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Parceiros estratégicos: como selecionar fornecedores e plataformas que geram valor de verdade

Parceiros estratégicos: como selecionar fornecedores e plataformas que geram valor de verdade

Parceiros estratégicos: como selecionar fornecedores e plataformas que geram valor de verdade

Ter parceiros estratégicos é fundamental para o sucesso de qualquer empresa, ainda mais para quem atua no setor de atacado e distribuição. Isso porque você depende de outros atores da sua cadeia de suprimentos para garantir o sucesso da sua operação.

Do abastecimento de estoques à entrega dos produtos em cada cliente, existe um esforço conjunto que deve ser bem estruturado para que não haja percalços no caminho e os seus compradores se sintam satisfeitos com o atendimento oferecido.

Além disso, existe toda uma infraestrutura tecnológica que precisa operar de forma sincronizada e eficiente, a fim de oferecer maior agilidade e produtividade para a sua equipe.

Diante de tudo isso, como selecionar fornecedores e plataformas que geram valor de verdade para o seu atacado e distribuição? É o que veremos neste artigo. Continue a leitura!

Fornecedores ou verdadeiros parceiros estratégicos?

Existem duas formas de lidar com as empresas com as quais seu atacado e distribuição possui relação: como simples fornecedores ou como parceiros estratégicos.

No primeiro caso, o único vínculo existente é o contrato de compra e venda. Embora possa funcionar bem e por muito tempo, acaba não existindo um compromisso de sucesso mútuo. Se alguma coisa mudar no cenário mercadológico ou econômico, é um vínculo que pode se desfazer rapidamente.

Já no segundo caso, a relação muda bastante. Ver os fornecedores como parceiros estratégicos requer mais investimento nas relações, contudo, também contribui de forma significativa para o crescimento de ambos.

Podem ser feitos acordos mais benéficos, como prazos de pagamento mais alargados e entregas mais frequentes e em menor volume, para evitar desperdícios.

Uma parceria estratégica também prevê preços justos e visão de longo prazo, com foco na sustentabilidade de ambas as empresas. É possível, ainda, integrar sistemas para melhorar a comunicação e otimizar processos, como a emissão de pedidos quando seu estoque atinge um limite mínimo.

Como você pode ver, formar parcerias estratégicas requer ver seus fornecedores como parte essencial do seu negócio. Afinal, sem eles seu atacado e distribuição não conseguiria operar.

Nesse sentido, precisa haver uma relação que vai muito além da transação financeira e que contempla a criação de verdadeiras cadeias de valor.

Mas como você pode escolher esses parceiros estratégicos para o seu atacado e distribuição?

Experiência e reputação de mercado

Uma boa forma de começar a escolher os melhores parceiros estratégicos é olhar para empresas que possuem experiência e reputação de mercado. Isso não significa que você deva ignorar empresas que estão começando, mas sim que precisa conhecer muito bem o mercado e quem está jogando nele.

Saúde financeira e sustentabilidade

Outro ponto determinante para a escolha de bons parceiros de negócios é avaliar a saúde financeira dessas empresas e seu plano de sustentabilidade. Aqui, entram não só as questões financeiras, mas também políticas ambientais e de responsabilidade social.

Visão de longo prazo

Quem está ávido para vender rapidamente, sem o estabelecimento de uma boa relação, talvez não esteja pronto para se tornar um parceiro estratégico. Portanto, avalie o empenho de cada fornecedor na criação de vínculos e na geração de valor, independentemente do volume de vendas imediatas.

Flexibilidade para crescer junto

Finalmente, não deixe de considerar se esse potencial parceiro está disposto a flexibilizar em algumas negociações para que vocês possam crescer juntos. Neste caso, estamos falando de preços, prazos e até condições de pagamento facilitadas.

Plataformas: escalar com segurança e suporte adequado

Contratar plataformas de SaaS se tornou algo tão comum em nosso dia a dia que muitas vezes deixamos de ver essas empresas como potenciais parceiras estratégicas.

Simplesmente acessamos sites, realizamos um cadastro e passamos a fazer uso das tecnologias sem muito contato com quem está por trás de toda a operação.

Mas a verdade é que essas empresas são fundamentais para um crescimento seguro e escalável em uma sociedade cada vez mais digital.

Além de facilitar a otimização de processos, as plataformas trazem benefícios adicionais, como melhor acompanhamento de dados e camadas adicionais de segurança cibernética.

Elas também podem contribuir para a construção de soluções customizadas, que atendam suas necessidades de forma mais personalizada. Isso sem falar na atualização tecnológica, que ocorre sem que o seu time de TI tenha que se preocupar com isso.

E como você pode escolher bons parceiros de plataformas?

Entenda suas necessidades primeiro

Antes de buscar uma plataforma, você precisa saber qual necessidade precisa ser atendida dentro do seu atacado e distribuição. Esse levantamento deve ser feito junto a cada setor ou até mesmo num grande brainstorming de toda a equipe.

Conheça as soluções disponíveis

Depois do mapeamento de necessidades, o próximo passo é conhecer as soluções disponíveis no mercado e o que elas oferecem. Esse levantamento pode ser feito pela equipe de TI, com base no trabalho anterior. Elencar os diferenciais de cada plataforma é uma boa maneira de criar um sistema de pontuação que auxilie na escolha da melhor solução.

Contate o fornecedor

Agora é hora de conquistar o seu parceiro estratégico. Mesmo que a empresa ofereça um sistema de plug and play, procure falar com um consultor de vendas, agendar um horário para tirar dúvidas e conhecer melhor quem está por trás da solução. Dessa maneira, você começa estabelecendo um vínculo mais próximo.

Mantenha uma comunicação de mão dupla

É comum que, enquanto as plataformas de SaaS não deem problema, a gente simplesmente esqueça que existe toda uma organização por trás delas. Contudo, se você tem visão de longo prazo e deseja construir parcerias estratégicas, convém ter reuniões periódicas com essas empresas.

Essas reuniões podem servir para estreitar laços, dar e receber feedbacks, propor novas funcionalidades, apresentar dificuldades que estão sendo sentidas pela sua equipe e até mesmo contribuir com o desenvolvimento de novas soluções.

Aqui na ION, acreditamos que o seu sucesso é o nosso sucesso. Por isso, desenvolvemos tecnologias capazes de escalar seus resultados e abrir portas para novas oportunidades. Se você está em busca de parceiros estratégicos, fale com a gente!

Gostou do conteúdo? Toda a produção foi elaborada pela  Évelim Wroblewski .