Gestão estratégica de custos no atacado e distribuição
Com margens frequentemente reduzidas para atrair mais compradores, o atacado e distribuição enfrenta um grande desafio: a gestão estratégica de custos.
Essa área se apresenta como uma das mais importantes para manter a saúde financeira da empresa, bem como promover um crescimento sustentável ao longo do tempo.
Além disso, gerir custos com eficácia garante maior competitividade, fidelização de clientes e capacidade de expansão. E mais: a gestão estratégica de custos é capaz de atrair investidores, pois reflete uma administração responsável e focada no futuro da organização.
Embora exerça tamanha importância para a continuidade dos negócios, muitas empresas de atacado e distribuição ainda têm dificuldades de colocar em prática uma gestão de custos verdadeiramente estratégica.
Por esse motivo, hoje vamos nos aprofundar no assunto e trazer insights acionáveis para que você possa gerenciar seu negócio com mais assertividade.
O que é gestão estratégica de custos, afinal?
A gestão estratégica de custos é um conjunto de processos que visa garantir a eficiência financeira da empresa por meio da redução de gastos e aumento da lucratividade do empreendimento.
Essa balança, que raramente se mantém equilibrada, é uma peça fundamental no sucesso de qualquer atacado e distribuição, haja vista a necessidade de manter preços competitivos sem perder de vista a saúde financeira da empresa.
Outro ponto essencial da gestão estratégica de custos é o alinhamento dessa política com as metas e objetivos da empresa. Afinal, toda a gestão financeira deve contribuir para que a organização atinja seus objetivos de curto, médio e longo prazo.
Como a gestão estratégica de custos contribui para o atacado e distribuição?
Ter uma gestão de custos eficiente significa gerar mais valor com menos recursos empregados. Logo, se reflete em uma maior sustentabilidade financeira para o negócio.
Além disso, a gestão estratégica de custos também traz outros benefícios, como:
Melhor eficiência operacional
A gestão estratégica de custos ajuda a identificar pontos de melhoria nas operações da empresa, a fim de reduzir os gastos despendidos. Dessa forma, seu atacado e distribuição conquista maior eficiência operacional, o que se traduz em maior produtividade e resultados.
Alocação eficiente de recursos
Uma das grandes vantagens da gestão estratégica de custos é o aprendizado contínuo sobre as melhores formas de alocar recursos. Dessa maneira, seu atacado e distribuição otimiza os recursos financeiros, investindo em áreas com maior potencial de retorno.
Aumento da lucratividade
Um dos principais objetivos da gestão estratégica de custos é proporcionar uma maior lucratividade para o atacado e distribuição. Isso acontece porque os custos de produção são reduzidos, o que se reflete em margens de contribuição mais significativas por produto.
Maior competitividade
Se o seu atacado e distribuição consegue trabalhar melhor com os custos envolvidos na geração de valor para o cliente, tende a praticar preços mais competitivos no mercado. Logo, sua marca se torna mais atrativa para os compradores, gerando mais e melhores negócios.
Tomada de decisão informada
Por fim, com uma gestão de custos eficiente, você tem mais informações em mãos para tomar decisões estratégicas. Sendo assim, pode planejar o futuro do seu atacado e distribuição com mais assertividade e com a segurança de ter os recursos necessários para conduzir seus negócios a novos patamares.
Como fazer uma gestão de custos estratégica?
Como você viu anteriormente, a gestão de custos deve estar alinhada com os objetivos estratégicos da organização. Desta maneira, ela se transforma em uma ferramenta de gestão para o crescimento do negócio.
Diante dessa perspectiva, comece se perguntando: quais são os objetivos estratégicos do seu atacado e distribuição? Se você já tem seu planejamento estratégico bem estruturado, continue com as seguintes etapas:
Faça um levantamento de custos na empresa
Conhecer como, quando e de que maneira seu atacado e distribuição gasta dinheiro é fundamental para identificar pontos de redução de gastos.
É claro que a parte diretamente ligada às vendas possui um grande peso nesta conta. Porém, também é preciso rever despesas fixas, como contas de energia, internet, servidores, tecnologia, entre outros.
Classificar essas despesas de forma adequada pode auxiliar na identificação do que é realmente necessário e do que pode ser otimizado, a fim de obter uma gestão de custos mais eficiente.
Realize um benchmarking
Benchmarking é um processo de análise comparativa do seu atacado e distribuição com outros concorrentes. Este processo pode trazer inúmeros insights de como melhorar a sua eficiência operacional e, por conseguinte, a sua gestão de custos.
Você também pode buscar ideias inovadoras em outros segmentos de mercado que possuem algumas semelhanças com o seu negócio. Dessa maneira, pode desenvolver melhores práticas e se destacar da concorrência pela aplicação de processos diferenciados.
Desenvolva uma análise financeira acurada
Outro ponto vital da gestão estratégica de custos é analisar de forma sistemática e acurada todas as suas movimentações financeiras.
Essa prática pode ajudar a identificar comportamentos e tendências que vão se desenhando com o tempo e que podem indicar melhores caminhos para a redução de custos.
Relatórios detalhados sobre como seus recursos são empregados, produtos com maior margem de lucro e produtos que não contribuem de forma significativa para o seu faturamento são alguns exemplos de dados essenciais para essa análise.
Monitore KPIs estratégicos
Por fim, lembre-se de monitorar os indicadores-chave de performance sobre gestão de custos da empresa. Só assim você terá certeza de que está no caminho certo para uma eficiência financeira mais representativa.
Alguns dos indicadores a serem monitorados são:
- rentabilidade;
- lucro líquido;
- capital de giro;
- nível de endividamento.
Esses e outros indicadores podem ser acompanhados por meio de sistemas de gestão inteligentes, que auxiliam na coleta, processamento e análise de dados em tempo real. Nesse sentido, uma das principais fontes de informações para uma gestão de custos estratégica são os dados de vendas.
Além disso, assegurar que a sua empresa não está tendo prejuízos também pode contribuir para uma gestão de custos mais eficaz. Portanto, não deixe de conferir como a IA pode reduzir prejuízos no atacado e distribuição!
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