5 dicas para otimizar a sua gestão remota de equipes
O trabalho home office começava a dar os primeiros passos no Brasil. A chegada da pandemia acelerou o processo e obrigou empresas e líderes a se adaptarem à gestão remota, adotando ferramentas e comportamentos coerentes com essa nova modalidade de atuação.
Embora tenha muitos pontos positivos, a gestão à distância pode trazer algumas dificuldades. Neste post, apresentamos algumas dicas para driblar os obstáculos, com práticas e ferramentas que podem ajudar. Confira!
1. Crie um planejamento de trabalho
O plano de trabalho nada mais é do que a determinação das ações que devem ser tomadas para a realização dos projetos. Para que funcionem bem, precisam apresentar de maneira clara o que será feito, como será feito, quem fará e até quando deve ser feito.
Quando falamos de projetos extensos, vale a pena quebrá-los em etapas menores, garantindo assim mais foco em cada fase do processo e a conferência dos resultados. Essa abordagem ajuda a diminuir correções e garante mais rapidez na condução do escopo.
2. Estabeleça metas e objetivos claros para cada período
A definição de metas claras ajuda a guiar os profissionais na realização das tarefas e também dá parâmetros para cobranças.
Sabendo exatamente o que deve entregar, o colaborador fica mais à vontade para realizar o trabalho da melhor maneira possível, comprometido com o resultado esperado.
3. Defina e documente processos
A documentação de processos muitas vezes é negligenciada durante um processo de gestão, mas é um passo essencial para garantir um fluxo claro de tarefas. Essa necessidade aumenta quando falamos de trabalho remoto.
Formalize as etapas e deixe-as disponíveis para consulta. Arquive e-mails e registros na nuvem, além de pedir relatórios para seus funcionários sobre o andamento das tarefas.
Esses controles são essenciais para que o trabalho tenha continuidade, mesmo quando realizado à distância.
4. Utilize um sistema de gestão remota na nuvem
A gestão na nuvem é a maneira mais eficiente de coordenar o trabalho de uma equipe que atua à distância, e muitas vezes até mais barato.
Com arquivos compartilhados, os profissionais podem atualizar documentos, disponibilizar dados e manter a homogeneidade das informações, que devem ser disponibilizadas para todo o time.
A tecnologia será o seu maior aliado durante a gestão à distância, permitindo o contato com os colaboradores e a troca de informações de maneira rápida e assertiva.
5. Monitorar o desempenho dos colaboradores
Também é possível acompanhar o trabalho sem estar na mesma sala. Em alguns casos, o fato de estar em casa e se livrar do deslocamento e do trânsito faz com que muitos profissionais tornem-se mais produtivos.
Acompanhe o desempenho de cada funcionário e, caso perceba uma queda grande em uma pessoa que geralmente traz resultados, coloque-se à disposição para uma conversa. Procure entender o que está atrapalhando e ofereça apoio. Enquanto algumas pessoas migram para o trabalho remoto com facilidade, outras sentem dificuldades de adaptação.
Com essas 5 dicas, é possível instituir uma gestão remota empática e produtiva, sem abrir mão da seriedade na condução dos projetos. Para ajudar no processo, conte com um software eficiente e que possa ser usado em diferentes cenários de trabalho.
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