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premiação para equipe de vendas

7 dicas de como definir estratégias de premiação para equipe de vendas

Em tempos de alta competitividade no mercado, pode parecer que a premiação para equipe de vendas é desperdício de dinheiro. Afinal, cumprir as metas estabelecidas pela empresa da melhor maneira possível não passa de obrigação dela, certo? Errado.

Uma das principais maneiras de aumentar os indicadores de produtividade, impulsionar as vendas e obter entregas melhores é investir na motivação do time comercial, e entre os meios mais efetivos de conseguir isso estão estratégias como bonificação e premiação.

Entretanto, muitos gestores ainda têm dúvidas de como executar essas tarefas de forma justa e eficaz. Por isso, apresentamos 7 dicas para ajudar com isso. Continue a leitura e confira!

Defina as premiações para equipe de vendas

Antes de mais nada, escolha como a sua empresa recompensará aqueles profissionais altamente motivados que entregam os resultados esperados — e algumas vezes até mais um pouco — de acordo com o seu controle de vendas.

1. Prêmios físicos e digitais

Entre todas as premiações para times de vendas externas, as recompensas físicas e digitais talvez sejam as mais comuns. Contudo, é muito importante conhecer bem os profissionais do seu time no intuito de escolher uma premiação de acordo com aquilo que eles de fato aproveitarão. Seguem sugestões de brindes para prêmios físicos e digitais:

  • perfumes;
  • garrafas de bebidas (espumante, vinho, cerveja artesanal, gim etc.);
  • relógios;
  • automóveis;
  • eletrodomésticos (geladeira, cafeteira, micro-ondas, airfryer etc.);
  • eletrônicos (smartphones, tablets, notebooks etc.).

2. Premiação monetária

Se você perguntar para qualquer representante comercial autônomo sobre como ele deseja receber as remunerações por metas batidas, a resposta, em grande parte dos casos, será: em dinheiro. Afinal, com ele, o vendedor poderá gastar da forma que achar melhor, seja para quitar um financiamento, para adquirir um bem ou fazer uma viagem dos sonhos, por exemplo.

3. Brindes da empresa

Engana-se quem pensa que os brindes oferecidos pelas empresas não têm nenhum valor. A verdade é que os melhores vendedores gostam de recebê-los nem tanto pela cifra representada por eles, mas pelo significado de uma conquista. Você pode ter à disposição alguns brindes da marca com o objetivo de premiar a equipe de vendas como:

  • canecas;
  • camisas;
  • agendas;
  • canetas;
  • necessaires, entre outros.

4. Cartões de benefício

Outras ótimas possibilidades para reforçar uma campanha de incentivo com simplicidade e flexibilidade são os cartões de benefícios. Hoje em dia, há uma grande variedade de opções, sendo que os mais usuais são os “Cartões Cultura”, por meio dos quais a organização proporciona o acesso a peças de teatro, shows e cinemas.

Além disso, com esse cartão, o colaborador pode comprar livros e outros itens que incentivam o seu desenvolvimento e capacitação. Assim como os “Cartões Presente”, que podem ser usados em uma grande rede de lojas conveniadas, garantindo diversas opções para o funcionário contemplado.

5. Cursos profissionalizantes

De modo geral, as pessoas que trabalham com vendas prezam pelo sucesso e são bastante competitivas. Dito isso, a autorrealização caminha junto com o investimento profissional e é algo que todo bom representante que preza pelo relacionamento com o cliente busca. Muitos têm o desejo de fazer um MBA ou aprender outro idioma, por exemplo.

Investir em premiação para equipe de vendas com foco no desenvolvimento de competências, portanto, pode ser um excelente caminho. Em seguida, apresentamos algumas sugestões de cursos profissionalizantes:

  • sessões de coaching;
  • treinamentos exclusivos;
  • participação em imersões em vendas, convenções, eventos e seminários;
  • bolsas de estudos para cursos na área (custeio de 50% da mensalidade ou bolsa integral).

6. Experiências marcantes

Ainda que os profissionais da área de vendas gostem de receber premiações em dinheiro, pergunte a qualquer pessoa quanto foi o extra que ganhou nas últimas remunerações. Fatalmente, quase ninguém se lembra.

No entanto, quando uma empresa proporciona experiências diferenciadas, ela fica marcada no coração e na mente dos representantes autônomos que fizeram por merecê-las. Isso porque a história que você proporciona para a vida desses talentos pode valer mais do que o dinheiro que eles recebem, além de motivá-los ainda mais a produzir e fazer mais negócios.

7. Prêmio surpresa

Os valores pessoais são coisas preciosas na vida dos indivíduos. Alguém pode fazer trabalhos voluntários em uma ONG, ter o sonho de conhecer um determinado país ou ainda ter paixão por cinema.

