fbpx
Twitter
Google plus
Facebook
Vimeo
Pinterest

Fluid Edge Themes

Blog

Home  /  Blog ION   /  8 tecnologias que você deve prestar atenção em 2026
8 tecnologias que você deve prestar atenção em 2026

8 tecnologias que você deve prestar atenção em 2026

Que a tecnologia é uma grande aliada, todo mundo sabe. Mas poucas empresas entenderam que, mais do que digitalizar processos, é necessário estar em constante evolução para acompanhar a dinâmica do mercado.

Essa evolução exige um olhar atento por parte da TI para estar a par das principais inovações tecnológicas que podem impactar os negócios.

Além disso, requer um conhecimento profundo do mercado de atacado e distribuição para escolher aquelas tecnologias que podem de fato transformar as operações.

Por isso, neste artigo vamos listar algumas das tecnologias que você não pode ignorar no próximo ano. Continue a leitura!

1. Agentes autônomos de IA

Se você acha que a inteligência artificial já revolucionou os negócios, saiba que vem muito mais por aí. Com os agentes autônomos de IA, processos complexos podem ser automatizados sem a necessidade de intervenção humana, já que essa tecnologia toma decisões por si própria.

Diferentemente das automações tradicionais, que funcionam com base em regras rígidas, os agentes autônomos de IA compreendem o contexto e aprendem a cada interação, desenvolvendo novas formas de lidar com os problemas.

Dessa forma, tanto representantes de vendas quanto time de suporte ao cliente podem se desvencilhar de muitas tarefas burocráticas e dar mais atenção à estratégia e ao relacionamento com os clientes.

2. Sistemas multiagentes (SMA)

Se você já pode ganhar produtividade e escalabilidade com um agente de IA, imagine uma equipe inteira de agentes inteligentes trabalhando de forma coordenada para solucionar problemas.

Essa é a proposta dos sistemas multiagentes, verdadeiros hubs de inteligência artificial com competências distintas trabalhando para realizar tarefas de modo totalmente integrado.

Essa tecnologia pode levar toda a operação do atacado e distribuição a um novo patamar, conectando toda a experiência do cliente de ponta a ponta.

Além disso, tem o potencial para transformar tarefas complexas em processos fluidos e sem gargalos, contribuindo para a geração de resultados.

3. Modelos de linguagem específicos de domínio (DSLMs)

É fato que os modelos de IA generalistas são capazes de auxiliar em muitas tarefas. Mas quando se trata de conhecer um nicho específico e propor soluções personalizadas, eles ainda pecam bastante.

É por isso que uma das tecnologias que você não pode perder de vista em 2026 são os modelos de linguagem específicos de domínio (DSLM). Esses modelos de IA são treinados para atuar em segmentos bastante específicos de mercado, oferecendo soluções hiperpersonalizadas.

De acordo com a Gartner, até 2027 mais de 50% dos modelos de GenAI serão específicos para o seu setor, o que significa maior capacidade de análise e compreensão de dados para uma tomada de decisão ainda mais estratégica.

4. Proveniência digital

Criar um tech stack para o atacado e distribuição significa implementar e integrar várias tecnologias de modo que elas trabalhem de forma sinérgica. Mas sempre há o risco de uma incompatibilidade ou uma falha comprometerem toda a sua pilha de tecnologias.

É por isso que uma das tendências para 2026 é a proveniência digital, isto é, tecnologias que são capazes de atestar a integridade de softwares e aplicativos em toda a cadeia de suprimentos.

Isso significa menos riscos ao contratar soluções, já que você pode verificar a origem do software, bem como seu pleno funcionamento, antes de integrar às demais tecnologias já utilizadas.

5. Pagamentos A2A

Facilitar o pagamento de grandes volumes de compras também é uma das tendências que devem imperar em 2026. E uma das soluções que você não pode perder de vista são os pagamentos A2A ou conta a conta.

Pensando a nível nacional, já temos o PIX como um excelente exemplo de pagamento imediato. Mas e se a venda for internacional? Esse é o grande diferencial dos pagamentos A2A, facilitando câmbios e as exportações.

Essa tecnologia permite a transferência de recursos de forma imediata, o que reduz riscos de inadimplência, permite maior planejamento em relação ao fluxo de caixa e ainda oferece uma experiência de compra mais dinâmica e satisfatória para os clientes.

6. Robótica e automação

A logística é um setor determinante para o sucesso de qualquer atacado e distribuição. Contudo, muitas empresas ainda operam a logística no manual, o que abre espaço para muitas falhas.

É por isso que uma das tendências de tecnologias para 2026 é a implementação de robôs autônomos em armazéns para realizar atividades repetitivas e padronizáveis.

Em colaboração com humanos, esses robôs podem fazer a movimentação de cargas, separar produtos, remover mercadorias obsoletas e manter todo o estoque em dia.

O monitoramento de toda essa operação fica por conta de dispositivos conectados à Internet das Coisas (IoT), os quais enviam dados em tempo real para controle e monitoramento de softwares inteligentes.

7. Gêmeos digitais

Os gêmeos digitais também entram na lista de tecnologias que estão transformando o atacado e distribuição. Criando um espelho de toda a operação, você pode analisar dados com mais segurança e simular cenários para uma tomada de decisão mais assertiva.

Você pode, por exemplo, criar sistemas interempresariais, integrando várias filiais para um entendimento mais aprofundado de toda a cadeia de suprimentos.

Com base nisso, é possível planejar melhor a aquisição de mercadorias, bem como organizar o estoque de modo a atender demandas extras, como na Black Friday ou outras datas sazonais.

8. Gerenciamento de dados

Toda tecnologia que você implementa traz consigo um novo desafio: o de gerenciar um grande volume de dados. Quando bem aproveitados, esses dados se tornam insights estratégicos que direcionam a empresa rumo ao sucesso. Por outro lado, quando mal utilizados, podem gerar estagnação e até prejuízos.

É por isso que entre as tecnologias que estarão em alta em 2026 estão os softwares de análise preditiva e prescritiva. Mais do que extrair dados e apresentá-los, elas oferecem uma visão de futuro com base em tendências e comportamentos, orientando ações.

Quer saber mais sobre o assunto? Saiba como reduzir riscos e aumentar as oportunidades com a IA Preditiva!

 

Gostou do conteúdo? Toda a produção foi elaborada pela  Évelim Wroblewski .

 

ION SISTEMAS