Semana passada nós falamos sobre as frases que os vendedores devem evitar na hora da venda, para não desanimar o cliente fazendo com que ele desista da compra ou compre menos. Hoje nós vamos falar de hábitos relacionado ao comportamento pessoal do vendedor, a forma como ele pensa, enxerga, age. Vale tirar alguns minutinhos para leitura.
Seu cliente não é um cifrão
Não se deixe enganar, o cliente sabe quando o atendimento é sincero e quando o vendedor demonstra interesse. Não veja no cliente somente uma oportunidade de lucrar, mas uma oportunidade de construir uma parceria sólida e duradora. Quando você busca entender as necessidades, o perfil e as oportunidades, você faz uma venda mais segura, agradável e gera mais que lucro, satisfação.
Acredite e conheça o próprio produto
Já falamos aqui que preparo e planejamento é fundamental para fazer boas vendas. Mais que isso, conhecer o próprio produto e acreditar naquilo que você vende é essencial para passar credibilidade e conhecimento sobre aquilo que faz. Se nem você acredita no que vende, não espere que o cliente faça isso.
Não acredite apenas no seu produto
Esse tópico pode parecer contraditório já que dissemos no tópico anterior que você deve conhecer e acreditar naquilo que vende. A questão aqui é que apesar dessa necessidade, o cliente sempre será mais importante. Por isso, não foque apenas no produto e no que ele tem a oferecer, mas foque na necessidade do seu cliente e em como aquele produto poderá ajudá-lo. Analise os benefícios que os produtos trazem para aquele cliente, de forma personalizadas e exclusiva. Evite usar termos técnicos demais, ou valores que não acrescentam e nem fazem diferença na empresa daquele atacadista distribuidor.
Ignorar a concorrência é um erro, lembrá-la a todo tempo também
É muito importante para o vendedor atacadista e para o líder de força de vendas, conhecer os concorrentes, o mix de produtos que ele oferece e as vantagens que ele disponibiliza. Mas essa informação deve ser usada como estratégia de negociação e não como argumento na venda. Ao invés de criticar um concorrente, que tal enaltecer sua empresa e os produtos que ela oferece? Ressalte suas qualidades em detrimento dos erros do concorrente, sem precisar citá-lo. Seus clientes farão a análise por conta própria.
Treinamento nunca será demais ou em vão
Por melhor que seja a atuação da sua equipe de venda, não pense que ela não precisa mais ser treinada. É importante fazer vários treinamentos, sempre que possível, trabalhando não só as estratégias gerais, mas específicas. Preferencialmente aquelas que apresentam mais dificuldades entre os vendedores. O mundo evolui, as coisas mudam e no setor de vendas não é diferente. É importante ter uma equipe capacitada, antenada e preparada para oferecer o que há de melhor em informação, atendimento e solução.
Concluindo:
Sua equipe de vendas pode ser cada dia melhor e tudo depende de você e de seus colaboradores. Ampliar a visão de mercado é abrir a cabeça da força de vendas para novas possibilidades. O ION Vendas desempenha um papel importante porque ajuda seu vendedor a participar de todo o processo, desde a quantidade em estoque até a saída e entrega do produto ao cliente. Quando o trabalho integrado funciona, sobra tempo para investir naquele que realmente importa: o atendimento ao cliente. Para saber mais sobre o aplicativo ION Vendas, clique aqui e marque uma reunião com um de nossos consultores.