Precisa otimizar os resultados da distribuição de bebidas? Então, você está na página certa! Aqui você vai aprender 7 dicas de como fazer isso. Afinal, esse mercado tem se mostrado com grande potencial de crescimento, já que o Brasil é o quarto país em produção somente de cerveja, segundo o Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja, gerando mais de R$ 70 bilhões em faturamento.
No quesito refrigerante, os brasileiros produzem mais de 10 bilhões de litros por ano, comercializando R$ 5 bilhões, sendo o terceiro maior consumidor mundial. Diante de números tão expressivos, é primordial estar preparado para enfrentar a concorrência. Assim, confira neste post quais são as estratégias adequadas. Preparado?
Entenda o mercado de distribuição de bebidas e suas oportunidades
A distribuição de bebidas teve resultados positivos mesmo durante a pandemia. Isso é demonstrado pelos dados da Receita Federal, que levantou a abertura de mais de 48,4 novas distribuidoras no ano passado. Inclusive, esse segmento foi muito procurado no Portal do Sebrae pelos novos empreendedores.
A princípio, os diferenciais desse setor e o cenário favorável fizeram com que os investimentos pelos empresários saíssem do papel. Afinal, há baixa sazonalidade, inúmeros públicos-alvo, possibilidades de parcerias com outros estabelecimentos e baixo custo na infraestrutura. No entanto, lembre-se de que a concorrência é acirrada. Logo, é importante que a logística trace estratégias de otimização para reduzir ao máximo o tempo de entrega aos seus clientes e custos.
Também acrescente a logística reversa das garrafas retornáveis em que são embaladas as bebidas. Além de ser uma boa prática, isso contribui para a imagem da empresa, a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente. Consequentemente, os materiais recicláveis podem ser úteis para outros processos.
Descubra como otimizar a distribuição de bebidas
Talvez, você não saiba, mas um software especializado pode ajudar na otimização da distribuição de bebidas, sobretudo ampliar suas vendas. Por isso, acrescente recursos como o ION Vendas, ION Rotas, ION Direto, ION Supervisor, ION Catálogo, entre outros. Além disso, aplique as seguintes ações ao seu negócio.
1. Melhore a comunicação e faça promoções
Invista na comunicação de sua distribuidora de bebidas fazendo promoções especiais online e offline para divulgar mais a empresa e os produtos. Crie estratégias de vendas semanais, que comecem na segunda e encerrem no sábado.
Toda oferta precisa ter prazo limitado para estimular a urgência da compra, instigando os clientes. Ainda, você poderá oferecer pagamentos diferenciados para clientes recorrentes, desenvolvendo cartões para eles ou mesmo formando clubes de vantagens.
2. Divulgue o negócio
A fim de divulgar o seu negócio, utilize a internet para desenvolver páginas da empresa nas redes sociais, como Facebook, Instagram, LinkedIn, YouTube, TikTok etc. Dessa maneira, coloque as novidades dos produtos nelas, já que grande parte das pessoas passam mais de 3 horas em aplicativos.
3. Planeje a rota de entrega
Faça um planejamento da rota de entrega se tiver vários destinatários. Esse processo ajudará no trabalho porque deixará vasilhames cheios e retirará os vazios em um mesmo local. Assim, o caminhão ficará com peso distribuído de forma correta e não precisará realizar duas viagens.
Aliás, tendo um trajeto traçado, o veículo evitará ruas ruins que causam quebras de garrafas, picos de trânsito, dificuldade de deslocamento e estacionamento. Ademais, economizará combustível porque não terá que ficar dando voltas.
4. Conte com uma boa infraestrutura
A infraestrutura é essencial para viabilizar o negócio. Todavia, ela deve seguir as normas da Vigilância Sanitária e do Plano Diretor Urbano da cidade. Também necessita agir conforme a legislação:
- Lei nº 8.069/90 do Estatuto da Criança e do Adolescente visa proibir a venda de bebida alcoólica aos menores de 18 anos;
- Lei nº 11.705/08 impede a venda de bebida alcoólica nas rodovias federais;
- Lei nº 9.294/96 restringe o uso e a propaganda de bebidas alcoólicas e outros produtos;
- Lei nº 8.078/90 regula a relação de consumo no Brasil conforme o Código de Defesa do Consumidor.
Quanto à estrutura do ambiente, o negócio tem que prever um escritório, setor de atendimento e vendas, depósito, banheiro, vestiário e outros. Já no quesito equipamento, é indicado ter instalado:
- balcões;
- freezer e geladeiras;
- carrinho de carga e manuais;
- impressora para emissão de documentos;
- computador e software para controle de estoque e gestão da empresa;
- empilhadeiras;
- engradados;
- material de expediente;
- pallets de armazenagem;
- telefone, internet e fax;
- veículo de carga para entregas.
5. Tenha boas parcerias
As boas parcerias devem começar pelos colaboradores que trabalharão na distribuidora de bebidas. Assim, invista no treinamento deles para que exerçam suas tarefas com qualidade. Esse relacionamento precisa ser estendido aos fornecedores e clientes para que o centro de distribuição tenha um serviço otimizado de uma ponta a outra. Diante disso, todos ganham em tempo, qualidade dos serviços e custos.
6. Tenha cuidado ao carregar e descarregar
Um fator importante é ter cuidado no transporte das mercadorias e na carga e descarga delas para que não haja quebras e trincados, principalmente quando elas são para diferentes destinos e os carregadores querem agilizar o trabalho.
Esses momentos requerem atenção porque pode haver entregas em locais errados, acidentes de trabalho e perdas de produtos. Desse modo, oriente todos para seguirem o cronograma e a rota que já foi estabelecida e usarem os equipamentos de proteção individual. Inclusive, devem estacionar o caminhão em local adequado para fazer a carga e descarga, verificar a documentação necessária e confirmar o endereço.
7. Conte com a tecnologia
Para existir um controle de todo processo, é fundamental empregar a tecnologia. Logo, o gestor do negócio acompanhará o que está acontecendo nos setores de vendas, distribuição, estoque, armazenagens e entrega. Essas áreas geram muitas informações valiosas para o desempenho da empresa.
São elas: se o capital investido tem retorno nas vendas, como estão os giros dos estoques e a margem deles para cobrir vendas futuras. Ainda, é possível ver as mercadorias perdidas no estoque e distribuição, o nível de satisfação dos clientes etc.
Portanto, empregar a tecnologia é primordial para a boa rotina na distribuição de bebidas e faz toda a diferença no negócio. Afinal, você terá condições de monitorar a performance dos colaboradores em tempo real, bem como visualizará dados, estatísticas e indicadores sempre que necessário e em qualquer lugar.
Agora que já sabe como otimizar os resultados da distribuição de bebidas, compartilhe essas informações com mais profissionais em suas redes sociais!