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A revolução da IA Generativa no setor de atacado e distribuição A revolução da IA Generativa no setor de atacado e distribuição

A revolução da IA Generativa no setor de atacado e distribuição

O crescimento exponencial da inteligência artificial está derrubando fronteiras e reordenando todo o mercado. Atividades que antes levavam meses e até anos podem ser feitas em questão de horas ou minutos, o que está revolucionando a forma como os negócios são feitos.

Só para você ter uma ideia, a IA deve crescer 37,3% ao ano até 2030, em grande parte impulsionada pela IA Generativa. Sozinha, a GenIA pode gerar até 4,4 trilhões de dólares ao ano, se aplicada de forma correta e intensiva nos principais segmentos de mercado.

No atacado e distribuição, a IA Generativa pode significar mais oportunidades de crescimento e maior capacidade de gestão, resultando em mais competitividade. Continue a leitura e entenda como a IA Generativa pode mudar o seu jogo!

Produtividade

Conquistar maior produtividade no atacado e distribuição é fundamental para escalar os negócios. Afinal, seu time se torna capaz de entregar mais pedidos em menos tempo, abrindo espaço para que novos clientes cheguem. Mas como escalar a sua operação?

Primeiramente, aumentando a produtividade do seu time de vendas. E isso passa por realizar cotações com maior velocidade, emitir pedidos em tempo real e reduzir o tempo de espera de cada cliente por informações.

Tudo isso pode ser otimizado com a ajuda de ferramentas de IA Generativa, que se encarregam de realizar os orçamentos, elaborar os pedidos e também manter uma comunicação rápida e assertiva com cada comprador.

Interatividade

Promover uma experiência de compra que exceda expectativas é um grande desafio no atacado e distribuição. Mas essa barreira pode ser vencida com a ajuda da IA Generativa.

Se o seu atacado e distribuição possui um e-commerce, por exemplo, é possível aprimorar a interatividade dos visitantes com os produtos disponíveis por meio de ferramentas de busca hiper-inteligentes, baseadas em processamento de linguagem natural.

Esse recurso busca os produtos não só de acordo com palavras-chave, mas também a partir de descrições mais subjetivas, aumentando a eficácia dos resultados de busca.

Assim, seus compradores não correm o risco de sair de mãos vazias, já que encontram exatamente o que procuram ou então produtos similares com maior facilidade.

Suporte ao cliente de ponta a ponta

A IA Generativa também está transformando a forma como o atacado e distribuição se relaciona com seus clientes.

Recursos como o autoatendimento digital promovem mais autonomia e velocidade na jornada de compra e livram seu time de vendas de horas de interação person to person.

Além disso, a GenIA aumenta a capacidade de coleta e processamento de dados, ajudando a conhecer melhor o perfil de cada comprador e como fidelizá-lo.

A inteligência artificial também atua na resolução de problemas e na detecção de tendências e comportamentos, o que contribui para um atendimento mais personalizado e proativo durante toda a jornada de compras.

Automatizar a tomada de decisões

Equipes de vendas descentralizadas podem ser um grande motor de vendas. Contudo, se elas não estiverem preparadas para tomar decisões sobre negociações, podem se tornar um grande gargalo comercial.

Nesse sentido, a IA Generativa pode contribuir para a simulação de cenários e encontrar as melhores taxas e prazos para o fechamento de contratos, orientando seu time de vendas na tomada de decisão.

Internamente, a GenIA também pode orientar decisões estratégicas, visando melhorar sua política comercial ou refinar estratégias de preços para otimizar resultados no curto, médio e longo prazo.

Otimizar seleção de fornecedores

Lidar com diversos fornecedores pode ser um desafio tanto financeiro quanto logístico. Mas a IA Generativa já vem contribuindo para reduzir os riscos e falhas de uma má gestão de fornecedores.

Com auxílio da inteligência artificial você pode, por exemplo, comparar fornecedores e suas políticas de preços e prazos, criando um portfólio de parceiros que faça mais sentido para o seu atacado e distribuição.

Além disso, outros critérios podem entrar nessa seleção, como comprometimento com o meio ambiente, políticas de diversidade e inclusão e sustentabilidade da cadeia de suprimentos, entre outros.

Gerenciar ciclo de vida de produtos

Outro ponto que a IA Generativa está revolucionando no atacado e distribuição é o gerenciamento do ciclo de vida de produtos.

Com relação a isso, a inteligência artificial analisa seu histórico de vendas e, com base nesses dados, pode prever tendências de queda de interesse por parte dos clientes. Desse modo, você se antecipa às mudanças de mercado e ajusta seu mix de produtos de acordo com a demanda, evitando estoques parados e custos extras de armazenamento.

Planejamento do sucesso do cliente

Tornar-se um verdadeiro parceiro dos seus clientes, gerando valor para além das vendas, é fundamental para construir um atacado e distribuição mais sustentável e resiliente diante dos desafios do mercado.

Nesse sentido, a IA Generativa pode contribuir no desenvolvimento de relacionamentos pautados em valores comuns, que são identificados a partir da análise de dados.

Também pode traçar panoramas futuros e, por meio da análise prescritiva, oferecer insights que possam ajudar na construção de parcerias mais saudáveis econômica e financeiramente.

Redução de custos logísticos

Finalmente, você também pode perceber uma redução de custos logísticos, já que a IA Generativa contribui para a otimização de toda a sua cadeia de suprimentos.

Do planejamento de rotas à precificação dinâmica, seu atacado e distribuição tem a possibilidade de estruturar processos mais eficientes, eliminando falhas e reduzindo riscos associados à sua atividade.

Com isso, você obtém uma gestão mais estratégica e focada na performance do negócio de ponta a ponta, gerando valor tanto para os seus clientes quanto para a sua própria empresa.

É claro que os benefícios da IA Generativa para o atacado e distribuição não param por aí. Existem muitas outras áreas de aplicação da GenIA e uma delas é a previsibilidade de vendas. Saiba mais neste artigo!

Gostou do conteúdo? Toda a produção foi elaborada pela  Évelim Wroblewski .

 

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