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Inteligência artificial no atacado: como os dados podem multiplicar seus lucros

Aprimore o mapeamento da jornada do cliente com IA

Os próximos 5 anos prometem ser determinantes para o mercado global. E a principal responsável por essas mudanças é, sem dúvida, a inteligência artificial.

Expandindo-se a uma taxa de 35,9% ao ano, o mercado global de IA  já é avaliado em mais de 390 bilhões de dólares e deve crescer 5 vezes nos próximos 5 anos.

Isso significa transformações profundas na forma como as empresas operam, o que exige um planejamento de médio prazo bastante certeiro para garantir todos os benefícios dessa mudança.

No atacado e distribuição, a realidade não é diferente. A implementação da IA pode trazer inúmeros benefícios, dentre os quais a análise de dados se destaca por dar suporte a todas as demais transformações digitais que podem ocorrer.

Neste artigo, você confere como a inteligência artificial no atacado pode gerar mais e melhores resultados por meio da análise de dados. Continue a leitura!

Como transformar dados em lucro?

Não é novidade que os dados são o novo petróleo. Quanto mais dados de qualidade você tem, mais insumos possui para tomar decisões estratégicas e conduzir seu atacado e distribuição para o sucesso.

Os dados são vitais para conhecer o comportamento dos seus compradores, entender o ciclo de vida de produtos, melhorar a sua estratégia de precificação e até escolher melhor seus fornecedores.

Nesse sentido, eles direcionam toda a empresa com mais assertividade rumo ao seus objetivos, considerando cenários e tendências. Mas na prática, como os dados podem multiplicar seus lucros?

Aumentando sua eficiência operacional

Com certeza você se pergunta pelo menos uma vez ao dia sobre como poderia melhorar a eficiência operacional do seu atacado e distribuição, seja na linha de frente, com vendas, ou no background, com a logística.

O fato é que, para ser mais eficiente, seu atacado e distribuição tem que fazer mais com menos. Ou seja, mais saídas com menos recursos empregados. Isso sem falar no fator menos tempo.

Diante disso, a IA pode assumir boa parte das atividades repetitivas e burocráticas, automatizando processos como nunca. Assim, seu time fica dedicado apenas a questões estratégicas.

Além de manter uma equipe enxuta e altamente produtiva, você ainda tem a possibilidade de melhorar a sua capacidade de gestão, reduzindo desperdícios e elevando seus resultados.

Gerando novos fluxos de receita

Um dos grandes trunfos da inteligência artificial é justamente identificar oportunidades que podem passar despercebidas até mesmo pelos melhores analistas de negócios.

Isso se dá por meio de análises complexas, tanto de dados passados quanto de dados projetados, isto é, análise preditiva. Ao construir cenários possíveis, a IA apresenta um panorama muito preciso de quais caminhos são mais seguros e o potencial de retorno que eles têm.

Na prática, você pode detectar novos canais de vendas, produtos com maior potencial de lucratividade ou até mesmo clientes que poderiam estar comprando mais com o seu atacado e distribuição.

Desenvolvendo maior vantagem competitiva

O atacado e distribuição é um dos mercados mais competitivos na atualidade e exige estratégias cada vez mais arriscadas para manter a liderança no setor e diferenciar-se realmente da concorrência.

Nesse cenário de grande competição, a análise de dados por inteligência artificial pode revelar detalhes que farão toda a diferença na sua estratégia de mercado.

Um dos exemplos onde a IA pode ser aplicada para multiplicar seus lucros é na experiência do cliente.

Conforme as plataformas de compras online avançam em tecnologia, oferecer conforto, comodidade, agilidade e exclusividade se tornam grandes diferenciais.

Remodelando o seu negócio

Muitas vezes, pode parecer difícil inovar no modelo de negócio do seu atacado e distribuição. Afinal, existem algumas características que são inegociáveis neste setor.

No entanto, com a ajuda da IA e da análise de dados, é possível remodelar frentes de trabalho e obter maior produtividade e eficiência, o que se traduz em maior lucratividade com o tempo.

Uma aplicação prática disso é o que vemos na logística, cada vez mais automatizada e inteligente por meio do uso de sensores de movimento. 

Conectados a sistemas inteligentes, esses sensores acionam diretamente seu controle de estoque, atualizando dados em tempo real e oferecendo maior precisão na hora de reabastecer seus estoques.

Personalizando a experiência do cliente

O grande diferencial do atacado e distribuição não está mais no mix de produtos, mas sim na forma como o cliente se sente durante todo o processo de compra.

E quando falamos em emoções, a melhor forma de compreendê-las sem despender um time inteiro de pessoas para conversar com cada comprador é utilizando a inteligência artificial para compreender padrões.

A partir de dados estruturados e não estruturados, a IA é capaz de identificar o estado emocional do cliente, coletar feedbacks e transformá-los em insights acionáveis.

Isso pode ser feito a partir de conversas com chatbots, troca de mensagens nas mídias sociais e até mesmo conversas telefônicas gravadas.

De posse desses insights, seu time de customer success pode desenvolver novas formas de relacionamento. Em conjunto com o time de TI, é possível criar FAQs inteligentes que aceleram a obtenção de informações.

Até mesmo o time de vendas pode mudar sua abordagem para oferecer um atendimento diferenciado, superando expectativas e contribuindo para uma experiência cada vez mais personalizada.

Melhorando sua capacidade de analisar dados

Para que o seu atacado e distribuição reduza riscos e eleve os resultados, é fundamental trabalhar com dados de qualidade. Mas como manter essa qualidade diante de milhares de informações chegando a todo momento?

Essa é mais uma das habilidades da IA. Com base em parâmetros bem definidos, ela pode buscar registros duplicados e unificá-los. Também pode indicar dados incorretos e buscá-los em outras fontes de informações.

A inteligência artificial pode, ainda, reorganizar seus dados para torná-los mais fáceis de serem compreendidos, montando verdadeiros dashboards analíticos em questão de minutos.

Essas são apenas algumas das formas pelas quais a inteligência artificial pode alavancar os resultados no atacado e distribuição. E uma das áreas mais impactadas por essa tecnologia é, sem dúvida, as vendas. Portanto, não deixe de conferir também como a IA pode melhorar os resultados do seu time comercial!

Gostou do conteúdo? Toda a produção foi elaborada pela  Évelim Wroblewski .