A experiência do cliente tem sido a grande preocupação das empresas nos últimos anos. Tanto é, que 80% delas planejam investir mais nessa área.
E não é para menos, já que 73% dos consumidores mudariam de marca após passar por várias experiências ruins e 90% deles também mudariam de empresa caso a concorrente oferecesse uma experiência melhor.
Mas não se trata apenas de agradar aos clientes. O investimento em relacionamento e experiência traz retornos importantes para a organização, como reputação de marca, maior lifetime value e, claro, lucratividade.
Nesse caminho de busca contínua por um melhor relacionamento com o cliente, a tecnologia cumpre um papel fundamental.
Continue a leitura e conheça X tecnologias que podem te ajudar!
1. CRM
O Customer Relationship Management é o carro-chefe quando o assunto é relacionamento com o cliente.
Ele concentra todas as informações vitais de cada cliente e proporciona análises aprofundadas que podem auxiliar na construção de um relacionamento de longo prazo.
Além disso, quando integrado a outras soluções, se torna uma importante fonte de dados e insights para que seu time de vendas tenha mais insumos no momento de fechar negociações.
Ademais, o CRM permite automatizar tarefas corriqueiras, mas fundamentais para a manutenção do relacionamento, como lembretes de fatura, e-mails de aniversário e mensagens transacionais a respeito de pedidos.
2. Automação de marketing
Muita gente subestima o poder da automação de marketing quando o assunto é relacionamento com o cliente. Mas só porque não conhece todo o potencial dessas ferramentas para manter as pessoas conectadas à sua marca.
Um dos pontos mais importantes para fortalecer o relacionamento com os clientes é gerar valor para eles independentemente das vendas. Ou seja, compartilhar a sua expertise para ajudá-los a solucionar problemas.
E uma das melhores formas de se fazer isso é criando e distribuindo conteúdo de alta qualidade.
Você pode ter uma biblioteca de conteúdos focados em ajudar seus clientes a obterem mais êxito em suas operações e enviar as atualizações por e-mail ou mesmo em comunidades dentro do WhatsApp.
3. Chatbots
Os chatbots estão invadindo as estratégias comerciais porque são soluções escaláveis de atendimento ao cliente.
Se bem configurados e nutridos de informações, eles podem conformar a sua linha de frente em diferentes canais, como sites, redes sociais e até apps para smartphones, blindando seu time de vendas.
Desse modo, enquanto os chatbots fornecem dados e informações de rápido acesso, seu time comercial se concentra na prospecção, conversão e relacionamento com clientes.
O resultado disso é maior produtividade da equipe, menos tempo desperdiçado em tarefas administrativas e maior capacidade de interação real com quem movimenta o seu negócio de verdade.
4. Inteligência Artificial
A inteligência artificial, motor que dá vida aos chatbots, também pode ser empregada em inúmeras outras soluções para fortalecer o relacionamento com clientes.
Do CRM à automação de marketing, passando pela automação da força de vendas e a experiência do consumidor, ela é capaz de potencializar os seus esforços na busca por uma melhor qualidade de atendimento.
Especialmente, porque com a ajuda da IA você pode conhecer melhor seus clientes e suas necessidades. Logo, tem mais informações para personalizar a experiência de cada consumidor.
Quer um exemplo prático? Digamos que você tenha uma ferramenta de automação da força de vendas com IA. E que, por meio da análise de dados, ela identifique que o cliente X realiza compras com você a cada 2,5 meses.
A própria inteligência artificial pode disparar mensagens personalizadas de acordo com esse comportamento, poupando tempo e recursos do seu time de vendas.
Além disso, reduz o risco de o seu cliente ser abordado por outro fornecedor e assim mudar de empresa, haja vista que você está se antecipando às suas necessidades.
5. E-commerce
Ter uma loja virtual pode alavancar suas vendas, isso é fato. Mas sabia que ela também pode estreitar o relacionamento com seus clientes?
Ao promover uma experiência de navegação fácil e intuitiva, que apresente o seu mix de produtos de acordo com o histórico de comportamento de cada cliente, você aumenta a percepção de valor da sua marca.
Também facilita o acesso aos seus produtos a qualquer hora, em qualquer lugar, tornando a experiência de compra mais flexível. Outro ponto a favor é que o e-commerce dá mais autonomia para que o cliente faça suas compras sem a necessidade de intervenção de um representante comercial.
6. Pagamento inteligente
Quando falamos em experiência do cliente, precisamos pensar em todos os detalhes. E um dos mais importantes é a forma de pagamento.
Só para você ter uma ideia da importância de uma experiência de pagamento positiva, 70% dos clientes não concluem as compras online. E quais são os motivos para isso?
Para 48% dos compradores, os custos extras, como envio e impostos. Já para 22% dos clientes, os prazos de entrega muito longos são os responsáveis pela desistência. E outros 9% abandonam por falta de opções de pagamento.
Esses dados nos trazem alguns insights que podem ser usados para melhorar a experiência de compra dos seus clientes, eliminando barreiras para que eles tenham acesso a ferramentas de pagamento inteligentes.
Além disso, uma experiência positiva no momento do pagamento pode ser um grande diferencial para as próximas compras, elevando o nível de satisfação dos seus clientes e os índices de recompra.
7. Menus interativos de resposta por voz (IVR)
As buscas por voz estão se tornando cada dia mais presentes na vida de consumidores B2C e B2B. Tanto é, que 27% da população mundial já faz uso desse tipo de tecnologia.
Para aproveitar esse novo comportamento, você pode implementar menus interativos de resposta por voz, ou IVRs.
Através de comandos de voz, o cliente pode ser direcionado para o setor responsável de maneira bastante assertiva, poupando tempo e recursos da sua empresa.
Além disso, o menu interativo por voz pode ser uma importante fonte de dados não estruturados para que você entenda melhor o perfil dos seus clientes e quais são seus maiores desafios no dia a dia.
Consequentemente, essas informações podem alimentar suas estratégias de marketing e vendas, fortalecendo o relacionamento com os consumidores através de um atendimento cada vez mais personalizado.
Agora que você já conhece algumas das ferramentas que podem fortalecer o relacionamento com seus clientes, que tal descobrir 6 ferramentas de automação de processos para acelerar essa experiência?