou violações.

Software as a Service

Outra grande alavanca tecnológica indispensável para empresas de atacado e distribuição são os Softwares as a Service ou softwares como serviço.

Esse tipo de tecnologia permite escalar suas operações de acordo com a sua demanda, além de integrar-se facilmente a outras tecnologias já incorporadas pelo seu negócio.

Fáceis de serem implementados, os softwares como serviço se ajustam às suas necessidades e ainda permitem uma combinação gigantesca de tecnologias para aprimorar sua análise de dados e conectar sua operação de ponta a ponta.

Até mesmo times de vendas externos podem se manter em contato constante com a sua empresa, enviando dados e consultando informações em tempo real.

Desse modo, você ganha em eficiência e produtividade, além de reduzir custos com deslocamentos.

Aumento dos canais de vendas

Já falamos algumas vezes sobre a importância de se tornar omnichannel no atacado e distribuição. E aqui, a tecnologia cumpre um papel determinante.

Ela é capaz de integrar canais de vendas on e offline, munir seu time de inbound e outbound sales de informações estratégicas e ainda conformar uma importante linha de frente no atendimento ao consumidor, por meio dos chatbots.

Coletando insights a partir do comportamento dos consumidores B2B, a IA pode compreender melhor quais são os produtos mais buscados, os horários de maior demanda e até mesmo sugerir produtos relacionados sem que seu time de vendas precise intervir no processo.

Assim, seu atacado e distribuição ganha a capacidade de escalar sua visibilidade e suas vendas de uma maneira jamais experimentada antes.

Experiência do cliente

Um dos fatores fundamentais para o sucesso do atacado e distribuição é, sem dúvida, a experiência do cliente.

Conforme o comprador B2B se sente seguro e atendido em suas necessidades junto a um fornecedor, menor é a chance de ficar buscando outras empresas só pelo preço. Portanto, investir na experiência do cliente é vital para o seu negócio. E a tecnologia tem muito a contribuir neste campo.

Do autoatendimento ao acompanhamento de pedidos, passando por uma experiência de navegação amigável no seu e-commerce, tudo isso contribui para a fidelização dos seus clientes e pode ser suprido pelas tecnologias certas.

Existem muitas formas pelas quais a tecnologia pode alavancar os resultados da sua empresa. Mas o mais importante é saber quem está ao seu lado para prover o seu atacado e distribuição com as melhores.

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