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9 habilidades de um consultor de vendas de sucesso [ionsistemas]

9 habilidades de um consultor de vendas de sucesso

Consultores de vendas são um dos pilares de sucesso de qualquer organização. Sua performance afeta diretamente os resultados da empresa, contribuindo para o crescimento e expansão dos negócios.

Seu papel é tão determinante para a manutenção da sustentabilidade financeira de uma organização, que os consultores de vendas acabam assumindo muitas responsabilidades e são cobrados pela geração de resultados.

Neste sentido, é fundamental que estejam preparados para corresponder a esse nível de confiança. E uma das formas de estarem prontos é, sem dúvida, desenvolvendo soft e hard skills, isto é, competência e habilidades que os ajudarão a cumprir seu propósito.

No artigo de hoje, vamos listar 9 habilidades essenciais para um consultor de vendas de sucesso. Continue a leitura!

1. Comunicação assertiva

Se você é consultor de vendas, sabe a importância de uma comunicação sem rodeios. Quando você acerta no tom, tem bons argumentos e transmite confiança para o cliente, a venda é quase certa.

Mas, além de se comunicar de forma efetiva com os clientes, você também precisa transmitir a mesma segurança e confiabilidade para o seu gestor e a sua equipe, certo?

Por essa razão, a comunicação assertiva é uma das habilidades de um consultor de vendas de sucesso.

Ao desenvolver sua habilidade de comunicação você conquista a capacidade de transmitir ideias e pensamentos de forma eficaz, atraindo aliados para a sua jornada profissional.

2. Empatia

Aliada à comunicação, vem a empatia, que consiste na habilidade de se colocar no lugar das outras pessoas e compreender o que elas estão sentindo e pensando.

Embora isso pareça um pouco difícil de ser colocado em prática, a verdade é que a empatia te ajuda a compreender melhor quem são seus clientes e o que eles precisam.

A empatia também abre espaço para que você relacione melhor com a sua equipe de trabalho e assim possa unir forças para atingir as metas de vendas com mais facilidade.

3. Persuasão

Outra habilidade fundamental que você precisa ter como consultor de vendas é a persuasão. E aqui estamos falando de uma forma positiva, que te permita quebrar as objeções dos clientes de forma responsável e comprometida.

Persuadir significa mostrar ao cliente o que ele pode ganhar ao fechar negócio com você, mas sempre considerando uma relação ganha-ganha. Afinal, você quer vender muitas e muitas vezes para o mesmo cliente, certo?

Considerando isso, procure sempre conhecer ao máximo seus clientes e as necessidades que eles apresentam. Assim, você conseguirá desenvolver argumentos potentes para persuadi-los de forma sutil e eficaz.

4. Negociação

A persuasão, por si só, pode não ser suficiente para gerar mais e melhores conversões. É aí que entra a sua habilidade de negociação.

Negociar prazos, taxas, juros, condições de entrega, entre outros detalhes de cada contrato exige todas as habilidades anteriores: comunicação assertiva, empatia e persuasão.

Além disso, também requer que você conheça muito bem a política comercial da empresa, para não prometer algo que esteja fora das possibilidades.

Finalmente, para negociar com primazia, você precisa entender muito bem do seu mercado e como seus concorrentes operam. Dessa forma, fica mais fácil mediar a relação com prospects e leads e chegar a um consenso mais rápido.

5. Foco no cliente

Se você mantiver seu foco sempre no bem-estar do cliente, sem abrir mão das premissas da sua política comercial, não tem como errar.

O cliente sempre se sentirá satisfeito ao negociar com você e disposto a ceder em alguns aspectos do contrato para manter um relacionamento positivo.

Além disso, o foco no cliente te ajuda na hora de desenvolver melhores estratégias de vendas, seja no on ou offline. Afinal, você consegue identificar melhor quais são as necessidades de cada um e assim criar novas formas de chegar até eles.

6. Trabalho em equipe

É fato que as empresas estipulam metas individuais para incentivar que os consultores de vendas atinjam — e até superem — essas metas. Mas o trabalho em equipe cumpre um papel essencial na geração de resultados, auxiliando na construção de um time de sucesso.

Trabalhar em equipe significa pensar no todo, ter uma visão integrativa das ações de cada pessoa e descobrir formas de maximizar os resultados de todos. Para isso, você precisa de uma boa dose de liderança e também visão de mercado.

7. Conhecimento de mercado

E já que falamos sobre visão de mercado, não podemos deixar de mencionar como uma das habilidades essenciais para um consultor de vendas o conhecimento do mercado no qual ele atua.

No caso do segmento de atacado e distribuição, você precisa conhecer quem são os grandes players, como eles atuam, quais estratégias utilizam e como se posicionam frente aos consumidores B2B.

Ter conhecimento de mercado também implica estar a par de movimentações econômicas e políticas que afetam o setor, regulamentações e outros dispositivos públicos e privados que podem afetar a sua prática profissional.

8. Conhecimento de produto

Conhecer o mercado no qual você atua já é um grande passo. Mas essa habilidade só está completa se você também conhecer a fundo os produtos que a sua marca vende.

Cada detalhe importa, ainda mais quando você está em um mercado altamente dinâmico e competitivo, como é o de atacado e distribuição.

Quanto maior for o seu conhecimento sobre os produtos que vende, mais fácil fica negociar e persuadir seus clientes a fecharem um contrato com você.

9. Persistência

O mercado B2B pode parecer bastante desafiador. Mas você não pode se deixar vencer pelo primeiro “não” ou por uma dificuldade aqui e outra ali. 

Ao encontrar sua essência como consultor de vendas e desenvolver a capacidade de conhecer seus clientes e ajudá-los a obter sucesso por meio dos produtos que você vende, sua carreira vai deslanchar. Portanto, seja persistente!

Quer se tornar um consultor de vendas fora da curva? Conheça as dores do seu cliente!

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