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Por que investir em automação comercial?

Por que investir em automação comercial? [ionsistemas]

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Escalar processos de vendas tem sido uma busca constante para empresas de atacado e distribuição.

Isso porque as distâncias geográficas são facilmente rompidas quando se tem as tecnologias certas para encontrar os clientes que você deseja. E uma dessas tecnologias é, sem dúvida, a automação comercial.

Segundo dados levantados pela FlowForma, 37% das empresas buscam a automação para acelerar processos. Entre as tarefas automatizadas estão o onboarding de funcionários, rotinas financeiras e contábeis, documentações e relacionamento com os clientes.

Já de acordo com pesquisa da Oracle, os processos de marketing e vendas têm sido pioneiros da automação, promovendo melhorias na experiência dos clientes e na redução de tarefas manuais.

Como você pode ver, toda a organização pode ser beneficiar de processos automatizados. E hoje vamos ver por que você deveria investir em automação comercial. Continue a leitura!

O que é automação comercial?

A automação comercial consiste na aplicação de tecnologias para automatizar os processos da área comercial, visando maior produtividade, eficiência e resultados.

Nesse sentido, existem inúmeras ferramentas que podem servir a este propósito, como plataformas de vendas online, softwares de CRM e automação da força de vendas, entre outros.

Por que investir em automação comercial, afinal?

Como você viu anteriormente, a automação comercial tem por objetivo principal agilizar processos, tornando-os mais eficientes. Dessa forma, sua empresa conquista maior produtividade, o que se reflete em melhores resultados. A seguir, você vê em detalhes quais são as vantagens da automação comercial:

Aumento da eficiência operacional

Ter processos mais ágeis e eficientes é um dos grandes desafios das corporações. Afinal, é por meio dessa capacidade que você consegue atender à demanda crescente do mercado.

Portanto, uma das vantagens da automação comercial é conquistar a velocidade que você precisa para escalar suas vendas e assim atender a um número maior de clientes.

Esse aumento se dá por meio da automatização de tarefas repetitivas e burocráticas, como atualizações cadastrais, envio de e-mails e follow ups. Desse modo, seu time comercial tem mais tempo para dedicar ao atendimento personalizado e consultivo.

Redução de falhas

Pequenas falhas, quando acumuladas, podem causar grandes prejuízos. É o caso, por exemplo, de bases de clientes desatualizadas ou com dados inconsistentes. Ou até mesmo informações de vendas equivocadas, levando a cobrança de impostos indevidos, por exemplo.

Diante disso, é fundamental ter processos consistentes, que previnam esse tipo de acontecimento. E a automação comercial tem muito a contribuir para este objetivo.

Com ferramentas de automação comercial, você garante que dados são coletados de maneira mais segura e transitam pelos vários departamentos da empresa sem risco de serem modificados acidentalmente.

Também assegura que seu time comercial possa programar higienizações periódicas da base de dados, disparando e-mails de atualização cadastral de forma automática.

Otimização do processo de vendas

A automação comercial também é determinante para a otimização do processo de vendas, pois contribui diretamente para a qualidade e agilidade de tais processos.

Além disso, ela possibilita conectar representantes de vendas distribuídos geograficamente à sua equipe interna, enviando dados em tempo real para uma melhor tomada de decisão.

Outro fator contribuinte da automação comercial é a gestão de leads. Com uma boa ferramenta, você pode qualificar seus contados de acordo com o histórico de interações e assim otimizar o tempo do time comercial na hora de realizar abordagens de vendas.

Redução de custos

A contratação de ferramentas de automação comercial também pode contribuir para a redução de custos da sua empresa, na medida em que processos que demandavam grandes equipes podem ser realizados de forma automática por softwares e aplicações web.

Essas mesmas ferramentas podem ser contratadas de acordo com a demanda, reduzindo custos de aquisição de tecnologias legadas, que ficam obsoletas com maior facilidade.

Outro ponto positivo da automação comercial é que as ferramentas disponíveis podem ser integradas a outros softwares e soluções que a sua empresa já usa, conectando e otimizando o trabalho de outros setores, como financeiro e logística, por exemplo.

Análise de dados em tempo real

Tomar decisões pautadas em dados se torna mais fácil quando você tem tecnologias de automação comercial. Isso porque você pode extrair relatórios em tempo real, analisando os resultados de vendas dia a dia.

Com maior controle e consciência sobre os resultados da sua empresa, você conquista maior capacidade de planejamento de curto, médio e longo prazo. Dessa forma, pode redirecionar seus esforços para potencializar seus resultados, evitando, assim, prejuízos.

A análise de dados em tempo real também contribui para desvendar a performance do seu time comercial, alocar pessoas em atividades para as quais elas apresentam mais talento e assim investir em novas formas de atrair e reter profissionais de vendas.

Escalabilidade

Chegar a novos mercados com a mesma praticidade e eficiência local é um grande desafio. Nem sempre você pode dispor da mesma infraestrutura em todos os lugares de atuação do seu atacado e distribuição.

Mas com as tecnologias certas, você pode escalar suas vendas em qualquer lugar do país ou do mundo, conectando dispositivos móveis à sua central de dados e recebendo informações just in time.

Mais segurança

Automatizar os processos comerciais da sua empresa também pode trazer mais segurança, especialmente na gestão da informação. Desde cadastros de novos clientes até o envio de pedidos pode se tornar mais seguro com o uso da tecnologia.

Com dispositivos mobile equipados com apps, seus representantes de vendas podem mandar as informações diretamente para o seu Business Intelligence, acionando os processos internos de forma imediata para faturamento, separação e expedição de pedidos.

Desse modo, a informação não se perde entre visitas nem é esquecida até que o vendedor retorne à empresa para elaborar relatórios.

Maior previsibilidade de vendas

A automação comercial também pode contribuir para uma maior previsibilidade de vendas. Afinal, com base nos dados históricos, você pode realizar projeções e assim planejar melhor seus recursos para dar conta de novas demandas.

Essa previsibilidade de vendas permite, ainda, planejar novos investimentos, contratações e até a expansão da sua atuação para novos mercados. Tudo isso com uma significativa redução de riscos.

Se você busca novas formas de automatizar e otimizar sua operação comercial, não deixe de falar com um de nossos consultores. Aqui na ION, somos especialistas em fazer o seu negócio crescer!

Gostou do conteúdo? Toda a produção foi elaborada pela  Évelim Wroblewski .