fbpx
Twitter
Google plus
Facebook
Vimeo
Pinterest

Fluid Edge Themes

Blog

Home  /  Blog ION   /  5 dicas de gestão para atacadistas e distribuidores

5 dicas de gestão para atacadistas e distribuidores

15-DICAS-P-EQUIPESPara fidelizar um cliente no setor atacadista distribuidor, não basta oferecer produtos de qualidade a preços razoáveis. A excelência no atendimento é, atualmente, um dos critérios adotados pelos clientes para voltar a um fornecedor. A tecnologia da informação, por sua vez, permite que o atacadista aprimore suas operações e inove em seus processos. Complexo e dinâmico, esse cenário exige novas adequações para que o atacadista mantenha sua empresa lucrativa. Aprenda 5 dicas de como gerir um negócio de atacado.

1 – Elimine falhas
Adote tecnologias, como códigos de barras ou o RFID para garantir que, assim que os produtos derem entrada no estoque, estes sejam registrados e posteriormente monitorados durante toda a cadeia de suprimentos. Assim, evita-se a perda de itens por roubo, extravio, erros de registro, data de validade, entre outros.

2- Utilize todo o potencial da tecnologia
Os ERP – sistemas de gestão empresarial – permite à sua empresa controlar todos os processos do atacado, como compras, logística, vendas, expedição, WMS, controle de estoque, faturamento, comissões para vendedores e e-commerce. Com ele você pode gerenciar os recursos da empresa a partir de um só ambiente, garantindo a confiabilidade das informações, facilitando a identificação de oportunidades de redução de custos e agilizando tomadas de decisões.

3- Reduza o impacto do estoque
A fim de manter um fluxo de caixa sempre saudável, o atacadista deve gerir o estoque de mercadorias de maneira estratégica. Gerencie o prazo médio de estocagem de produtos com eficiência, acompanhe de perto o giro dos itens e calcule níveis de armazenagem tanto mínimo quanto máximo. Assim, evita-se perdas de vendas por falta de produtos ou despesas extras por causa de excessos.

4 – Otimize a margem de contribuição
A lucratividade nas vendas em atacado pode ser maior ou menor em função de vários fatores, como item vendido, rota usada na entrega e distâncias percorridas. A gestão eficiente no atacado, portanto, implica também o cálculo preciso da margem de contribuição das operações. Desta maneira é possível avaliar quais delas cobrem despesas e geram o retorno necessário ao negócio.

5 – Encante o cliente
O serviço ao cliente deve ser priorizado não só por varejistas, mas também pelos atacadistas. Atenda seu cliente com atenção e cordialidade. Cumpra todas as promessas feitas, especialmente prazos, o que exige excelência operacional na logística e nos processos. Uma sugestão para alcançar esse objetivo é oferecer comissões e bônus para funcionários e equipes que atinjam suas metas.

O aplicativo ION Vendas ajuda na gestão de negócios de atacados, tornando processos logísticos mais rápidos e eficientes. Integrado com seu ERP, o aplicativo armazena as informações na nuvem, tornando a atualização de estoque e o status do pedido mais rápida e prática. Para saber mais sobre o ION Vendas, ENTRE EM CONTATO COM UM DE NOSSOS CONSULTORES.

ION SISTEMAS