Classes dos cartões de memória
Os cartões micros são classificados em diversas classes: 2,4,6 ou 10, números que informam a velocidade mínima de transferência de dados. Por exemplo, um cartão classe 4 garante, no mínimo, 4MB/s. É bom começar a escolha por aí.
Barramentos especiais
Alguns cartões possuem as siglas UHS (Ultra High Speed) de alta velocidade. Os que possuem a sigla UHS I garantem uma velocidade de dados de 10MB/s e os que possuem a sigla UHS III garantem a velocidade de 3MB/s.
Esses cartões não são úteis apenas para agilizar o processo. Em alguns casos, para transferência de dados (gravação de vídeos, a resolução e o número de quadros, por exemplo) exigem um desempenho maior do cartão.
Os melhores cartões avaliados pela Proteste
A Proteste fez alguns experimentos com as opções de cartões disponíveis no mercado –analisando a velocidade, a resistência e a garantia de qualidade no armazenamento das informações e chegou as seguintes conclusões:
- O cartão classe 4, Sandisk SQSDQM-016G-B 35, custa R$ 45 e lê a 39MB/s. É o mais rápido entre os similares da sua classe.
- Dos cartões classe 10, o destaque foi para a marca Duracell, com velocidade de leitura de 70MB/s. Com pior desempenho, o Kingston que apresentou velocidade menos que o Sandisk classe 4.
Além disso, a Proteste – Associação Brasileira do Consumidor alerta para o fato de que a grande parte dos cartões de memória não trazem informações claras sobre a capacidade e velocidade. Por isso, atenção e informação é fundamental para não comprar gato por lebre.