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Aprimore sua análise de resultados com IA

Aprimore sua análise de resultados com IA

À medida que o volume de dados cresce na sua empresa, aumenta também a complexidade no processamento e análise dos mesmos. Logo, perceber se os resultados estão chegando e se condizem com o que foi planejado, também se torna mais difícil.

Para solucionar esta questão, empresas de todos os setores estão investindo na análise de resultados com IA – Inteligência Artificial.

Essa tecnologia tem a capacidade de acelerar o processamento e análise de informações, extraindo insights de negócios de forma ágil, segura e aplicada ao contexto da organização.

Dessa forma, você tem mais condições de avaliar a performance da sua empresa e planejar o futuro com a certeza de estar no caminho certo. Além disso, reduz os riscos associados a decisões tomadas sem uma base segura de informações.

Mas como começar a lapidar os dados do seu atacado e distribuição com auxílio da Inteligência Artificial? É o que veremos neste artigo!

Conecte diferentes fontes de dados

Uma das melhores aplicações da IA na análise de resultados é a capacidade de conectar diferentes fontes de dados e analisá-los em tempo real.

Isso traz uma agilidade sem igual para quem precisa estar a par dos movimentos do mercado para desenvolver melhores estratégias de negociação e vendas.

Também auxilia no desenvolvimento e constante aprimoramento das estratégias de marketing, já que você pode ter um panorama dos resultados de cada campanha de forma ágil, intuitiva e bastante assertiva.

Higienize sua base de forma automática

Mais do que ter um grande volume de dados, você precisa que esses dados estejam atualizados e sejam estratégicos. Por essa razão, é fundamental que haja uma higienização constante da sua base de informações.

Uma das maneiras de manter este processo de forma contínua é aplicando a inteligência artificial para detectar dados obsoletos, atualizá-los ou descartá-los.

Também é possível empregar a IA para automatizar verificações regulares e disparar e-mails automáticos de atualização cadastral para os seus clientes, poupando tempo e esforços do seu time de vendas.

Combine dados para insights mais poderosos

A inteligência artificial também pode combinar dados de fontes e formatos diversos para uma uma análise de resultados mais precisa.

Além de estabelecer relações esperadas, a IA pode trazer à tona padrões e comportamentos que de outra maneira não seriam detectados.

Assim, seus times de marketing, vendas, logística e operações podem acessar mais informações para desenvolver melhores abordagens de ponta a ponta no relacionamento com clientes.

Combinando dados estruturados e desestruturados, a IA tem capacidade de mostrar padrões, comportamento e tendências que podem trazer grandes insights para o seu time de marketing e vendas, contribuindo para novas estratégias e melhores resultados.

Extraia informações estratégicas de cada interação

Outra forma de aprimorar a análise de dados com IA é utilizando este recurso para extrair informações relevantes por meio do processamento de linguagem natural, seja em conversas com chatbots ou até mesmo ligações telefônicas.

Dessa maneira, você ganha fontes extras de informações sobre seus clientes e pode aproveitar melhor os feedbacks para otimizar processos e melhorar a qualidade do atendimento a esses compradores.

A IA pode ser empregada, ainda, para fazer a leitura de mapas de calor no seu e-commerce B2B e assim identificar pontos de fuga de clientes, espaços que são mais visualizados ou clicados.

Assim, é possível trabalhar tanto o design quanto a experiência do compradores dentro da sua loja virtual e, a partir disso, obter melhores resultados em vendas.

Economize custos

A logística também pode se beneficiar da análise de resultados com IA, uma vez que essa tecnologia tem capacidade de identificar pontos de melhorias nos processos e até mesmo otimizá-los de forma impressionante.

Com uma operação logística mais eficiente, você ganha a capacidade de alavancar resultados, seja internamente, com maior produtividade e eficiência, ou externamente, com um maior nível de satisfação por parte dos seus clientes.

Na logística, a economia de recursos pode se dar de diversas formas. Desde a automação de processos com IA até a integração de dados por meio de Internet das Coisas (IoT).

Faça análises prescritivas

Enquanto a análise preditiva se ocupa de prever cenários futuros a partir de dados históricos, a análise prescritiva faz o caminho inverso, partindo de objetivos futuros para uma análise de como chegar até eles.

De forma prática, a partir de um dado cenário, a IA analisa quais ações seu atacado e distribuição deve tomar hoje para chegar aos objetivos estabelecidos.

Assim, é possível derivar outros tipos de análises, como a viabilidade de projetos ou investimentos. Também é possível se preparar para grandes mudanças, como fusões e aquisições, por exemplo.

Previna riscos e fraudes

Tão importante quanto ter um negócio de alta performance é prevenir riscos e fraudes no seu atacado e distribuição. E uma das maneiras de se fazer isso é aplicando a IA na análise de resultados.

Essa tecnologia pode detectar desvios, inconsistências e atividades suspeitas em tempo real, bloqueando operações e informando sua equipe desses desvios.

Dessa maneira, seu atacado e distribuição conquista uma camada a mais de segurança e evita perdas financeiras.

Simplifique a jornada do seu cliente

Para finalizarmos, a análise de dados com IA também pode ser de grande serventia no aprimoramento da jornada de compra dos seus clientes.

Analisando cada etapa do seu pipeline de vendas, a IA pode sinalizar pontos mais críticos na perda de leads, pontos de maior conversão e como otimizar essa jornada para que ela seja cada vez menor e mais ágil.

A IA também pode auxiliar na identificação de comportamentos dos leads e clientes ao longo dessa jornada, extraindo insights para o desenvolvimento de melhores argumentações de vendas, por exemplo.

Essas são algumas das formas pelas quais você pode aprimorar sua análise de resultados com IA. Mas para continuar crescendo, você também precisa saber como fazer análise de dados para a tomada de decisão estratégica.

Gostou do conteúdo? Toda a produção foi elaborada pela  Évelim Wroblewski .

 

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