Gerar leads de vendas tem se tornado um grande desafio para você? Pois saiba que não está sozinho. Aproximadamente 61% dos profissionais de marketing passam pela mesma situação.
Como se não fosse suficiente a dificuldade em captar leads, 78% dos contatos conquistados não se transformam em vendas. E assim, seus resultados ficam muito aquém do esperado.
Mas não se desespere. Existem formas de otimizar processos e gerar mais leads de vendas de qualidade. A resposta está na inteligência artificial.
Continue a leitura e confira dicas práticas para usar a IA para aumentar suas oportunidades de negócios!
Por que gerar leads de vendas com inteligência artificial?
Pode parecer surpreendente para você, mas 65% das empresas B2B não possuem processos estruturados de captação de leads. Ou seja, a busca por novos clientes acontece quase de forma intuitiva, sem considerar os inúmeros recursos que a tecnologia nos oferece hoje em dia.
Sem um funil de vendas estruturado, os processos acabam se tornando, em sua maioria, manuais. Logo, são mais demorados e propensos a erros. Deste modo, seus resultados correm ainda mais riscos.
Agora, imaginemos que você já superou esta etapa “artesanal” da captação de leads e conta com algumas ferramentas de gestão de processos, mas sem auxílio da IA.
Neste cenário, provavelmente você tem uma equipe de vendedores exausta tentando manter dados e relatórios em dia ao mesmo tempo em que capta leads, fecha contratos e faz atendimento ao cliente. Acertamos?
Se você se localizou em algum desses cenários, seguramente está querendo saber quais as vantagens de implementar a inteligência artificial para gerar mais leads de vendas. É sobre isso que vamos falar a seguir:
Captura de leads automatizada
Um dos passos básicos da geração de leads de vendas com inteligência artificial é a captura automatizada de leads. Com ferramentas apropriadas, você coleta dados de potenciais clientes sem precisar intervir no processo.
Qualificação de leads
Além de captar os contatos, você também se despreocupa com a qualificação dos leads, já que a IA é capaz de fazer esse trabalho de forma autônoma. Basta seu time de vendas estabelecer os critérios de qualificação e treinar a inteligência artificial para fazer o trabalho sozinha.
Vendas personalizadas
Nada pior do que captar um lead, nutri-lo ao longo do funil de vendas e oferecer o produto errado, concorda? É aqui que a IA começa a fazer uma diferença enorme nos seus processos, pois ela analisa o comportamento dos potenciais clientes e seleciona aqueles produtos que estão mais próximos do perfil do comprador.
Assim, seu time de vendas reduz os riscos de fazer uma oferta equivocada e aumenta a efetividade das negociações, o que se traduz em maior volume de vendas.
Aumento da taxa de conversão
Lembra que 78% dos leads captados não se tornam clientes? Pois bem, isso acontece quando sua empresa não conta com as soluções de inteligência artificial certas.
Por outro lado, se você investe na digitalização do seu funil de vendas, a IA pode contribuir para aumentar a taxa de conversão, aumentando a efetividade dos esforços do seu time de marketing e vendas.
Além disso, com uma taxa de conversão maior, você não precisa gerar um volume tão alto de leads. Logo, pode se concentrar mais na qualidade do que na quantidade de contatos gerados.
Redução de custos operacionais
Sim, a implementação de tecnologias como a inteligência artificial gera custos. Contudo, no médio e longo prazos, você observa a redução de custos operacionais, bem como o incremento da sua receita. Logo, é um investimento que vale a pena!
Ao automatizar a geração de leads de vendas, a qualificação destes contatos e outras tarefas relacionadas, você está investindo na produtividade do seu time comercial e na possibilidade de escalar a quantidade de clientes sem inflacionar a sua folha de pagamento.
Escalabilidade
E já que falamos em escalabilidade, não dá para falar das vantagens da IA na geração de leads sem falar no fator escalabilidade.
Um ser humano tem limitações físicas, fisiológicas e mentais. Ou seja, você não pode manter uma pessoa trabalhando 24 horas sem parar para gerar leads de vendas. Mas pode manter uma máquina fazendo isso.
Enquanto a IA cuida do trabalho repetitivo, automático e que não gera valor imediato, seu time comercial ganha tempo para se dedicar ao que verdadeiramente importa em tudo isso: o relacionamento com os clientes.
Agora que você já tem um panorama prévio, vamos ao cerne deste artigo: como gerar leads de vendas com IA?
4 maneiras de gerar leads de vendas com inteligência artificial
Use seus dados atuais para treinar a IA
Ninguém aqui é ingênuo, certo? Isso significa que todos sabemos que a inteligência artificial é como um cérebro em branco, que precisa ser treinada para realizar as tarefas que você deseja.
Se você está contratando um modelo SaaS (Software as a Service), por exemplo, ela até pode vir com algumas configurações pré-programadas. Mas a mágica mesmo acontece quando você alimenta ela com dados.
Sendo assim, a primeira maneira de gerar mais leads de vendas com IA é alimentá-la com as informações que você já tem. Com base em dados históricos, ela será capaz de cruzar elementos e extrair insights a partir deles, dando os primeiros passos para se tornar sua maior aliada.
Segmente seus contatos e clientes
A segmentação de leads é uma forma poderosa de compreender melhor o comportamento dos seus potenciais clientes e assim aprimorar o seu funil de vendas. Mas, se você não tem critérios definidos, como começar?
Um bom ponto de partida é conhecer seus clientes atuais e traçar um perfil detalhado sobre cada um deles. Levante informações como região de atuação, porte da empresa, produtos mais comprados, frequência de compra, entre outras informações relevantes.
Então, entregue esse dossiê à inteligência artificial. O resto do trabalho, ela pode fazer sozinha. Ou seja, entender qual é o comportamento de cada cliente e qual a melhor forma de abordá-lo, extrapolando essas informações para novos contatos.
Construa uma estratégia de qualificação de leads
Para não perder tempo com leads que ainda não estão prontos para a compra, o ideal é criar uma estratégia de qualificação, onde cada ação de um lead gera uma pontuação. Por exemplo: acessou o site, x pontos; clicou no e-mail, x pontos; agendou uma reunião, x pontos.
Como você pode ver, não é nada difícil. E para um software, extremamente simples de realizar essa atribuição, desde que esteja corretamente configurado.
Depois, é só manter seu time de vendas recebendo as oportunidades qualificadas para fazer uma abordagem mais personalizada e humana.
Use funcionários digitais
Os famosos chatbots são grandes aliados do seu time comercial na hora de prestar o primeiro atendimento a um potencial cliente ou fornecer informações simples no momento da compra.
Portanto, aproveite todo o poder dessa ferramenta munida de inteligência artificial para desafogar caixas de entrada de e-mails e aplicativos de mensagens dos seus vendedores.
Lembre-se que os chatbots também são importantes portas de entradas de dados estratégicos para nutrir sua base de dados e assim aprimorar cada dia mais suas estratégias de captação de leads de vendas.
Quer gerar mais leads de vendas qualificados e ter controle total dos seus processos? Conheça as soluções da ION e coloque seu time comercial no piloto automático!