ION SISTEMAS

Faturamento x receita: você sabe a diferença?

Faturamento x receita: você sabe a diferença? [ionsistemas]

Faturamento x receita: você sabe a diferença? [ionsistemas]

Ter um controle financeiro eficaz é uma das chaves para fazer com que sua empresa de atacado e distribuição cresça. Tanto é, que 48% dos empreendimentos fecham em até 3 anos por falta de uma gestão eficiente.

Entre os segmentos de mercado, o que mais sofre com fechamentos é o de comércio, no qual as empresas atacadistas e distribuidoras se encontram.

E não é para menos: a competitividade acirrada muitas vezes gera a necessidade de rever gastos, reduzir a margem de lucro ou até mesmo posicionamento de marca, o que pode afetar o faturamento e a receita da empresa.

E por falar em faturamento e receita, você sabe a diferença entre esses dois conceitos? É sobre isso que vamos falar hoje. Continue a leitura!

O que é faturamento?

Faturamento é o conjunto de valores emitidos por meio de notas fiscais, letras de câmbio, recibos, entre outros. Ou seja, está diretamente relacionado ao volume de vendas que você faz.

No entanto, esse valor não corresponde ao dinheiro que entra em caixa, já que você terá que pagar os impostos referentes às operações comerciais que realiza.

Além disso, o cálculo do faturamento leva em consideração todos os títulos emitidos, mesmo que estes não tenham sido pagos. Portanto, ele é a base para a realização de cálculos fiscais e contábeis.

Agora que você já sabe o que é faturamento, vamos entender o que é receita.

O que é receita?

Receita é o montante exato que você recebe, já com impostos deduzidos. Ela pode ser oriunda das suas vendas, mas também de outras fontes de rendimento, como descontos obtidos por parte de fornecedores, comissões recebidas de parceiros, entre outros. Nesse sentido, ela é uma métrica fundamental para conhecer seu desempenho financeiro.

Existem dois tipos de receita:

Receita bruta: corresponde ao valor total arrecadado pela empresa em determinado período de tempo.

Receita líquida: corresponde ao valor residual após o pagamento de impostos, devoluções de produtos, comissões e outros valores relacionados.

Qual a importância de compreender as diferenças entre receita e faturamento?

Ao compreender a diferença entre faturamento e receita, você passa a ter maior controle sobre as finanças da sua empresa. Dessa forma, tem mais condições de estabelecer um planejamento estratégico eficaz e assim conduzir seus negócios rumo a um futuro mais sustentável.

Outro ponto positivo desse entendimento é que você tem uma visão mais clara a respeito da performance financeira do seu atacado e distribuição, podendo identificar oportunidades de melhoria e crescimento com mais facilidade.

Por meio desses dois indicadores, você também pode monitorar o crescimento do seu negócio, usando esses dados para comprovar a saúde financeira do seu atacado e distribuição para parceiros, acionistas e investidores.

Como controlar faturamento e receita de forma eficaz?

Para ter o controle do faturamento e da receita do seu atacado e distribuição, o melhor a fazer é investir em tecnologias que possibilitem a integração e análise de dados em tempo real.

E a boa notícia é que já existem diversas ferramentas que podem facilitar isso, conectando processos de ponta a ponta, até mesmo para quem possui vendedores externos.

Assim, do mesmo modo que seu CRM recebe as informações do cliente, seus sistemas financeiro e contábil podem receber os dados necessários para realizar previsões financeiras com mais velocidade.

Esses dados também podem ser usados para otimizar estratégias de vendas, extrair insights para novas ofertas ou mix de produtos, assim como para nortear decisões futuras.

Com o auxílio de ferramentas munidas de inteligência artificial, você tem maior controle sobre dados históricos, pode projetar vendas no futuro e entender como vencer os desafios mercadológicos que se apresentam para o seu negócio.

Como aumentar faturamento e receita no seu atacado?

Sabendo que faturamento e receita são conceitos interdependentes, mas que revelam dados diferentes a respeito da saúde do seu atacado e distribuição, talvez você esteja se perguntando se há maneiras de aumentá-los. E a resposta é: claro.

Aqui vão algumas dicas que você pode implementar:

Invista em conhecimento de mercado

Conhecer o mercado no qual você atua é fundamental para desenvolver estratégias de crescimento.

Ao identificar quem são seus concorrentes, quais são os produtos mais procurados por seus clientes, média de preços, entre outros aspectos, você tem mais chances de criar estratégias personalizadas para o seu atacado e distribuição.

Você pode fazer isso utilizando dados históricos do seu CRM, mas também pode investir em pesquisas de mercado que tragam dados externos. Dessa forma, terá uma visão mais completa e atualizada sobre o seu nicho de mercado e como ele vem se desenvolvendo.

Segmente sua base de clientes

Outra forma de aumentar seu faturamento e receita é conhecendo seus clientes a fundo. E isto pode ser feito através de uma boa segmentação.

Ao segmentar sua base de clientes atuais, você pode compreender melhor quais são suas necessidades e como seu atacado e distribuição pode supri-las da melhor maneira.

Assim, pode desenvolver estratégias de marketing e vendas mais direcionadas para o público que você deseja atrair, reduzindo os esforços de vendas e aumentando o faturamento e a receita de maneira mais otimizada.

Expanda sua atuação geográfica

Atuar no segmento de atacado e distribuição tem um grande desafio: vencer as barreiras geográficas e atingir mercados cada vez mais amplos. A vantagem de assumir esse desafio como uma oportunidade é que você pode ampliar seus ganhos de forma bastante rápida.

Para isso, você precisa tanto de uma estratégia de expansão quanto de ferramentas que possibilitem esse controle descentralizado. E é justamente o que as soluções da ION proporcionam.

Entre em contato hoje mesmo com um de nossos consultores e conheça todas as possibilidades de aumento do seu faturamento e receita através da tecnologia!