Na hora de definir sua estratégia de vendas, o que você prioriza: vender uma única vez para uma grande quantidade de pessoas ou investir no relacionamento de longo prazo para vender mais vezes para os mesmos clientes?
Embora vender um volume de produtos maior logo de início pareça a melhor estratégia, com o passar do tempo isso pode se tornar muito oneroso para sua empresa. Por isso, trouxemos algumas dicas de como se preparar para vender mais a longo prazo.
Mas, antes de entrarmos diretamente nas dicas, que tal entender o porquê de as vendas imediatas não serem a melhor opção?
Por que vendas imediatas são mais caras?
Empresas que focam somente nas vendas imediatas, sem a construção de um relacionamento com o cliente, estão sempre em busca de novos consumidores. E para atrair novos consumidores, é preciso investir em marketing.
Quanto mais você gasta com marketing para captar novos clientes, deixando os já conquistados de lado, maior é o seu custo de aquisição de clientes, fazendo a balança financeira pender contra o seu negócio.
Além disso, os clientes que se sentem abandonados pela sua marca rapidamente podem migrar para outro fornecedor que entenda a importância de investir em relacionamento e fidelização.
Diante disso, além de perder a oportunidade de vender mais, você também sai perdendo em reputação de marca. Algo extremamente difícil de se construir, mas fácil de se perder.
Dito isto, vamos ao nosso roteiro de vendas a longo prazo.
Como vender mais a longo prazo?
Vender mais a longo prazo é consequência de uma única decisão da sua empresa: colocar o cliente no centro das estratégias de marketing e vendas, nutrindo um relacionamento sincero, transparente e que gere valor. E o que você pode fazer para conquistar tudo isso?
Invista em tráfego orgânico
Focar apenas em anúncios pagos pode onerar seu fluxo de caixa e comprometer outras estratégias de marketing e vendas mais sustentáveis a longo prazo. Por isso, investir no tráfego orgânico é a melhor forma de vender mais com o passar do tempo.
Para tanto, você precisa de uma boa estratégia de inbound marketing que envolva seus potenciais clientes com conteúdos que gerem valor. Assim, você constrói reputação de marca e mantém sua empresa sempre presente no dia a dia dos seus consumidores.
A grande vantagem do tráfego orgânico é que ele vai ganhando cada vez mais impulso, transformando-se em uma grande alavanca de negócios para a sua empresa.
Previna o abandono de carrinho
Se você faz vendas pela web, um dos pontos críticos a ser observado para vender mais é a sua taxa de abandono de carrinho. Em média, 70% das pessoas que chegam à página de checkout acabam não concluindo a compra. E o que você pode fazer com relação a isso?
Primeiramente, educar o seu público consumidor de modo que ele perceba a relevância dos seus produtos e as vantagens de comprar da sua marca.
Em segundo lugar, você pode desenvolver estratégias de recuperação de carrinho abandonado, seja por e-mail, WhatsApp ou mesmo ligação direta para o cliente que deixou de comprar.
O importante aqui é não deixar que a pessoa vá embora sem entender o porquê da desistência da compra e tentar quebrar essa objeção em favor da sua empresa.
Crie uma esteira de produtos
Se você pretende manter um relacionamento de longo prazo com seus consumidores, é fundamental ter o que oferecer a eles. Nesse sentido, convém estruturar uma esteira de produtos que acompanhe a jornada do cliente.
Você pode pensar em duas frentes: upsell ou cross sell. Na primeira, você tem produtos de custo mais elevado e valor agregado maior. Por exemplo, você pode ter uma marca de iogurte comum e outra sem lactose.
Na segunda opção, a ideia é que o comprador diversifique entre o seu portfólio de produtos. Continuando com o exemplo do iogurte, além deste produto, você poderia vender granola para o mesmo cliente. Ou seja, produtos que se complementam.
A ideia do cross sell e do upsell é fazer com que você se torne um fornecedor de várias soluções, de modo que seus clientes não precisem buscar outros. Isso se chama conveniência, uma das características mais apreciadas pelos consumidores na atualidade.
Crie gatilhos de inatividade
Entender o comportamento dos seus clientes e a jornada de relacionamento com a sua empresa permite estimar em quanto tempo um cliente se torna inativo e deixa de comprar da sua marca.
E ter esses dados em mãos pode ser um grande diferencial nas suas vendas. Isso porque você pode criar gatilhos de inatividade no seu CRM ou sistema de automação de marketing, enviando campanhas personalizadas de reengajamento dessa base.
Aqui, vale a pena fazer uma oferta exclusiva, oferecer um bônus por fidelidade ou criar programas de recompensas que evitem essa inatividade.
Use e abuse das notificações nativas
Se você já possui um aplicativo de vendas diretas, pode usar e abusar das notificações nativas no mobile para manter seus clientes a par de promoções, produtos complementares ou quaisquer novidades no seu portfólio de produtos.
Esta é uma maneira muito rápida e segura de manter um relacionamento próximo e personalizado com seus clientes. Além disso, você consegue ter acesso aos dados comportamentais logo após o envio das mensagens em tempo real, verificando quem interagiu e quem não interagiu com a sua comunicação.
Tenha um catálogo digital
Um catálogo de produtos digital pode ser facilmente acessado e compartilhado por qualquer pessoa, além de facilitar no momento de pesquisar uma solução da sua empresa.
Ele também pode ser personalizado de acordo com as cores da sua marca, trazendo mais profissionalismo para a comunicação da sua empresa.
Agora que você já tem um roteiro de ações para vender mais, comece a preparar seu time para superar as metas de vendas!