fbpx
Twitter
Google plus
Facebook
Vimeo
Pinterest

Fluid Edge Themes

Blog

Home  /  Blog ION   /  8 práticas de otimização de processos no atacado e distribuição

8 práticas de otimização de processos no atacado e distribuição

A otimização de processos no atacado e distribuição é uma peça-chave para o crescimento sustentável. Isso porque ela traz uma série de melhorias, como redução de falhas, maior agilidade nas tarefas e melhor aproveitamento de recursos, por exemplo.

Com isso, a empresa conquista maior eficiência e produtividade, o que se traduz em melhores resultados. Além disso, desenvolve uma visão mais clara sobre todas as etapas que compõem o seu negócio, podendo tomar decisões mais bem informadas.

Mas como iniciar essa otimização de processos no atacado e distribuição? É sobre isso que falaremos neste artigo. Continue a leitura!

1. Mapeie os processos atuais

O primeiro passo para otimizar processos no atacado e distribuição é conhecer como os seus processos atuais se dão. Portanto, comece fazendo um mapeamento minucioso dos micro e macroprocessos.

Liste as tarefas, quem são os setores e funções responsáveis por elas e o tempo de duração de cada uma. Crie fluxogramas que permitam visualizar de modo fácil e intuitivo todo o funcionamento da sua operação.

Com esse mapa pronto, fica mais fácil identificar gargalos, redundâncias e tarefas obsoletas que podem ser eliminadas. Também fica mais simples identificar onde é possível simplificar os processos ou até mesmo automatizá-los, a fim de ganhar mais velocidade e eficiência.

2. Automatize tarefas repetíveis e escaláveis

A próxima etapa da otimização de processos no atacado e distribuição é verificar quais etapas podem ser automatizadas por meio de tecnologias.

Via de regra, essas tarefas são aquelas que se repetem muitas e muitas vezes sem variação e que consomem muito tempo da sua equipe.

Você também pode automatizar processos que independem de uma análise humana, a fim de padronizar e escalar essas atividades.

A automação de tarefas traz uma série de benefícios, como maior velocidade, acuracidade e qualidade nas atividades realizadas. Também contribui para a redução de custos operacionais e a eliminação de inconsistências que podem impactar a sua gestão.

Para garantir que a automação seja uma verdadeira aliada, é fundamental escolher ferramentas que sejam desenvolvidas especialmente para o seu setor. Afinal, quanto mais adesão aos seus processos a ferramenta tiver, mais fácil será a implementação e adaptação a ela.

3. Integre sistemas legados e em nuvem

Uma das ações vitais para uma otimização estratégica de processos no atacado e distribuição é a integração de sistemas. E aqui estamos falando tanto dos sistemas legados quanto dos softwares em nuvem.

Quanto maior a integração entre os sistemas utilizados pela sua empresa, mais ágil será o fluxo de informações. Consequentemente, mais rápidos serão os seus processos.

Além disso, a integração de sistemas permite uma coleta, processamento e análise de dados mais eficaz, o que se reflete em uma tomada de decisão mais assertiva.

Para implementar essa prática, você precisa de APIs (Interfaces de Programação de Aplicações) ou soluções de middleware que conectem as diferentes plataformas.

4. Treine seu time

A otimização de processos é um passo importante para o alcance de metas e objetivos ousados no atacado e distribuição. Contudo, sem uma equipe de alta performance, seus resultados ficam limitados. Por esse motivo, lembre-se também de treinar continuamente sua equipe para que ela desenvolva habilidades essenciais ao seu negócio.

Com a introdução de novas tecnologias, estratégias de negócios e operações, é fundamental proporcionar o desenvolvimento do capital humano para que haja um melhor aproveitamento dessas soluções.

Isso significa promover treinamentos técnicos, mas também comportamentais, a fim de manter seu time sempre engajado e pronto para proporcionar o melhor atendimento para os seus clientes.

5. Implemente indicadores de performance

Para saber se e quando seus processos precisam ser otimizados, é fundamental implementar KPIs ou Indicadores-chave de Performance.

Empresas de atacado e distribuição precisam estar atentas a indicadores como tempo de ciclo, acurácia de estoque, taxa de devoluções e nível de serviço para o cliente, entre outros.

O monitoramento desses dados permite uma avaliação detalhada sobre o desempenho de cada processo. Logo, contribui para identificar pontos de melhoria.

Para que os indicadores contribuam de forma efetiva para a otimização de processos, eles devem ser mensuráveis, alcançáveis e estarem alinhados com o planejamento estratégico organizacional.

6. Faça uma boa análise de dados

Quanto mais complexo o negócio, maior o volume de dados gerados. E quando se trata de atacado e distribuição, esse volume é ainda maior. Por esse motivo, é essencial que a sua empresa tenha uma cultura voltada para a análise de dados.

Investindo em tecnologias de data analytics, você pode contar com análises preditivas, que auxiliam a identificar padrões e comportamentos de compra.

Também pode fazer uso de análises prescritivas, que ajudam a compreender melhor o seu cenário de negócios e tomar decisões baseadas em dados concretos.

Além disso, você conta com todos os demais recursos da inteligência artificial para visualizar seus processos de maneira mais transparente e direta, o que traz oportunidades únicas de melhoria.

7. Revise seus dados regularmente

A implementação de KPIs de performance é a garantia de que seus processos serão monitorados continuamente. Porém, existe um passo a mais nesta prática: a revisão e ajuste dos processos.

Para tanto, é essencial acompanhar os indicadores-chave de performance e transformá-los em insights acionáveis, isto é, em ações concretas de melhoria de processos.

Para que essas melhorias sejam efetivas, envolva seu time na análise de dados e crie momentos de brainstorming para geração de ideias. Uma equipe trabalhando em sinergia pode trazer soluções tanto para problemas simples quanto os mais complexos.

8. Invista nas tecnologias certas

Por fim, lembre-se que a tecnologia cumpre um papel determinante para a otimização de processos no atacado e distribuição. Diante disso, é essencial que você busque por parceiros estratégicos, que forneçam as melhores soluções para o seu mercado.

Com as tecnologias certas, além de otimizar tarefas, você conquista maior transparência em todos os processos, o que permite uma tomada de decisão mais consciente.

Além disso, você conquista a capacidade de escalar suas operações de forma inteligente, otimizando o tempo da sua equipe e atraindo mais oportunidades de negócios para o seu atacado e distribuição.

Está pronto para implementar essas melhores práticas de otimização de processos? Então fale com um de nossos consultores agora mesmo e conheça as soluções da ION Sistemas para o setor de atacado e distribuição!

Gostou do conteúdo? Toda a produção foi elaborada pela  Évelim Wroblewski .

 

ION SISTEMAS