Você sabe o que é ruptura de estoque? Ela pode ser definida, basicamente, como aquele momento em que um cliente procura por algum item em um estabelecimento e não o encontra disponível para a venda. Além disso, pode ser que ela aconteça também em relação a produtos que possuem alto giro de comercialização.
Gerenciar o estoque com assertividade é a principal forma de evitar com que isso aconteça. Caso você não saiba por onde começar ou se ainda não faz em sua empresa, não se preocupe. Neste post, nós ajudaremos. Acompanhe!
Principais causas da ruptura de estoque
Por ser um problema recorrente entre as diversas lojas disponíveis no mercado, saber as causas que levam a uma ruptura do estoque pode ser uma vantagem em relação à concorrência. Entre elas, é possível citar os problemas com pedidos, que é quando uma solicitação por um determinado produto foi realizada junto aos fornecedores, porém ele ainda não foi recebido pelo lojista.
Há ainda problemas em relação ao gerenciamento das compras, que é quando o varejista não realiza um bom gerenciamento dos produtos que compra dos fornecedores para vender no seu estabelecimento. Com isso, pode ocorrer a falta de determinados produtos no estoque e, por consequência, faltará produtos nas gôndolas.
Por fim, é preciso ficar atento em relação aos erros de previsão de demanda. É quando o dono do estabelecimento não consegue prever quando os clientes procurarão por um certo produto por meio do seu sistema ou da ferramenta de gestão que utiliza.
Formas de evitá-la
Agora que você já conhece as principais causas da ruptura do estoque, a seguir, listamos algumas providências que podem ser tomadas a fim de evitá-la. Confira.
Conheça as causas
Realizar uma boa gestão de estoque dependerá diretamente de uma análise correta de algumas variáveis que influenciam nos resultados — tanto os positivos quanto os negativos. Quanto aos satisfatórios, o intuito é otimizá-los sempre; já em relação aos que não performaram como o esperado, a intenção é analisá-los e melhorar cada um deles.
Quando um gestor conhece as causas dos gargalos que causam a ruptura do estoque em sua empresa, consegue planejar e executar ações corretivas e ter controle sobre elas para que o problema seja diminuído ou eliminado de vez. A falta de conhecimento sobre eles, por outro lado, só fará com que o negócio perca cada vez mais dinheiro.
Conheça seus clientes
Sabe quando você vai até uma loja, procura por um produto e não o encontra? É esse mesmo sentimento que o seu cliente sente ao não achar um item no seu estabelecimento. Para evitar que eles se frustrem e, consequentemente, deixem de ser seus consumidores, uma boa ideia é conhecer suas rotinas e seus hábitos.
Além desse conhecimento prévio sobre quem consome a mercadoria do seu negócio, entender o contexto social em que eles estão inseridos também é positivo para a sua empresa. Isso porque esse hábito o ajuda a saber a periodicidade em que os produtos são mais procurados e, assim, tornar os processos de compra e de ações promocionais mais assertivos.
Como você pode perceber, a ruptura de estoque é algo que atrapalha a fluidez de compra e vendas do seu negócio e, por esse motivo, deve ser evitada. Com as dicas postadas aqui, esperamos que essa etapa se torne mais simples de ser realizada.
Gostou do assunto abordado no post? Então, aproveite e entenda agora a importância da cobertura de estoque para o seu negócio!