Black Friday: potencialize suas vendas no atacado
A Black Friday é uma das datas mais esperadas do ano, tanto por comerciantes quanto por compradores. Isso porque é possível encontrar ofertas verdadeiramente arrasadoras e fazer o dinheiro render mais, em ambos lados.
Só para você ter uma ideia, em 2024 a Black Friday movimentou 9,4 bilhões de reais e em 2025 deve chegar a 11 bilhões. A expectativa no e-commerce é ainda maior: 13,3 bi.
Mas o que isso tem a ver com você, que é do segmento de atacado e distribuição? Bem, se o comércio está vendendo mais, também é uma boa hora para faturar mais no atacado.
E neste artigo, você vai conferir como fazer isso, mesmo que ainda não tenha se planejado. Continue a leitura!
Black Friday no atacado: risco ou oportunidade?
Muitas empresas veem a Black Friday como uma oportunidade incrível para vendas, enquanto outras preferem ignorar a data para não terem o trabalho de fortalecer os estoques, fazer novas contratações e reforçar a logística.
Mas a verdade é que a diferença entre risco e oportunidade está no preparo. Em outras palavras, se você tem um planejamento estratégico de vendas para aproveitar os benefícios da Black Friday no atacado, com certeza terá bons frutos.
É claro que, estando a poucos dias da grande data, pode ser que você tenha que correr contra o tempo para se preparar. Mas o investimento pode valer a pena.
Como vender mais no atacado durante a Black Friday
Mesmo que você não tenha se atentado para o fato de que falta menos de um mês para a Black Friday, ainda dá tempo de se organizar para aproveitar as vantagens dela. Confira nossas dicas:
Comunique-se com seus principais clientes
A Black Friday é uma das datas mais importantes de todo o ano, especialmente para quem vende diretamente ao consumidor. Nesse sentido, o comércio se prepara aumentando os estoques, reforçando o time de vendas e até estendendo o horário de trabalho para dar conta da demanda.
Como é o atacado que mantém o comércio abastecido, cabe à sua empresa lembrar seus clientes da importância da data e se preparar para pedidos de última hora, entregas adicionais e até mesmo preços mais competitivos para que todos possam sair ganhando.
Mas o primeiro passo é sempre conversar com seus clientes mais importantes e entender como o seu atacado e distribuição pode se tornar um parceiro estratégico neste momento.
Gere expectativa
A expectativa é uma das melhores formas de preparar seus clientes para a Black Friday no atacado. E a boa notícia é que você pode fazer isso sem, necessariamente, ter um plano concreto em mãos.
Peça ao seu time de marketing para criar uma campanha de geração de expectativa por e-mail e nas redes sociais.
Para os leads e clientes já cadastrados, dê spoilers sobre descontos e promoções, indicando alguns dos produtos preferidos que estarão na sua Black Friday.
Para quem ainda não faz parte da sua base de clientes, faça aquele tipo de suspense que leve as pessoas a se cadastrarem em uma lista de espera. Assim, além de captar novos leads, você também poderá aumentar seu volume de vendas no atacado durante o mês de novembro.
Incentive compras antecipadas
Quem já participou de alguma Black Friday em anos anteriores sabe como determinados produtos podem se esgotar rapidamente. E você pode aproveitar essa memória para incentivar vendas antecipadas no atacado.
Dispare um e-mail para a sua base de clientes fazendo uma Black Friday antecipada para eles, com ofertas e descontos exclusivos para quem já possui relacionamento com o seu atacado e distribuição.
Lembre seus clientes de que é necessário ter um estoque compatível com a demanda para que eles não percam vendas no final de ano.
Além de preços mais competitivos, você pode oferecer condições de pagamento diferenciadas e assim gerar um caixa extra para investir em campanhas de marketing e vendas para outros consumidores.
Dê descontos maiores de acordo com o volume de compras
Você também pode vender mais durante a Black Friday criando descontos progressivos de acordo com o volume de compras, incentivando um aumento do ticket médio.
Um cliente que compra 100 unidades de um produto pode ver vantagem em comprar 150 ou 200 unidades se o valor compensar para ele. Portanto, sente-se com seu time de vendas e pense nesse tipo de estratégia.
Essa é uma boa hora para revisar seu estoque e fazê-lo girar mais rapidamente, abrindo espaço para novos produtos e estratégias de vendas em 2026.
Crie crossell inteligente
Crossell é uma tática de vendas que tem por princípio oferecer vendas cruzadas de produtos. Mas, para que essa tática seja efetiva, você precisa conhecer a fundo seus clientes.
Com base nos dados históricos de vendas, você pode identificar quais produtos são mais comprados e assim sugerir mix de produtos combinados, com descontos.
Além de ajudar a escoar produtos que possam estar com uma demanda menor no seu atacado, seu time comercial pode elevar o ticket médio das vendas e assim bater as metas de final de ano com mais facilidade.
Facilite o processo de compras
Além de ter uma estratégia de marketing e vendas tinindo, você também precisa de uma infraestrutura que dê suporte para que as vendas ocorram de forma fluida. Nesse sentido, você precisa começar facilitando os pedidos.
Para tanto, você pode fazer uso de tecnologias como aplicativos de compras, portfólios digitais e e-commerces, é claro.
O catálogo digital facilita a apresentação dos produtos e sugere, com base em dados de navegação e histórico do cliente, produtos associados que podem despertar o interesse.
Já o e-commerce dá mais liberdade de navegação para o cliente e autonomia no processo de compra, o que pode poupar tempo do seu time comercial e também elevar as vendas.
O objetivo deve ser proporcionar acesso aos seus produtos de forma simplificada, para que os potenciais clientes possam navegar pelo seu mix com tranquilidade e fazer as compras com apenas alguns cliques.
Simplifique os pagamentos
Oferecer opções de pagamento também deve ser uma das prioridades do seu atacado durante a Black Friday. Para tanto, você pode usar tecnologias como o ION Pay, que oferece diversas modalidades de pagamento e ainda se integra a outras soluções, como o ION Vendas.
Outra vantagem de ter uma ferramenta de pagamentos online para o atacado e distribuição é a possibilidade de prever receitas e controlar o seu fluxo de caixa com mais facilidade.
Otimize a logística
De nada adianta vender mais na Black Friday se você não conseguir cumprir os prazos de entrega, certo? Então, o próximo passo é otimizar a sua logística de distribuição.
Comece avaliando se o seu processo de separação, embalagem e carregamento de produtos está em conformidade. Se for preciso, reforce seu time com contratações temporárias.
Aqui, também cabe fazer uma análise sobre as tecnologias utilizadas pela sua empresa. Se os seus softwares de gestão logística, gestão de rotas e monitoramento estiverem obsoletos, convém avaliar a substituição dos mesmos.
Gerencie suas vendas de maneira efetiva
Tão importante quanto ter um background que garanta a satisfação dos seus clientes, é ter um software de vendas capaz de oferecer uma visão global da sua performance durante a Black Friday.
Com os dados e insights certos, você e seu time comercial poderão ajustar a estratégia durante a Black Friday e aprimorar suas ações para as próximas datas comerciais, como a Cyber Monday e o Natal, é claro.
Portanto, não deixe para a última hora. Se a sua empresa ainda não se preparou para as vendas de fim de ano, fale agora mesmo com nossos consultores e migre para a ION!
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