De forma simples, o termo omnichannel pode ser “desmembrado” e compreendido da seguinte forma: “omni” significa “todo” e “channel” significa “canal”. Sendo assim, entendemos por omnichannel o conjunto de ações estratégicas que abarcam diversos canais de maneira unificada e integrada.
Contudo, a verdade é que a sua definição — em se tratando do segmento de atacadistas e de distribuidoras — é um pouco mais complexa do que isso. Desse modo, oferecer uma logística omnichannel aos clientes consiste na entrega de uma experiência integrada.
Isso abarca, por exemplo, a entrega de mercadorias rapidamente, a garantia da qualidade do que é adquirido, a disponibilização da pesquisa acerca do item com a realização da compra em um ambiente virtual e a retirada ou uma eventual devolução em um estabelecimento físico etc. Contudo, ainda que não pareça difícil na teoria, na prática, há uma série de desafios a serem enfrentados e é acerca deles que falaremos neste post. Confira!
Controle do estoque das mercadorias
Um dos principais desafios da logística omnichannel é, sem dúvida alguma, manter a eficiência no controle de estoque. Se, por exemplo, o seu e-commerce exibe que há disponibilidade de determinada mercadoria quando, na verdade, não há mais unidades do produto, há grandes chances de gerar frustração no comprador.
Com isso, você não apenas perderá uma oportunidade de venda pontual, mas também a sua credibilidade, inclusive podendo dar causa a avaliações negativas sobre a sua empresa. Então, tenha em mente que o monitoramento em tempo real das quantidades dos itens comercializados é imprescindível, de modo que, quando um deles esgotar, é necessário imediatamente atualizar a informação no ambiente online.
Uma boa alternativa é investir em uma solução automatizada que viabilize a integração dos estoques das lojas e dos armazéns. Nesse sentido, torna-se possível manter sob controle diversos processos, como os de inventário, de expedição, de faturamento etc., o que auxilia nesse bom gerenciamento.
Custos relativos à logística reversa
Com a elevação das compras fechadas no meio virtual, distribuidoras e atacadistas, de forma geral, viram-se diante da necessidade de se adaptar a novos métodos de devolução e de troca de mercadorias. Afinal, há que se levar em consideração que os seus clientes não têm a oportunidade de conferir os detalhes dos produtos antes de fechar o negócio, e só terão como checar determinados aspectos ao “tê-los em mãos”.
Então, como uma parte dessa experiência positiva que a logística omnichannel busca promover, é importante poder contar com alternativas ágeis — porém, econômicas — de logística reversa. Você pode viabilizá-las, por exemplo, permitindo que o cliente faça a devolução dos itens recebidos em uma unidade física da sua distribuidora/atacadista, não importando o meio pelo qual o item foi adquirido.
É conveniente, para tanto, que sejam estudadas medidas que facilitem esse processo em canais diversos sem que haja o comprometimento da lucratividade da sua empresa, mas ainda garantindo a satisfação do cliente. Ou seja, a finalidade é achar uma estratégia ganha-ganha.
Gestão do transporte
Mais um ponto a ser destacado como um desafio da logística omnichannel é a conciliação da entrega das mercadorias comercializadas na sua distribuidora/atacadista a pontos distintos sem descumprir os prazos previamente estipulados. Nesse sentido, o transporte dos produtos deve ser otimizado ao máximo a fim de elevar a qualidade desse aspecto, mas ter os custos relacionados a ele diminuídos, considerando que o cliente terá a alternativa de buscar o seu pedido em uma unidade física.
Quanto a esse ponto, uma possibilidade interessante é cogitar a descentralização do seu estoque e, a partir disso, passar a dispor de centros de distribuição em localizações privilegiadas, além, é claro, de formar parcerias com transportadoras renomadas e confiáveis. Seguindo essa mesma linha de pensamento, é conveniente definir, então, os prazos de cada compra considerando os elementos envolvidos no processo de entrega a partir do centro de distribuição mais próximo até o negócio do cliente.
Integração dos processos
Uma logística omnichannel também abarca — em âmbito interno — a integração de todos os seus processos, envolvendo, por exemplo, a frota, os fornecedores, o faturamento etc. Para tanto, uma excelente prática é implementar na sua distribuidora/atacadista um software ERP (ou, simplesmente, um sistema integrado de gerenciamento empresarial), que centralizará as informações de todos os departamentos em um único lugar.
Dessa maneira, torna-se viável que diversas áreas compartilhem entre si os dados, como vendas, atendimento, finanças etc. Esse é um processo que assegurará que a sua gestão interna conte com mais agilidade e transparência.
A verdade é que, mesmo quando as demandas de um determinado mercado não necessariamente aumentam, elas ainda passam por modificações. Dessa maneira, aderir a soluções que tenham o potencial de elevar o seu desempenho logístico — em conjunto, é claro, com a manutenção de uma boa organização — é a chave para superar os desafios e atuar em conformidade com o conceito de logística omnichannel. Para tanto, é relevante:
- estabelecer quais são os serviços que a sua distribuidora/atacadista efetivamente pode oferecer;
- treinar todo o seu quadro de pessoal para a implementação da logística omnichannel, assegurando que todos estejam na mesma página;
- comunicar-se com a sua base de clientes, garantindo que todos passem a ter ciência de que a sua empresa visa oferecer uma experiência integrada nas negociações;
- investir em soluções e ferramentas que ofereçam funcionalidades voltadas à superação dos principais obstáculos enfrentados na implementação do omnichannel na distribuidora/atacadista.
Nesse último ponto, inclusive, a tecnologia pode ser a sua melhor aliada e a ION Sistemas, uma empresa de software na nuvem que automatiza todos os procedimentos relativos às vendas, assegurando mais produtividade e agilidade, representa uma escolha consciente e acertada. Afinal, somos uma companhia do mercado de tecnologia que tem como propósito a disponibilização de soluções móveis que visem ao aumento dos negócios fechados, à simplificação dos processos e ao fornecimento de um controle total sobre o negócio.
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