A dificuldade de recuperação da economia, o aumento da inflação e da taxa de juros no pós-pandemia colocou muitas empresas em estado de alerta com as taxas de inadimplência.
Se no segmento B2C o índice já preocupa, no B2B, o nível de endividamento é 4 vezes maior, segundo dados da CashU. Micro e pequenas empresas foram, sem dúvida, as mais afetadas. Segundo o Serasa, são mais de 5 milhões de PME’s inadimplentes na atualidade.
O segmento de serviços é o que mais se complicou com relação aos pagamentos: 51% das empresas estão endividadas. No comércio, o número é um pouco menor: 40%.
E quando você fornece produtos e serviços para essas empresas, a atenção deve ser redobrada. Vale a pena mesmo fazer a venda? Existe risco de a sua empresa ter um alto índice de inadimplência e também experimentar dificuldades financeiras?
Riscos sempre existem. Mas você pode reduzi-los com algumas estratégias de negócios, e uma delas é adotar métodos de pagamento inteligentes. Continue a leitura e entenda!
O que são métodos de pagamentos inteligentes?
Métodos de pagamentos inteligentes são aqueles que fazem uso de tecnologias para facilitar a transferência de valores entre duas pessoas ou empresas, evitando o uso de dinheiro, cheques ou cartões de crédito.
Dentre os métodos de pagamentos inteligentes que mais conhecemos estão o Pix, os aplicativos de pagamentos, as carteiras digitais e os links personalizados, por exemplo.
Todos esses recursos trazem facilidades para o consumidor que está adquirindo uma mercadoria, mas poucas empresas do segmento B2B oferecem esse tipo de método de pagamento para os seus clientes. Isso as mantêm reféns de métodos de pagamento tradicionais, que dificultam o controle financeiro e de inadimplentes.
Por que reduzir a inadimplência na sua empresa?
A inadimplência é caracterizada por um atraso igual ou superior a 90 dias nos pagamentos. E o principal motivo para reduzir a inadimplência dos seus clientes é óbvio: seu fluxo de caixa fica prejudicado.
Três meses de atraso em recebimentos pode se transformar em uma verdadeira bola de neve para a maioria das empresas. Se os seus clientes não pagam as faturas e você não tem caixa para pagar seus fornecedores, sua operação fica prejudicada, sem falar nos encargos e juros por atraso nos pagamentos.
Seus investimentos também podem ficar prejudicados, assim como a sua folha de pagamento. Pouco a pouco, os recursos, que deveriam ser suficientes para manter sua empresa em pleno funcionamento, se tornam escassos e as dificuldades de honrar seus compromissos financeiros aparecem, formando uma espiral sem fim.
Como calcular a taxa de inadimplência no seu negócio?
Se você não tem um controle adequado sobre a inadimplência de clientes, é de fundamental importância que comece agora mesmo. O cálculo é simples:
- Defina o período a ser analisado (últimos 12 meses, por exemplo);
- Liste o total de títulos e seus respectivos valores no período;
- Liste o total de títulos em atraso e seus respectivos valores no período;
- Divida o montante em atraso pelo montante total de títulos do período e multiplique o resultado por 100.
Com esse cálculo, você vai descobrir qual é sua taxa de inadimplência e vai poder comparar com outras empresas do seu setor de atuação. De acordo com o Sistema Financeiro Nacional, a taxa aceitável de inadimplência gira em torno de 5%. No entanto, isso varia de acordo com o segmento de mercado. Além disso, você precisa avaliar a realidade da sua empresa. Enquanto para algumas 5% pode não ser algo determinante, para outras pode significar muitos problemas financeiros à vista.
Como reduzir a taxa de inadimplência da sua empresa com métodos de pagamento inteligentes?
Os métodos de pagamento inteligentes permitem maior controle sobre entradas e saídas de dinheiro, bem como um monitoramento muito mais detalhado sobre o seu fluxo de caixa.
Com as ferramentas certas, você acompanha em tempo real as suas vendas, bem como a efetivação dos pagamentos. Dessa forma, fica mais simples identificar clientes inadimplentes e entrar em negociação com eles antes que o problema se aprofunde.
Veja algumas dicas que separamos para você reduzir sua taxa de inadimplência com métodos de pagamento inteligentes:
Invista em pagamentos digitais
O primeiro passo para evitar a inadimplência no seu negócio é implementar métodos de pagamentos digitais, como o ION PAY. Com ele, você oferece pagamentos via cartões de crédito, PIX e carteiras digitais por meio do aplicativo para smartphone, podendo conferir a efetivação da transação em imediatamente.
Isso significa dinheiro na sua conta praticamente em tempo real, sem burocracias e com a possibilidade de rendimentos maiores, já que o seu dinheiro pode ser investido de imediato.
Automatize o processo de cobrança dos seus clientes
Confiar que os clientes vão se lembrar de todas as contas ou vão priorizar a sua empresa na hora de quitar parcelamentos é confiar na sorte. Em vez disso, prefira automatizar o processo de cobrança.
Envie lembretes de vencimento por e-mail e SMS dois ou três dias antes da data e, no dia da cobrança, lembre-se de enviar um link direto para pagamento via WhatsApp.
Esse tipo de facilidade mantém seus clientes informados e contribui para que a sua taxa de inadimplência seja reduzida.
Diversifique seus meios de pagamento
Muitas empresas se tornam reféns de métodos de pagamento únicos, como boletos ou plataformas de cobrança específicas. Quando percebem, deixam de receber em dia porque seus clientes simplesmente não usam os mesmos recursos para realizar pagamentos.
Para evitar isso, você precisa investir em plataformas que oferecem uma gama diversificada de pagamentos para os mais diferentes perfis de negócios. Seus clientes devem poder realizar pagamentos por transferência, Pix, débito em conta corrente, aplicativos e carteiras digitais de forma simples, fácil e intuitiva.
Conte com parceiros que pensam em você
Na hora de escolher uma plataforma de vendas, lembre-se de que, além do fechamento de pedido facilitado, você também precisa de meios de pagamento inteligentes para estimular que seus clientes paguem de imediato ou sejam lembrados do vencimento das suas faturas. Portanto, encontre parceiros que oferecem essas e outras facilidades para a sua empresa.
Aqui na ION, oferecemos soluções que conectam sua empresa de ponta a ponta e evitam a inadimplência por meio de uma gestão transparente e atualizada minuto a minuto. Entre em contato com a nossa equipe e descubra o universo ION de soluções para o seu negócio!