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Vendas de final de ano: como fazer um caixa extra para investir em 2026?

Vendas de final de ano: como fazer um caixa extra para investir em 2026?

Vendas de final de ano: como fazer um caixa extra para investir em 2026?

Dezembro já está chegando e além de focar nas vendas de final de ano, você também precisa começar a planejar 2026.

Onde estará o foco do seu crescimento? Em quais áreas seu atacado e distribuição precisa investir para seguir se consolidando no mercado? E mais: como fazer um caixa extra para colocar esses planos em andamento?

É sobre isso que falaremos neste artigo. Continue a leitura!

Reative clientes antigos

Uma boa maneira de aumentar as vendas de final de ano é reativar clientes que estão inativos. Seu time de marketing pode começar esse movimento criando campanhas de e-mail personalizadas, com base nos dados históricos de cada cliente.

Após a ativação por e-mail, um representante de vendas pode fazer uma chamada rápida, para entender qual é o momento da empresa, o que eles estão precisando e como seu atacado e distribuição pode ajudar.

Neste momento, vale mais a pena atuar de forma consultiva, aplicando a escuta ativa para entender o contexto do potencial cliente. Depois dessa conversa, coloque seu time comercial para montar uma proposta personalizada, com um mix de produtos exclusivo para esse cliente.

Aumente o ticket médio

Os últimos meses do ano são sempre de grande expectativa no comércio. Diante disso, uma boa forma de aumentar as vendas de final de ano é ajudando seus clientes a reforçar o estoque enquanto você faz o seu girar.

E você não precisa ir muito longe: 20, 30, 50 unidades a mais que sejam compradas por um cliente habitual já podem reforçar o seu caixa para que você comece 2026 com uma folga maior para dar andamento aos seus projetos.

Aqui, o segredo é compreender bem quem é cada cliente e o que ele precisa. Nesse sentido, seu time comercial tem conhecimento suficiente para dizer quais produtos cada cliente vende mais e como eles poderiam aproveitar as vendas de final de ano.

Faça promoções

Final de ano é sempre um ótimo momento para fazer promoções e aumentar as vendas. Comece olhando para o que está parado no estoque e precisa ser renovado rapidamente.

Converse com seus times comercial e logístico para criar pacotes de produtos complementares. Fale com o financeiro para ver quanto de desconto pode ser dado em cada unidade sem afetar seus resultados.

A intenção aqui é ganhar no volume de vendas, enquanto você abre espaço para renovar seu estoque e começar 2026 com mais potencial para investimentos.

Diversifique sua carteira de clientes

Embora focar apenas em um segmento ajude no entendimento do mercado e na estratégia de vendas, diversificar seu market share pode ser uma boa forma de gerar um caixa extra no fim de ano.

Se você vende para grandes supermercados, por exemplo, que tal tentar abrir espaço com os minimercados? E as mercearias de bairro?

Mesmo que o volume de vendas não seja tão grande, você pode encontrar um nicho bastante promissor de clientes que não são assistidos por nenhum atacado e distribuição.

Ofereça frete gratuito

O frete gratuito pode ser uma ferramenta de alavancagem para as vendas se você atrelá-lo a um certo volume de compras. Isso pode incentivar que os clientes comprem mais e, ao mesmo tempo, ressoar como um valor agregado para quem se relaciona com o seu atacado e distribuição.

Mas aqui vale um alerta: é essencial que você tenha um bom planejamento de rotas para aproveitar o deslocamento e não acabar gerando prejuízos com custos extras.

No ecossistema de soluções da ION, por exemplo, você conta com o ION Rotas, que auxilia na definição de itinerários dos seus representantes, monitoramento da equipe e acompanhamento da performance.

Tenha produtos à pronta entrega

Ser a solução ideal quando seus clientes mais precisam também pode se tornar um motor de vendas no final do ano. E uma das maneiras de fazer isso é ter produtos disponíveis à pronta entrega.

Segmentos como pet shops, farmácias e cosméticos, por exemplo, podem fazer uso desse tipo de serviço, a fim de atender pedidos de última hora de clientes ou até mesmo para repor estoques.

Com esse tipo de serviço, além de gerar mais valor para os seus clientes, seu atacado e distribuição se torna uma referência para compras futuras, o que pode se traduzir em receitas recorrentes.

Faça anúncios segmentados

Estar onde seus clientes estão a qualquer momento do dia ou da noite é a melhor forma de mostrar que a sua marca não descansa na hora de oferecer os melhores produtos. E a maneira perfeita de fazer isso é por meio de anúncios online.

Com anúncios em plataformas como o Google, você encontra o perfil ideal de cliente e coloca suas ofertas diante dele no melhor momento: quando ele está pesquisando.

Assim, consegue atrair a atenção de novos potenciais clientes e também manter sua marca presente para os clientes atuais, o que pode gerar ainda mais engajamento e vendas.

Crie programas de indicações

O boca a boca continua sendo uma das maneiras mais efetivas de atrair clientes, seja no B2B ou no B2C. Sendo assim, uma boa maneira de aumentar as vendas de final de ano é criar um programa de indicações que premie os clientes que indicarem novos clientes para o seu atacado e distribuição.

Esse programa pode conceder descontos, prazos de pagamento maiores, frete grátis e outras vantagens tanto para quem indicar quanto para quem for indicado e fechar um novo contrato.

Tenha um e-commerce

As vendas de final de ano já estão acontecendo e boa parte dessa movimentação acontece online. Só para você ter uma ideia, a estimativa de faturamento da Black Friday 2025 é de 11 bilhões de reais, um novo recorde em relação aos anos anteriores.

E essas vendas não acontecem somente no B2C. O e-commerce corporativo ganha cada vez mais espaço nesse tipo de ação e você pode aproveitar o clima de descontos e promoções para vender mais no final de ano.

Se você ainda não tem um e-commerce, chegou a hora de investir na sua loja virtual. Conheça agora mesmo o ION Direto!

Gostou do conteúdo? Toda a produção foi elaborada pela  Évelim Wroblewski .