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Gestão de rotas: como ela melhora a produtividade e os ganhos da empresa?

Não há dúvidas da importância da gestão de rotas quando o assunto é aumentar a eficiência das operações, minimizar prazos dos serviços, economizar e alavancar os resultados da empresa. Isso porque se trata de um processo que vai além de elaborar o melhor percurso a ser feito, pois engloba o cumprimento do calendário elaborado, a rapidez no atendimento e demais práticas que vão ser fundamentais para a disponibilização de um serviço de qualidade ao cliente.

Pensando nisso, elaboramos este conteúdo para mostrar os benefícios da gestão de rotas para o negócio e como aplicá-la de forma assertiva. Confira!

Quais as vantagens da gestão de rotas?

Manter uma gestão de rotas eficiente pode contribuir diretamente para o aumento da produtividade e dos ganhos da empresa, já que traz vantagens bastantes significativas. Veja a seguir as principais!

Aumenta o controle das operações

Vamos supor que, em um dia com um alto fluxo de entrega, o cliente entra em contato para saber quando será atendido pelos vendedores. Você consegue respondê-lo com precisão e agilidade? Sem uma gestão das rotas fica difícil responder esses questionamentos. Mas, com um planejamento efetivo, é possível acompanhar a disponibilidade de cada vendedor conforme as visitas programadas para o dia.

Reduz o custo logístico

Com rotas mais organizadas, é possível reduzir o custo de combustível, assegurando que a frota percorra o trajeto mais vantajoso. Além disso, a roteirização permite uma maior organização da mão de obra, tendo em vista que se adapta à jornada de trabalho dos condutores, o que minimiza as despesas com horas extras.

Economiza tempo

Também e possível estruturar melhor o tempo e, assim, não perder horas no trânsito, enfrentando congestionamentos provocados por horário de pico, acidentes ou obras na via. Além disso, com um bom plano, é possível reduzir a ociosidade dos vendedores enquanto estão na rua e alcançar um melhor aproveitamento do serviço.

Facilita o planejamento de rota

O planejamento de rota, por meio de uma ferramenta de geolocalização, disponibiliza dados valiosos, por exemplo, variações financeiras de cada rota, autonomia de veículo, custos totais e demais números que vão contribuir para a elaboração de planos estratégicos e tomadas de decisões mais assertivas.

Melhora a satisfação dos clientes

Uma boa gestão também engloba um processo transparente, em que os clientes são informados em caso de atrasos das visitas da equipe de vendas. Deixá-los a par de tudo vai aumentar o grau de confiabilidade da empresa, além de evitar problemas que podem causar insatisfação por uma experiência ruim.

Como realizar uma gestão de rotas sem erros?

Para que a equipe de vendedores consiga render muitos negócios fechados, é necessário assegurar todas as condições e ferramentas de trabalho sempre em dia, por exemplo, manter os veículos sempre em bom estado de conservação.

No entanto, a gestão de rotas também pode ser uma grande aliada nesses processos, já que é possível monitorar o histórico do veículo e acompanhar o desempenho e a produtividade do condutor, que nesse caso é o vendedor.

Tenha um bom planejamento

O primeiro passo para a gestão de frotas é criar um planejamento, no qual serão definidos as ações, as métricas, os indicadores de desempenho a serem acompanhados, entre outros. Isso vai tornar o processo de organização mais prático, além de contribuir para o mapeamento dos processos e a identificação de pontos a serem aprimorados para gerar um melhor resultado nas rotinas.

Reúna as paradas mais próximas

No momento de fazer a gestão de rotas, é importante reunir em um mesmo veículo as paradas mais próximas. Isso vai permitir que o vendedor consiga fazer os atendimentos com mais rapidez e reduza os gastos com combustível.

Realize o rastreamento dos veículos

Além de ajudar os clientes informando sobre as visitas dos vendedores em tempo real, o rastreamento auxilia na compreensão de quais motoristas não estão respeitando o planejamento de rotas para mensurar a necessidade de aplicação de treinamentos ou medidas mais rigorosas.

Faça a gestão de riscos

Acidentes, furtos e roubos de carga são situações que podem acontecer no dia a dia dos motoristas de veículos de carga. A gestão de riscos vai evitar trajetos mais críticos na hora de distribuir a equipe de vendas, optando pelos percursos mais seguros.

Outra questão relevante é que a gestão de rotas evita a direção agressiva, já que possibilita o gerenciamento de multas, que atrela cada violação ao colaborador responsável por ela. E, se o time de vendas dirige os automóveis da organização, é importante ter a certeza de que estão dirigindo com segurança o tempo todo.

Crie plano alternativos

Como já foi dito, imprevistos podem acontecer, o que pode atrasar a entrega e comprometer a gestão de rotas. Sendo assim, vale criar planos alternativos que devem ser seguidos caso algo saia fora do que foi planejado. Por exemplo, caso ocorra um engarrafamento no trânsito por causa de uma obra em execução, é preciso conhecer meios de retorno para economizar custos, tempo e melhorar a eficiência.

Conte com a tecnologia como parceira

Para criar uma gestão de rota estratégica, é importante contar com ferramentas tecnológicas capazes de entregar as melhores rotas, gerar uma comunicação eficaz com os motoristas e permitir um monitoramento em tempo real, o que vai facilitar a visualização de todo o processo de forma ampla e detalhada.

Além disso, é possível comparar as informações de viagem e o tempo dedicado a elas com a quantidade de leads visitados, as oportunidades geradas e os negócios fechados, servindo como um tipo de métrica para mensurar a produtividade de cada vendedor. Afinal, uma equipe de vendas com baixo desempenho pode gerar muitos gastos para as empresas, então, é um problema que deve ser eliminado.

Agora que você entende os benefícios de uma gestão de rotas eficiente, não deixe de colocar as dicas apresentadas em prática e alcançar melhores resultados. Além disso, você pode contar com a ION Rotas como parceira, já que se trata de uma solução que permite ao gestor o acompanhamento da rota do time de vendas em tempo real.

Esse monitoramento ajuda a entender onde e quando cada vendedor está em visita, criando roteiros otimizados e resultados cada vez mais satisfatórios para a empresa.

Quer ganhar mais produtividade nas visitas dos seus vendedores com a melhor solução do mercado? Então, entre em contato, fale com um especialista e esclareça suas dúvidas!