Quando se trata de aumentar a eficiência da sua equipe de vendas, no que você pensa primeiro?
Aumento da equipe, suporte administrativo ou tecnologia? E a inteligência artificial (IA), já passou pela sua cabeça?
De acordo com dados da Gartner, 88% dos Chief Sales Officers cogitam o uso de inteligência artificial para otimizar o trabalho vendas. E não é para menos, afinal, essa tecnologia tem a capacidade de escalar tarefas repetitivas e ainda fornecer análises de dados aprimoradas.
Mas os benefícios da IA para aumentar a eficiência da equipe de vendas não param por aí, é claro.
Continue a leitura e saiba tudo o que você precisa para incluir a IA no seu negócio e se destacar em resultados de vendas!
O que é IA em vendas?
A inteligência artificial é uma tecnologia que imita o raciocínio humano para aprender por si própria a partir dos dados que são inseridos nela.
Assim, conforme o tempo passa, ela se torna mais autônoma e eficaz em extrair insights de dados e tomar decisões com base em análises aprofundadas.
Desse modo, o trabalho do seu time de vendas vai ficando cada vez mais fácil, afinal, a IA apresenta os resultados de suas análises e orienta de forma mais efetiva a tomada de decisão quanto às estratégias de vendas.
Como você vai ver a seguir, essa tecnologia pode ser aplicada a inúmeros contextos, coletando dados e acelerando respostas a um mercado em constante transformação.
Como aplicar a inteligência artificial em vendas?
A IA pode ser aplicada a diversos contextos relacionados a vendas. Vejamos alguns deles:
Chatbots e assistentes virtuais
Uma das aplicações mais comuns da inteligência artificial em vendas está nos chatbots e assistentes virtuais, que fazem o atendimento prévio ao cliente.
Cadastros, respostas a dúvidas comuns, apresentação de portfólio de produtos e até o serviço de pré-vendas pode ser feito através dessa tecnologia.
Desse modo, seu time de vendas tem mais tempo livre para se dedicar ao fechamento da negociação propriamente dita e ao relacionamento com o cliente.
Automação de processos
A inteligência artificial também vem sendo muito utilizada para aprimorar a automação de processos.
Aqui, ela ajuda a reduzir o tempo despendido em tarefas administrativas, como envio de propostas, follow ups, comunicações transacionais, agendamento de reuniões e monitoramento do pipeline de vendas, por exemplo.
Segmentação de base de leads
A inteligência artificial possui um recurso muito interessante chamado de Processamento de Linguagem Natural (PNL).
Esse tipo de recurso pode auxiliar na segmentação da sua base de leads, bem como a atribuição desses leads a cada vendedor de acordo com características como região, por exemplo.
Essa triagem, que normalmente é feita de forma superficial ou mesmo manual, pode facilitar bastante na manutenção do seu pipeline de vendas e agilizar o trabalho da sua equipe.
Previsibilidade de vendas
Uma das maiores potencialidades da inteligência artificial em vendas está associada ao que chamamos de aprendizado de máquina (ML).
Este recurso possibilita análises profundas sobre dados históricos e projeções futuras de vendas. Assim, seu time de vendas tem mais insumos para traçar uma estratégia mais eficaz de captação e conversão de novos clientes.
Além disso, sua empresa se prepara financeira e operacionalmente para atender às demandas de mercado e, quem sabe, até expandir os negócios.
Análise de resultados
A IA também facilita — e muito — a sua análise de dados. Conforme os dados de vendas vão sendo analisados pela inteligência artificial, ela apresenta gráficos, infográficos e outros recursos visuais que ajudam sua equipe a compreender como está o desempenho de vendas.
E o melhor: isso ocorre em tempo real, desde que os dados sejam transmitidos também em tempo real.
Diante disso, você ganha maior capacidade de ação em qualquer situação que requeira intervenção, como um desempenho abaixo da meta, por exemplo.
Recomendações personalizadas
Na hora de vender para os seus clientes, a IA também pode ajudar a selecionar recomendações personalizadas de acordo com o perfil de cada comprador.
Assim, é possível oferecer um atendimento de vendas mais autêntico e ainda aumentar o seu ticket médio a cada venda. Logo, aumentar o seu faturamento e superar as metas.
Redução do ciclo de vendas
Seu funil de vendas é muito extenso? Então provavelmente a sua taxa de perda de leads ao longo do processo também.
Mas não se preocupe, pois com a inteligência artificial você pode identificar gargalos no seu processo de aquisição de clientes e eliminá-los, tornando seu pipeline mais eficaz.
O resultado? Mais vendas em menos tempo. Ou seja, resultados com a velocidade que você precisa para manter sua empresa crescendo e pronta para dar o próximo passo.
Análise de KPIs
Ter ferramentas de análise de resultados é fundamental para uma boa gestão em vendas. E a IA pode te ajudar com isso.
Identificando os melhores KPIs de vendas, você pode munir a sua ferramenta de inteligência artificial com os parâmetros necessários e acompanhar em tempo real se os objetivos serão alcançados no tempo previsto.
Isso dá uma capacidade de resposta única para a sua equipe de vendas, que pode incrementar ou até mesmo mudar complemente a estratégia para reverter qualquer barreira que esteja impedindo a conquista de resultados.
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