Quando o assunto são métodos de pagamento digital, é consenso que o mercado B2C oferece uma gama enorme de oportunidades. Mas, quando se trata do mercado B2B — empresas vendendo para empresas —, ainda existe um longo percurso a ser feito para gerar mais facilidades.
A boa notícia é que esse movimento já está acontecendo e nos próximos anos veremos uma evolução enorme nos métodos de pagamento digital para empresas.
De acordo com a Gartner, 80% dos processos de compra e venda no segmento B2B serão digitais até 2025. Isso significa que, se o seu negócio ainda não está pronto para receber pagamentos digitais, é hora de investir em tecnologias que ampliem sua capacidade de recebimentos.
Continue a leitura e descubra se a sua organização está preparada para essa nova Era!
Automação de pagamentos
Automatizar os pagamentos é o ponto de partida para qualquer empresa que deseja escalar vendas sem perder a qualidade dos serviços de atendimento ao cliente. Isso porque, através de ferramentas de automação de pagamentos, é possível oferecer processos rápidos, seguros e totalmente confiáveis a qualquer segmento de mercado, inclusive o B2B.
Dentre as vantagens da automação de pagamentos estão a maior confiabilidade nas transações, maior agilidade no processo e melhor experiência do usuário.
Além disso, sua empresa pode escalar a quantidade de transações de forma contínua sem se preocupar com os custos de aumento de mão de obra. Afinal, as melhores soluções de automação de pagamentos já vêm equipadas com Inteligência Artificial, uma tecnologia que assume boa parte das tarefas repetitivas e manuais que antes eram executadas por pessoas.
Se a sua empresa ainda não automatiza os processos de pagamentos, pode começar conhecendo o Íon Card.
Integrações através de iPaaS
Se a sua empresa fornece insumos para indústrias, por exemplo, pode se beneficiar muito do iPaaS – Integração de Plataformas como Serviço. Essa tecnologia permite que você integre sua plataforma de pagamentos ao sistema de compras dos seus clientes, agilizando as transações comerciais.
Desse modo, é possível processar os pedidos com maior velocidade, receber pelas compras de forma automatizada e alimentar seu setor de logística com informações em tempo real para separação e expedição de cargas.
A integração de ponta a ponta confere maior agilidade, eficiência e escalabilidade aos seus negócios. Além disso, traz maior controle financeiro para a sua empresa, que pode analisar dados em tempo real.
Pagamentos baseados em contas
Espera-se também que brevemente as empresas migrem para um modelo de ABP – Account Based Payment. O termo é emprestado da estratégia ABM – Account Based Marketing, em que as empresas desenvolvem estratégias de marketing personalizadas para cada cliente, levando em consideração questões como afinidade de valores, relacionamento e histórico de compras.
No caso do mercado de pagamentos, a estratégia passa a ser centrada no cliente e em como ele se relaciona com a sua marca. A partir daí, negociações personalizadas são desenvolvidas, com aplicação de preços, prazos e taxas individuais.
E onde os métodos de pagamento digital entram? Basicamente, com tecnologias que permitam uma análise pormenorizada de cada cliente e a oferta de condições especiais para cada um de forma automática, sem a necessidade de interação com um membro do seu setor de vendas, por exemplo.
Carteiras digitais corporativas
Até 2026, 60% da população mundial estará usando carteiras digitais. Dentre as opções, os pagamentos por QR codes serão os mais representativos, com mais de 380 bilhões de transações realizadas globalmente. E é claro que boa parte dessas transações ocorrerá no mercado B2B.
Essa tecnologia consiste em super apps que concentram uma gama enorme de formas de pagamentos em um único local, facilitando os processos de compra e venda a qualquer hora, em qualquer lugar. Além disso, as carteiras digitais trazem maior segurança e confiabilidade às transações, devido à criptografia de dados de ponta a ponta.
Para as empresas, esse tipo de tecnologia confere mais agilidade, eficiência, segurança e controle sobre os processos de compra e venda. Portanto, é um dos métodos de pagamento digital que devem estar na sua pilha de tecnologias para os próximos anos, com certeza.
Cartões virtuais corporativos
Assim como as carteiras digitais, os cartões virtuais corporativos também estarão entre os métodos de pagamento digital mais utilizados em pouco tempo.
Segundo estimativas da Pymnts, as transações B2B através de cartões virtuais devem chegar à ordem dos 553 bilhões de dólares até 2024. Reflexo não só da pandemia de coronavírus, que acelerou a transformação digital das empresas, mas também da necessidade de gerar mais facilidades para os clientes corporativos.
Velocidade nas transações, facilidade de parcelamento, maior controle de despesas e previsibilidade de fluxo de caixa são apenas alguns dos benefícios desse tipo de método de pagamento para quem compra.
Já para quem vende, recebimento do valor integral à vista, melhor gestão financeira, controle de fluxo de caixa e escalabilidade dos negócios são algumas das vantagens percebidas.
A mola propulsora do crescimento dos métodos de pagamento digital foi, sem dúvida, a pandemia de coronavírus. Porém, as vantagens percebidas pelas empresas ao longo do período pandêmico fizeram com que esse movimento não se retraísse. Pelo contrário, a adoção de meios de pagamentos digitais só tende a crescer, tanto no segmento B2C quanto no B2B.
Agora, a pergunta que fica é: sua empresa está pronta para oferecer todas essas facilidades aos seus clientes corporativos? Se a sua resposta foi “não” ou “mais ou menos”, não se preocupe.
Aqui na Íon, estamos constantemente desenvolvendo tecnologias que facilitam a sua vida. Acesse nosso site e conheça as opções que vão transformar os seus pagamentos digitais!