O planejamento estratégico nada mais é do que um mapa que a sua empresa deve seguir para alcançar determinado objetivo.
Esse mapa é compartilhado com toda a sua equipe de modo que cada pessoa saiba exatamente o que deve fazer para que o negócio se mantenha na rota.
Caso contrário, os riscos de se perder no caminho, gastar mais recursos do que o necessário e levar mais tempo para chegar aonde se quer se tornam muito maiores. Além disso, outros percalços podem acontecer.
Por exemplo, a alocação inadequada de recursos pode comprometer a sua operação, levando à lentidão, falhas e prejuízos.
Outro ponto importante é a falta de visibilidade sobre os desafios que você vai encontrar no caminho. Sem esse mapeamento, seu atacado e distribuição pode ficar preso em percalços legislativos, fiscais ou tributários.
Também existe o risco de traçar metas de forma vaga, sem um real entendimento sobre onde se quer chegar e como fazer isso. Da mesma maneira, se as metas são vagas, seus indicadores de performance também serão. E assim sua visão de futuro pode ficar comprometida.
Por essas e outras razões, ter um planejamento estratégico bem elaborado é fundamental para garantir a sustentabilidade do seu negócio. E foi pensando nisso que trouxemos 7 ferramentas de planejamento estratégico para você começar a implementar no seu atacado e distribuição.
1. Análise SWOT
Tradicional, sim, ultrapassada jamais. A Análise SWOT (Strengths, Weaknesses, Opportunities e Threats) analisa as forças e fraquezas, ameaças e oportunidades que o seu atacado e distribuição tem em relação ao mercado e aos seus concorrentes.
A partir da construção de uma matriz simples, sua equipe pode compreender melhor onde investir, onde se proteger, quando ousar ou quando se preservar.
É quase um jogo de xadrez, que exige bastante entendimento sobre a dinâmica do mercado (o tabuleiro) e seus adversários. Mas, quando bem estruturado, pode alavancar resultados de maneira bastante interessante.
2. 5 Forças de Porter
Michael Porter ficou mundialmente conhecido por suas estruturas de gestão estratégica de negócios, dentre as quais, as 5 Forças de Porter ganharam destaque no mundo empresarial.
Essa ferramenta de planejamento estratégico permite avaliar forças competitivas dentro do seu negócio, identificar pontos cegos e melhorar a sua competitividade com base em análises bastante potentes.
As 5 Forças de Porter são:
- Rivalidade competitiva;
- Poder de barganha com fornecedores;
- Poder de barganha com compradores;
- Ameaça de novos entrantes no mercado;
- Ameaça de substitutos.
Para quem atua no atacado e distribuição, compreender essa dinâmica é fundamental para não ser surpreendido por novos concorrentes ou até mesmo produtos substitutos que possam fazer suas vendas caírem.
3. Análise PESTEL
A análise PESTEL visa compreender o macroambiente no qual seu negócio de atacado e distribuição está inserido e, a partir de 6 grandes pilares, determinar como forças externas podem impactar a sua empresa.
Esses 6 pilares são:
- Política;
- Economia;
- Sociedade;
- Tecnologia;
- Meio Ambiente;
- Jurídico.
A análise consiste em coletar o maior número de dados sobre cada uma dessas categorias e entender quais são as oportunidades e desafios que o mercado apresenta ao seu negócio.
4. Balanced Score Card (BSC)
Há mais de 25 anos no mercado, o BSC é uma das ferramentas de planejamento estratégico mais utilizadas no mundo todo. Isso porque ela é bastante flexível e adaptável aos mais diferentes nichos de mercado.
Essa framework permite que você e sua equipe monitorem metas e indicadores de performance de maneira simples e objetiva, a partir de 4 pilares:
- Finanças;
- Clientes;
- Processos de negócios;
- Aprendizagem e inovação.
Esse tipo de análise favorece o alinhamento estratégico e a tomada de decisões, além de facilitar a comunicação interna entre setores da empresa.
Outro ponto favorável é o monitoramento contínuo de resultados, que possibilita uma visão holística sobre o negócio e um maior controle sobre os passos futuros.
5. McKinsey 7S
A matriz McKinsey 7S é uma ferramenta de planejamento estratégico que mostra o grau de alinhamento interno do seu empreendimento, além de detectar pontos fortes e fracos que devem ser trabalhados.
Fazendo uma analogia entre hardware e software, a McKinsey 7S é dividida em duas grandes categorias:
- Hardware: estratégia, estrutura e sistemas;
- Software: estilo, equipe, habilidades e valores compartilhados.
Em outras palavras, você tem infraestrutura necessária e pessoas. No que tange à infraestrutura, entram não só o planejamento estratégico, mas as tecnologias utilizadas pela empresa para aprimorar os processos e alavancar resultados.
Quando o assunto são as pessoas, as competências, habilidades e atitudes, além das soft e hard skills são levadas em consideração.
6. Business Model Canvas (BMC)
Uma das ferramentas de planejamento estratégico queridinhas das startups, o Business Model Canvas ajuda a compreender o seu ecossistema de negócios de uma forma clara, simples e intuitiva.
Com base em 9 áreas principais, você se torna capaz de identificar como a sua marca gera valor para os clientes e como aprimorar seus processos, produtos e serviços agregados para uma melhor experiência.
Essas 9 áreas são:
- Segmento de clientes;
- Canais de distribuição;
- Relacionamento;
- Proposta de valor;
- Atividades principais;
- Recursos-chave;
- Parceiros de negócios;
- Custos;
- Receita.
Com base nessas informações, você pode avaliar continuamente a performance do seu atacado e distribuição e promover melhorias no seu modelo de negócio conforme a dinâmica do mercado se altera.
7. Análise de Pareto
Certamente você já ouviu falar da regra 80/20, isto é, 20% das causas geram 80% dos resultados. Mas já parou para pensar como essa simples ideia pode transformar o seu planejamento estratégico?
A análise de Pareto consiste em avaliar quais produtos são os carros-chefe do seu atacado e distribuição e quais não geram tantos resultados assim.
Com base nessa análise, você pode distribuir melhor recursos de marketing, dimensionar melhor o seu estoque e até mesmo negociar melhores preços com seus fornecedores, de acordo com o volume de compras.
Essas são 7 ferramentas de planejamento estratégico que podem dar todo o suporte que seu time precisa para alcançar resultados surpreendentes.
Mas, e quando a dinâmica do mercado traz surpresas, como gerenciar seus negócios? É o que você confere no artigo Planejamento Estratégico Situacional!
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