O segmento de e-commerce foi um dos que mais prosperou nos últimos anos, atingindo um patamar de vendas nunca visto, mesmo com a pandemia e a crise econômica que se seguiu.
E um dos elementos determinantes para esse crescimento foi, sem dúvida, o aumento das vendas mobile. De acordo com relatório da empresa Dynamic Yield, 60% do tráfego do e-commerce vem de dispositivos mobile.
Considerando que até 2026 devemos ter cerca de 1,53 bilhão de smartphones sendo vendidos por ano, a expectativa é que as vendas móveis continuem crescendo e trazendo melhores resultados para as empresas.
Quer se preparar para esse mercado? Então continue a leitura e conheça as tendências de vendas mobile que você não pode ignorar nos próximos anos!
A experiência do usuário está no centro das atenções
Embora 60% do tráfego do e-commerce venha de dispositivos móveis, apenas 16% das conversões vêm dos smartphones. Isso significa que as pessoas consultam produtos no celular e efetuam as compras no desktop.
A razão para esse comportamento é a insatisfação dos consumidores com a experiência de compra no mobile. Com sites antigos, pesados e não projetados para dispositivos móveis, concluir uma compra pode se tornar um enorme desafio.
Quando nos voltamos para as vendas mobile no segmento B2B, essa barreira pode ser ainda maior, já que compras corporativas costumam ser feitas em grandes quantidades.
E quanto mais frustrado um consumidor fica com a experiência de compra, menores são as chances de você alavancar seu faturamento.
Nesse sentido, uma das tendências que devem nortear sua tomada de decisão nos próximos meses é como aprimorar a experiência de compra dos seus clientes no ambiente mobile.
Social Commerce
Outra tendência que deve ser aproveitada é o social commerce, ou seja, as vendas realizadas dentro das redes sociais, de forma nativa.
O social commerce permite que as pessoas interajam com produtos enquanto estão rolando seus feeds, tornando a experiência de compra mais orgânica e até mesmo integrada à sua estratégia de marca.
Sabe aquela “sutileza” das marcas ao vender seus produtos em filmes e séries? Pois bem, aproveite essa inspiração para incluir produtos em peças de conteúdo e entretenimento, potencializando sua consciência de marca e atraindo cada vez mais consumidores para a sua empresa.
Não se engane: o comprador corporativo também é um consumidor e usuário de redes sociais. E quanto mais você colocar sua marca em evidência, maiores serão as chances de chegar até ele.
Segurança
A clonagem de celulares é uma realidade que afeta milhares de brasileiros todos os dias, gerando uma série de problemas.
Dentre os mais evidentes e preocupantes está o uso indevido de contas bancárias e realização de compras mobile através de cartões virtuais. Por isso, um das tendências para as vendas mobile é a garantia de vendas seguras.
Criptografia de ponta a ponta, verificação em duas etapas, login através de digitais, dentre outros recursos, devem ser considerados na hora de oferecer produtos no mobile commerce.
E se o seu público é B2B, esse cuidado deve ser redobrado, tendo-se em vista os tickets maiores a cada venda realizada pelo celular.
Personalização da experiência
A personalização das vendas no mobile se torna mais fácil de ser realizada porque você tem acesso a uma série de dados de cada consumidor, como localização, horário em que costuma realizar compras, sites visitados, histórico de compras, entre outros.
Com base nesses dados, é possível oferecer uma experiência de compra quase que individualizada, mostrando produtos de interesse de cada pessoa de acordo com seu perfil.
Para tanto, você só precisa de tecnologias como a Inteligência Artificial, que permite confrontar dados em tempo real e oferecer insights de produtos no momento certo para cada cliente.
Além disso, aproveitando a integração de aplicativos e a possibilidade de uso de recursos pouco explorados atualmente, como o SMS, por exemplo, você pode criar campanhas de vendas pontuais e direcionadas para determinados públicos de forma simples, rápida e bastante efetiva.
Compras com 1 clique
Sim, essa experiência que já é de praxa em alguns sites, como Amazon, também é listada como uma das tendências de vendas mobile para os próximos anos.
Isso porque a maioria dos e-commerces ainda não adotou a estratégia e continua perdendo vendas por não proporcionar comodidade e agilidade na hora das compras.
De acordo com a Baymard, a taxa de abandono de carrinho no e-commerce é de impressionantes 70%. Agora imagine se você conseguisse reduzir a sua taxa de abandono com uma simples mudança, como a compra com um clique.
Além de promover uma experiência de compra mais ágil e fluida para os seus clientes, você ainda poderia elevar consideravelmente o seu faturamento.
Compras por voz
Em 2023, as vendas mobile por voz devem atingir um faturamento de 19,4 bilhões de dólares, um salto de mais de 400% comparado a 2021.
Obviamente, esse movimento é impulsionado pelo uso cada vez mais comum dos assistentes virtuais, como a Siri ou o Google Assistant, e também pela conveniência, agilidade e acessibilidade desse tipo de recurso.
Falar é mais rápido do que digitar e pode ser feito enquanto o consumidor está na academia, no trânsito ou ou qualquer outra situação em que a digitação não seja a melhor opção.
Isso proporciona uma melhor experiência de compra, além de acelerar as vendas mobile para quem adere a esse modelo de mobile commerce.
Vendas por aplicativos próprios
As vendas por meio de apps próprios também estão em franco crescimento e devem se consolidar nos próximos meses como uma das melhores formas de fidelização de clientes.
Ao desenvolver um aplicativo de vendas próprio, sua empresa proporciona maior reconhecimento de marca, segurança e controle sobre as vendas, podendo desenvolver estratégias de relacionamento com o cliente cada vez mais personalizadas.
E sabe qual é a melhor notícia? Você não precisa começar do zero. Você pode ter um aplicativo com a cara da sua empresa de forma rápida e segura. Basta entrar em contato com o nosso time de vendas e conhecer o ION Direto!.