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Conheça as ferramentas para gestão de TI no atacado e distribuição

ferramentas para gestão de ti no atacado e distribuição

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Você já ouviu falar em ferramentas para gestão de TI no atacado e distribuição? Elas são soluções que auxiliam no aumento da produtividade dos funcionários, garantem redução de custos operacionais e auxiliam na manutenção da segurança e na atualização da infraestrutura tecnológica da empresa.

Por esse motivo, ao escolher qualquer uma delas, é preciso se basear em um mapeamento dos ativos e em avaliações das necessidades do setor de TI. Para auxiliar nessa decisão, neste post listamos algumas das principais ferramentas. Confira!

Ferramenta para a gestão de tempo e produtividade

A produtividade é um elemento essencial em uma boa gestão de TI. Quando somamos a quantidade de tempo que a equipe pode perder com distrações — como paradas para checar as redes sociais ou os intermináveis cafezinhos durante o dia —, é possível perceber que eles perdem algumas horas preciosas que poderiam ser gastas de forma mais inteligente, sem contar que qualquer interrupção do trabalho gera custos para a empresa e atrasa todos os processos.

Uma boa forma de evitar que isso aconteça é a adoção de ferramentas que sejam capazes de controlar os acessos à internet e que possam monitorar o tempo gasto pelos colaboradores em páginas e aplicativos que fogem dos objetivos da empresa. Contar com uma solução como essa oferece ao gestor relatórios com dados que podem ser utilizados nas reuniões de desempenho.

Softwares de monitoramento

Um software de monitoramento é uma das ferramentas para gestão de TI no atacado e distribuição que apresenta formas bastante eficazes de garantir que a infraestrutura de serviços digitais de uma empresa seja otimizada continuamente. Com ele, os gestores podem identificar falhas, tornar as práticas de gestão mais eficazes e verificar o impacto das medidas de otimização de forma mais assertiva.

As melhores ferramentas possuem monitoramento remoto de todas as informações necessárias. Elas possibilitam que os gestores tenham acesso a relatórios em tempo real sobre toda a infraestrutura de TI que são disponibilizados na nuvem e podem ser visualizados de qualquer lugar e de qualquer dispositivo.

Ferramentas de sincronização de arquivos na nuvem

Com o aumento da capacidade dos dispositivos móveis e a popularização das conexões de alta velocidade, é possível impulsionar diversas formas de trabalho que são mais flexíveis. Hoje, já é possível trabalhar em uma cafeteria, em casa ou até alocado em um ambiente de uma empresa parceira. Esse jeito de trabalhar, porém, demanda que o colaborador utilize ferramentas desenvolvidas para facilitar o acesso aos dados corporativos necessários de onde quer que ele esteja, e é aí que entra o armazenamento em nuvem.

É nessa parte que a equipe de TI é bastante necessária para o processo. Os gestores devem decidir quais dados poderão ser armazenados na nuvem, além de incentivar o uso de soluções de segurança, como a criptografia, para que não haja acesso não autorizado a eles.

Soluções para gestão de rede

Para evitar a interrupção de serviços ou queda e lentidão da conexão à internet, monitorar a rede e mantê-la segura é essencial. Por esse motivo, é preciso investir em uma plataforma que faça a gestão dessa rede e que permita aos responsáveis a visualização de todos os dispositivos conectados nela, além da disponibilização de relatórios de acesso.

Outro ponto importante é a segurança da rede, que precisa ser assegurada. Com isso, é possível impedir que as falhas de conexão sejam a forma de entrada de vírus e ameaças virtuais que possam prejudicar os equipamentos e a empresa.

Soluções para atendimento

Boa parte das empresas ainda utiliza e-mails e planilhas desatualizadas para realizar o controle de suas demandas, sejam elas internas ou externas. Uma plataforma de atendimento automatizada poderia ser uma boa solução para modernizar essas tarefas.

Com as ferramentas para gestão de TI no atacado e distribuição certas, é possível maximizar a eficiência do setor de Tecnologia da Informação, uma vez que ela oferece várias formas simplificadas de criar e acompanhar chamados. Além disso, nesse tipo de sistema também há a possibilidade de facilitar a comunicação entre os colaboradores, o que aumenta a produtividade da equipe.

Também existem benefícios para os clientes, já que eles serão melhor atendidos com esse sistema. Contar com transparência em relação à sua demanda também é uma vantagem que eles receberão, o que aumentará a confiança deles no time de TI da empresa.

Soluções de backup remoto

Para que uma política de backup de arquivos seja eficaz, é preciso utilizar várias ferramentas. Por meio delas, é possível garantir tanto que as cópias criadas possuam alta confiabilidade, quanto meios seguros para a recuperação de registros que possam ter sido alterados indevidamente. Nesse cenário, o backup remoto possui grande destaque por ser uma forma barata e eficaz de manter os arquivos protegidos.

É por meio dessas ferramentas para gestão de TI no atacado e distribuição que empresas podem criar cópias de seus arquivos e bancos de dados mais importantes em servidores remotos. Dessa forma, se algum equipamento falhar, é só acionar a ferramenta de recuperação de forma remota, o que elimina a necessidade de acessá-lo de forma física para poder acessar os dados.

Software de gestão de tickets

Esse tipo de solução permite a criação de tickets que facilitam o controle e a administração da gestão de TI. É ela que interliga o cliente ao profissional que presta serviços gerenciados e, por consequência, aumenta a produtividade para ambos.

Com essa ferramenta, é possível ter o controle do fluxo de informações, o que evita atrasos, esquecimento de retornos ao cliente e a falta de informações claras. Ela também permite o acompanhamento dos tickets pela data, hora e o tempo total de atendimento para cada problema solucionado.

A geração automática de relatórios sobre produtividade é realizada por meio dessa solução, que fornece os números de atendimentos realizados, as falhas recorrentes e demais informações pertinentes. Com isso, é possível eliminar os processos manuais que dizem respeito ao atendimento, já que os tickets são gerados e disponibilizados para a equipe responsável de forma automática.

Como você pode perceber, as ferramentas para gestão de TI no atacado e distribuição são indispensáveis para melhorar os processos internos das equipes de funcionários e afetam positivamente a rotina da empresa. Nossas soluções, como o ION Supervisor, ION Catálogo e o ION Reports, podem auxiliar nessas tarefas!

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