Desenvolva sua equipe com base nos estilos de liderança
A liderança cumpre um papel fundamental em qualquer organização. Com uma boa liderança, é possível gerar maior comprometimento da equipe, superar metas e criar um ambiente organizacional propício à colaboração.
Por outro lado, a falta de liderança pode gerar um clima organizacional hostil, desmotivar o time e gerar prejuízos humanos e financeiros. Por isso, investir na formação de líderes vem se tornando uma das prioridades de pequenas, médias e grandes empresas.
Só para você ter uma ideia, 79% das pessoas pedem demissão pela falta de valorização no trabalho. Ao mesmo tempo, 77% das empresas assumem que faltam lideranças estratégicas em seus quadros de colaboradores. E, para completar esse rol de estatísticas, 69% dos profissionais afirmam que se dedicariam mais ao trabalho, caso se sentissem valorizados.
Em resumo, para obter um time mais engajado, você precisa desenvolver pessoas. E uma das melhores formas de fazer isso é aplicando os estilos de liderança na sua empresa.
Continue a leitura e saiba o que são estilos de liderança e como eles podem te ajudar a ter melhores resultados!
O que são estilos de liderança?
Estilos de liderança são comportamentos e atitudes adotados por um profissional para orientar, motivar e gerenciar pessoas no ambiente de trabalho.
A escolha do estilo de liderança certo para cada situação pode ser determinante para atingir as metas da empresa e promover um ambiente de trabalho propício ao crescimento.
Além disso, ao conhecer os diversos estilos de liderança, cada líder pode identificar quais são seus pontos fortes e fracos e, assim, buscar aperfeiçoamento para melhorar sua habilidade de gestão de equipes.
Então, que tal irmos direto ao ponto e conhecermos os principais estilos de liderança empregados nas empresas?
Quais são os principais estilos de liderança?
Liderança é uma habilidade que pode ser aprendida ao longo do tempo, por isso, não se preocupe se o seu time ainda não tem essa competência bem desenvolvida.
Nosso intuito aqui é te apresentar quais são os estilos de liderança mais comuns para que você tenha mais ferramentas e recursos para gerenciar sua equipe de maneira estratégica.
Liderança democrática
Como o próprio nome sugere, neste estilo de liderança o líder toma decisões com base nas contribuições de todas as pessoas da equipe.
A principal característica da liderança democrática é a colaboração. Neste sentido, é um dos estilos de liderança mais interessantes para gerar maior engajamento e participação da equipe.
Outra vantagem da liderança democrática é o compartilhamento de autoridade, isto é, a pessoa que possui mais experiência ou conhecimento em determinada área tem sua autoridade reconhecida para ajudar a identificar o melhor caminho.
Liderança autocrática
Diferentemente da anterior, a liderança autocrática é aquela na qual o líder toma as decisões sozinho, sem considerar as opiniões da equipe.
Embora pareça uma maneira mais simples e rápida de conduzir as coisas, a liderança autocrática pode criar um ambiente hostil, no qual as pessoas não se sentem ouvidas. Além disso, o clima de medo pode contribuir para um menor engajamento da equipe e uma alta rotatividade de funcionários.
A liderança autocrática é um dos estilos de liderança mais polêmicos, mas pode ser benéfico em situações de crise ou quando a empresa precisa tomar decisões rápidas, em que não há tempo de fazer consultas e entrar em debates.
Liderança transacional
A liderança transacional ocorre quando existe uma relação de troca entre as partes. Ou seja, a empresa paga um valor X para que a pessoa execute um determinado trabalho.
Este estilo de liderança é bastante comum em equipes de marketing e vendas, que possuem metas financeiras a serem atendidas. Assim, quando a meta é atingida ou superada, a equipe ganha bônus ou algum tipo de remuneração variável.
Se, por um lado, esse estilo de liderança deixa todas as responsabilidades muito claras, por outro, pode prejudicar a interação e o engajamento da equipe, pois a relação pode se tornar totalmente comercial.
Liderança transformacional
A liderança transformacional tem por base o respeito à diversidade e ao ritmo de desenvolvimento de cada pessoa, promovendo o crescimento da equipe de acordo com as habilidades cada pessoa.
Esse estilo de liderança motiva as pessoas a arriscar, sair da sua zona de conforto e assim alcançar novos patamares de crescimento profissional. Sendo assim, é um dos estilos de liderança mais empregados em empresas cujo propósito central é a inovação.
Além de incentivar a equipe a superar seus próprios limites, a liderança transformacional se baseia em alta performance e inteligência emocional para lidar con os conflitos.
Embora pareça envolvente e bastante promissor, se mal aplicado, esse estilo de liderança pode levar o líder a perder o controle sobre a equipe.
Liderança Laissez-Faire (deixe estar)
A liderança laissez-faire é aquela empregada quando você tem equipes autogerenciáveis. Nela, o líder não toma parte nas decisões, deixando que os membros da equipe decidam o melhor caminho.
O papel do líder neste estilo de liderança é fornecer as ferramentas e recursos necessários para que a equipe desenvolva seu trabalho de forma fluida, sem entraves. Neste sentido, o líder se torna mais um mentor ou mesmo um facilitador, do que propriamente um chefe.
Essa abordagem abre espaço para que a equipe desenvolva a criatividade, a colaboração, a autorresponsabilidade e a autonomia. Por outro lado, aplicar este estilo de liderança com equipes imaturas pode render alguns problemas, como dificuldade na tomada de decisões e até mesmo demora nas soluções.
Como aplicar os estilos de liderança no desenvolvimento da sua equipe?
Agora que você já conhece os principais estilos de liderança, pode identificar aquele que mais se parece com o seu modo de atuação. Da mesma forma, pode avaliar se este tem sido o melhor estilo de liderança para conduzir a sua equipe.
Num segundo momento, já pode identificar quais estilos de liderança seriam mais benéficos para a sua empresa e assim começar a trabalhar no desenvolvimento dessas competências, tanto em si mesmo quanto na sua equipe.
Assunto liderança resolvido? Então saiba como aumentar a eficiência da sua equipe e garantir melhores resultados!