Imagine quem trabalha como voluntário poder entregar uma doação para a ONG que assiste, aquele que tanto deseja uma viagem específica recebê-la como prêmio ou até mesmo o aficionado por cinema receber um ano de ingressos grátis?

Se na sua organização as pessoas perceberem que, em função de seu esforço pessoal, seus maiores valores podem se transformar em premiações surpresa, além de sentirem que são conhecidos de maneira próxima e que são valorizados. Não restam dúvidas que tanto a produtividade quanto os resultados aumentarão.

Estabeleça objetivos coletivos e metas individuais

Por mais que estruturar uma campanha de premiação por performance possa parecer algo complexo, é um processo mais simples do que se imagina. A primeira etapa é identificar os objetivos macro do negócio.

Após isso, é possível desmembrar esses objetivos (sejam qualitativos, quantitativos ou ambos) em metas coletivas e individuais, mas sempre envolvendo todos para engajar os funcionários. Essas metas e objetivos devem ser de fácil compreensão, com o objetivo de conquistar os resultados de maneira mais rápida e a fim de evitar interpretações equivocadas.

Por sua vez, as metas individuais devem ser estipuladas e distribuídas de acordo com os limites de atuação, experiência e senioridade dos seus representantes comerciais. Também é importante que essa definição seja simultaneamente arrojada e possível no intuito de evitar o risco de provocar o efeito contrário e desmotivar os talentos.

Além disso, é crucial adotar indicadores de desempenho inteligentes e métricas claras, com o objetivo de facilitar a análise de dados de vendas realizadas. Por fim, a premiação para equipe de vendas por performance tem o potencial de fortalecer a autoconfiança e a motivação, contribuindo até mesmo para o desenvolvimento de outras competências, como a resiliência, a persuasão e a empatia.

Conheça as melhores maneiras de acompanhar o trabalho da equipe

Para que você possa promover uma premiação para equipe de vendas com competência e correção, é muito importante que tenha mecanismos precisos, que permitam o acompanhamento do desempenho como um todo e da performance individual de cada colaborador. Continue lendo e descubra maneiras de fazer isso.

Não abra mão da elaboração de relatórios precisos

Elaborar e verificar relatórios precisos são atitudes fundamentais para conseguir ter sucesso em sua estratégia de premiação para equipe de vendas. Afinal, é por meio desse tipo de solução que você poderá verificar o andamento do seu negócio e, sobretudo, de que maneira cada colaborador está contribuindo (ou não) para o desempenho.

Uma boa ação é estipular alguns indicadores, que ajudam a ver a performance de maneira quantitativa e objetiva. Crie métricas, portanto, que reflitam o que o seu time deve produzir e, de forma periódica, veja se ele está ficando abaixo ou acima do esperado, sempre analisando e compreendendo as razões para cada efeito obtido.

Faça reuniões de esclarecimento com os funcionários

Fazer reuniões esporádicas de esclarecimento com os seus colaboradores é, sem sombra de dúvidas, outra das melhores maneiras de acompanhar o trabalho da equipe e ter mais precisão na sua estratégia de premiação para equipe de vendas. Esse é um momento no qual você pode tanto analisar os resultados, quanto estipular novas metas.

Também é uma alternativa viável para acompanhar os processos enquanto eles acontecem, ao invés de só fazer isso depois que eles já chegaram a um final. Dependendo do seu negócio, você pode fazer isso semanalmente, mensalmente ou como julgar melhor. Isso garante um monitoramento mais eficiente e mais completo de sua equipe.

Mantenha o canal de comunicação aberto

Embora as reuniões de esclarecimento com os funcionários já sejam uma excelente oportunidade para os funcionários expressarem as suas opiniões e deixarem as suas sugestões, essa não deve ser a única maneira pela qual você abre um canal de comunicação com os seus colaboradores. Ampliar essa prerrogativa é algo essencial.

É muito importante ter liberdade e clareza para ambos os lados, desde que o lado profissional seja, logicamente, mantido e valorizado. Seja claro ao delegar tarefas, passando todas as informações necessárias e elucidando quaisquer dados que possam gerar dúvidas. Encoraje que emitam opiniões e leve em consideração o que disserem.

Use um sistema de acompanhamento em tempo real

Por fim, não poderíamos deixar de falar que uma das melhores maneiras de acompanhar o trabalho da equipe e de promover uma premiação para equipe de vendas consiste em fazer uso de um sistema de acompanhamento em tempo real. Esse tipo de solução pode mudar o seu negócio e se tornar o diferencial competitivo que você desejava.

Com uma ferramenta como a ION, você centraliza os dados mais importantes e ainda insere novas informações, analisando os desempenhos e facilitando o reconhecimento dos maiores destaques do seu time de vendas. Essa é uma estratégia que afeta positivamente a produtividade e ajudará a maximizar os seus lucros no final do mês.

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