O que é gestão baseada em evidências?
Toda empresa precisa tomar decisões diariamente. E cada uma delas tem um impacto significativo nos resultados. Portanto, qualquer falha de julgamento pode levar a prejuízos, sejam financeiros ou de reputação.
Nesse sentido, é cada vez maior a preocupação de gestores com a qualidade das decisões que tomam. Todos querem estar 100% seguros das consequências de cada ação. Mas nem sempre é possível, não é?
É aqui que entra a gestão baseada em evidências, uma abordagem que combina análise de dados empíricos com conhecimento adquirido ao longo da experiência da empresa para promover melhoria contínua nos processos e decisões da organização.
Continue a leitura e entenda melhor como aplicar a gestão baseada em evidências na sua empresa!
Gestão baseada em evidências: o que é?
De acordo com o Scrum.org, gestão baseada em evidências é uma estrutura que as organizações podem usar para ajudá-las a medir, gerenciar e aumentar o valor obtido com a entrega de seus produtos. Assim, é possível reduzir riscos associados ao negócio, otimizar investimentos e obter melhores resultados.
Em outras palavras, a gestão baseada em evidências ajuda empresas a tomar decisões com mais inteligência e segurança, mitigando riscos e oferecendo novos recursos para a gestão estratégica.
Mas como ela faz isso?
Os 4 pilares da gestão baseada em evidências
A gestão baseada em evidências se apoia em quatro pilares fundamentais: valor atual; valor não realizado; capacidade de inovar; e time to market.
Valor atual
O valor atual mede o valor que é entregue aos seus clientes hoje. Ou seja, para começar a entender este pilar, você precisa conhecer a percepção de valor que seus clientes têm da sua empresa.
Valor não realizado
Trata-se do valor que você poderia estar gerando mas, por algum motivo, não está. Muitas vezes, identificar o valor não realizado é difícil, já que você está imerso em dezenas de decisões diárias.
Nesse sentido, você pode contar com o auxílio de uma consultoria externa para fazer esta avaliação e entender como pode aproveitar melhor seus recursos atuais.
Capacidade de inovar
Está relacionada à sua capacidade de criar novas soluções que aprimorem ainda mais a experiência de clientes e usuários.
Time to market
Refere-se à sua capacidade de entregar produtos e serviços com a rapidez que seus clientes esperam e na velocidade de transformação do mercado. Esse pilar considera, por exemplo, a rapidez com que sua organização aprende e aplica melhorias.
A infraestrutura da gestão baseada em evidências
A framework ou infraestrutura utilizada para promover as melhorias está baseada em um loop, onde você:
- formula uma hipótese de melhoria;
- faz experimentos e mede os resultados;
- avalia os resultados obtidos e o que eles trouxeram de aprendizado;
- adapta suas ações de acordo com os aprendizados obtidos.
Então o ciclo recomeça, com uma nova hipótese de melhoria.
É importante compreender que, para ser efetiva, a gestão baseada em evidências deve estar alinhada com objetivos estratégicos concretos.
Por exemplo:
Você sabe que de 100 chamados de clientes por dia, somente 60% são resolvidos na mesma hora. Os demais acabam acumulando para o dia seguinte.
Então, seu objetivo estratégico pode ser aumentar a taxa de efetividade de resposta em 20% no próximo trimestre, por meio das ações X, Y e Z.
A consequência desta ação será o aumento da satisfação dos clientes, o que se reflete na reputação da sua marca, aumento do lifetime value e resultados financeiros de vendas.
Além disso, você não precisa se pautar em dados apenas dos seus experimentos internos. Pode ir em busca de outras evidências fora da sua empresa, como pesquisas, benchmarking e resultados de parceiros.
A ideia central é que você tenha toda a informação possível para aprimorar seus produtos, serviços e soluções de forma contínua e gradativa.
Por que implementar a gestão baseada em evidências?
Assim como outras metodologias que nasceram no mercado de TI e se consagraram ao longo do tempo em outros tipos de organizações, a gestão baseada em evidências traz inúmeros benefícios mesmo para quem não trabalha diretamente com metodologias ágeis.
Reduz riscos
Quantas vezes você já implementou mudanças na sua empresa que não obtiveram o sucesso esperado? E quantas vezes você pensou “tanto esforço para nada”?
Pois bem, uma das vantagens da gestão baseada em evidências é que você itera hipóteses, testando-as antes de implementá-las.
Por mais que os primeiros resultados não sejam ótimos, você entende onde e como melhorá-los, partindo para uma segunda rodada de aprimoramento.
Dessa maneira, você reduz os riscos de altos investimentos, como contratações, softwares e outras tecnologias.
Melhora sua capacidade de adaptação
A gestão baseada em evidências também contribui para que sua empresa se adapte mais rapidamente às nuances do mercado. Ou seja, você pode responder de forma mais veloz às novas demandas sem se preocupar em ter a resposta perfeita de imediato.
Essa flexibilidade contribui, ainda, para que você colete as impressões do seu público-alvo e promova mudanças com base nesses feedbacks.
Ajuda a definir metas
É claro que todos temos grandes planos para o futuro. Mas para concretizá-los, o ideal é dar um passo de cada vez, estabelecendo metas mais simples e fáceis de serem realizadas.
Nesse sentido, a gestão baseada em evidências é uma grande aliada. Ela ajuda a estipular essas pequenas metas de melhoria ao longo do tempo e a testá-las, contribuindo para que sua empresa progrida pouco a pouco.
Aumenta a geração de valor
Grandes projetos podem ter grandes impactos. Mas levam mais tempo para serem concluídos, o que nem sempre é viável para uma organização.
Mas quando você implementa a gestão baseada em evidências, seus grandes projetos se tornam pequenos passos mais facilmente controláveis.
Logo, a cada etapa concluída com sucesso, sua empresa tem mais e melhores resultados para aprender e compartilhar.
Gostou de saber mais a respeito da gestão baseada em evidências? Então você também pode gostar de conhecer o planejamento estratégico situacional!