A inteligência artificial ou artificial intelligence (AI), em inglês, surgiu na década de 50 e desde então a maneira como as empresas são geridas mudou. Com as evoluções, a tecnologia passa a ser o centro de todas as decisões e estratégias. Desde o relacionamento com o cliente até a previsão de faturamento e gestão de vendas é possível automatizar e ter dados reais e atualizados, para ter um negócio mais competitivo e produtivo.
Essa ascensão digital e tecnológica foi e ainda é responsável pelo crescimento de muitos negócios. Contudo, algumas empresas ainda apresentam dificuldades nessa adaptação e não compreendem os ganhos que podem ter com a inteligência artificial. Neste post, veja como a AI pode ser utilizada nas organizações e os reais ganhos com essa implantação. Entenda.
A atuação da inteligência artificial nas empresas
A inteligência artificial é uma tecnologia que “ensina” e “treina” sistemas e aplicativos para executarem determinadas tarefas e funções. Para isso, são utilizados algoritmos e assim, os softwares aprendem a fazer cálculos, responder dúvidas e coletar dados. No setor de vendas, esse é um recurso valioso por diversos motivos.
Quando você coleta informações do seu público por meio de um sistema de vendas, consegue prever demandas e manter a sua empresa financeiramente em dia, ter mais eficiência e produtividade e além de estar alinhado às expectativas dos consumidores. Esses fatores interferem positivamente nas suas vendas. A sua força de vendas terá dados atualizados para lidar com os clientes e atuar na fidelização.
Muitos desses processos não podem ser feitos de maneira manual, ou demorariam bastante tempo, fazendo com que você perca dinheiro, oportunidade de vendas e principalmente competitividade.
As vantagens da inteligência artificial para as vendas
Não, não é exagero. A tecnologia da inteligência artificial pode ser a solução de todos os erros e problemas mais comuns nas empresas, principalmente se tratando de negócios que lidam com grandes volumes de informações e fluxo de produtos, como as atacadistas e indústrias. Dito isso, confira os principais benefícios e funções que a inteligência artificial tem nas empresas.
Analisa o comportamento de compra do cliente
Já se foi o tempo em que o cliente era levado pelas tendências que as empresas determinavam. Desde a digitalização dos consumidores que as organizações precisam se alinhar as necessidades e exigências dos clientes. Identificar esse comportamento e demandas da sociedade em tempo hábil é fator decisivo para as suas vendas, previsões de faturamento e competitividade.
Como fazer isso? Por meio de softwares você consegue levantar dados e informações para traçar o comportamento e as tendências de compras dos seus clientes e público-alvo para os próximos meses. Assim, consegue preparar a sua produção, a sua força de vendas e fazer a gestão de estoque para aproveitar as oportunidades.
Automatiza processos
A automatização de processos está diretamente ligada a sua eficiência de vendas, de atendimento e de redução de custos. Tarefas manuais e repetitivas tomam um tempo desnecessário e são propensas a erros. Quando você implanta a inteligência artificial por meio de sistemas de vendas e de gestão, toda a empresa é beneficiada.
A sua equipe de vendas, por exemplo, terá dados reais sobre as compras dos clientes, prazos de entrega e outras informações que levam a maior agilidade e satisfação do seu consumidor. Já a redução de custos é alcançada com o aumento da produtividade e diminuição das perdas, falhas e retrabalho.
Integra canais e setores
Aqui na ION, sempre reforçamos a importância de gerir as empresas como um todo, ou seja, de maneira sistêmica e não isolada. O departamento logístico sofre interferências do setor de vendas, já o comercial é influenciado pelo marketing e financeiro e assim por diante. O que queremos dizer é que um departamento interfere no outro, por isso o seu olhar deve ser amplo.
Para que isso seja possível, você precisa de sistemas que integram e centralizam as informações recebidas e coletadas. Assim, todas as decisões são tomadas para beneficiar toda a organização. O mesmo acontece com os canais. Uma comunicação ineficiente abre portas para equívocos, desperdícios e problemas com os clientes.
Portanto, a comunicação interna e com o cliente precisam ser centralizados e integrados. Por exemplo, há sistemas que direcionam as ligações de compradores ao setor de atendimento ao cliente, enquanto fornecedores, força de vendas e outros colaboradores são direcionados internamente.
Auxilia a previsão de faturamento
A previsão de faturamento é um importante processo para preparar a sua empresa. Fazer essa projeção de resultados das suas vendas evita problemas tributários já que isso está ligado ao valor faturado anualmente, auxilia na comparação de desempenho para avaliar se o negócio está crescendo ou não e ainda o norteia as suas estratégias e ações.
Para fazer essa previsão é necessário considerar diversos fatores, como a sazonalidade, cenários de crises econômicas e políticas favoráveis e desfavoráveis. Para identificar esses e outros aspectos, é necessário contar com softwares para coletar dados, consultar informações em tempo real e avaliar os indicadores.
Avalia o desempenho da força de vendas
Os resultados da sua empresa são proporcionais e influenciados pelo desempenho da sua equipe de vendas. Se os colaboradores são organizados, empenhados, entendem o funcionamento do negócio e do catálogo de mercadorias, isso será positivo para o faturamento e para o relacionamento com o cliente.
A inteligência artificial permite que sistemas classifiquem os vendedores conforme o desempenho, utilizam métricas para analisar a quantidade de pedidos e vendas que cada vendedor recebe e as devoluções.
Melhora o controle financeiro
Sem um controle financeiro adequado nenhuma empresa consegue sobreviver. É necessário ter um controle de receitas e despesas atualizado, assim como acompanhar o fluxo de caixa a cada movimentação. No entanto, imagine fazer esse monitoramento de maneira manual em um atacado ou uma distribuidora, que tem um grande e complexo fluxo de informações?
Nesse sentido, a inteligência artificial é imprescindível para emitir notas fiscais, dar baixa em entradas e saídas do caixa e outros processos de gestão financeira. Além disso, os softwares são fundamentais no fechamento dos balanços e no controle contábil do negócio.
Já é comprovado que a inteligência artificial é responsável pelo aumento nas vendas. Para que tenha uma ideia, um estudo publicado pela Salesforce mostrou que 74% das empresas que implantaram a tecnologia em suas operações e processos de gestão registraram importante potencialização de suas vendas.
A ION Sistemas está no mercado da tecnologia desde 2014. As nossas soluções são voltadas para atacados, distribuidoras e indústrias que precisam otimizar e automatizar as suas operações. O nosso destaque em inteligência artificial é o ION Vendas, que é 100% em nuvem e permite acompanhar todo o processo de pedidos e vendas.
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