Se você anda se perguntando qual a diferença entre automação da força de vendas e CRM, não se sinta só.
Dentre tantas opções que o mercado de tecnologia para vendas nos oferece, é comum surgirem dúvidas quanto aos tipos de ferramentas e quais os benefícios gerados por elas.
Pensando nisso, hoje vamos explorar com mais detalhes cada uma dessas tecnologias para te ajudar na escolha da melhor solução para o momento da sua empresa.
Continua com a gente?
A automatização no mundo dos negócios
A automação de processos é uma abordagem que visa aumentar a produtividade e eficiência das equipes através do uso de tecnologias inteligentes.
Essas tecnologias assumem todas as tarefas que são consideradas repetitivas e de pouco valor agregado para os resultados da organização, mas que são essenciais para o bom funcionamento dos negócios.
Assim, a equipe tem mais tempo livre para focar na estratégia empresarial, no relacionamento com os clientes e na inovação. Três atividades que nenhuma máquina é capaz de fazer com a mesma excelência que os seres humanos.
Além disso, a automatização de processos permite agilizar tarefas, facilitando a escalabilidade dos negócios e a expansão da marca. Isso contribui, ainda, para o aumento das vendas e a sustentabilidade da empresa a longo prazo.
Buscando esses e outros objetivos, muitas empresas investem em duas soluções que são fundamentais: a automação da força de vendas e o CRM.
Compreendendo a automação da força de vendas (AFV)
Como o próprio nome sugere, a automação da força de vendas é uma tecnologia que automatiza tarefas relacionadas ao setor comercial da organização.
Mais especificamente, ela auxilia na otimização do pipeline de vendas da empresa, automatizando captação de leads, e-mails transacionais, follow ups, gerenciamento de oportunidades de vendas, dentre outras tarefas.
Nesse sentido, a automação da força de vendas vem para agregar valor ao trabalho do time comercial, na medida em que permite maior controle sobre o processo de vendas.
Ademais, a automação da força de vendas tem como objetivo central o aumento da eficiência da equipe de vendas, contribuindo para o crescimento dos resultados.
Explorando o Customer Relationship Management (CRM)
Customer Relationship Management é um software dedicado ao gerenciamento da carteira de clientes.
Como o próprio nome sugere, seu principal objetivo é proporcionar um relacionamento com o cliente mais ágil, eficaz e assertivo.
Diante disso, o CRM traz ferramentas que ajudam seu time comercial a compreender melhor quem são seus clientes e o que eles procuram. Logo, coleta dados históricos de vendas e negociações, pode fazer a gestão automática de contratos, enviar lembretes de pagamentos e manter seus clientes nutridos com informações relevantes sobre a sua empresa.
A maioria das empresas investe em um CRM, mas poucas conhecem todas as vantagens de uma ferramenta de automação da força de vendas. E menos empresa ainda sabe que a integração dessas duas tecnologias pode alavancar os negócios.
Diferenças entre a automação da força de vendas e CRM
Talvez você já tenha compreendido a diferença entre CRM e automação da força de vendas. Mas, para que fique claro, vamos tratar do assunto com mais precisão.
De uma forma bastante direta, a automação da força de vendas é uma ferramenta de aquisição de clientes. Já o CRM, é uma ferramenta de relacionamento com seus clientes.
Em outras palavras, a AFV entrega lead qualificados para que seu time de vendas os converta em clientes. E, após a venda, o CRM entra em ação para cuidar dessa relação da melhor maneira possível, visando aumentar o lifetime value de cada comprador.
A automação da força de vendas se concentra em rastrear leads, monitorar seu pipeline e entregar previsões de vendas com base nos agendamentos de reuniões.
Já o CRM centraliza os dados dos clientes em um único local, fornece dados precisos sobre o perfil de cada cliente, faz a automação de marketing e o acompanhamento do histórico de interações.
Sinergia estratégica: integrando automação da força de vendas e CRM
Embora sejam ferramentas com propósitos distintos, a automação da força vendas e o CRM não são antagônicas. Pelo contrário, elas são complementares.
Enquanto a automação da força de vendas se ocupa de otimizar o pipeline de vendas, isto é, seu funil de clientes, o CRM recebe essas informações e passa a gerenciar esses contatos de forma mais eficaz.
Desse modo, sua empresa extrai insights estratégicos tanto para aumentar o fluxo de leads e oportunidades, quanto para reter e fidelizar aqueles clientes já conquistados.
A integração entre essas duas soluções também confere maior poder de personalização na hora de contatar seus leads e atender às necessidades dos seus clientes. Algo que se traduz em maior satisfação por parte deles.
Com uma carteira de clientes mais robusta e um fluxo contínuo de novas oportunidades, seu time de vendas pode se dedicar a elevar o nível do atendimento e relacionamento com as empresas, estreitando o vínculo com a sua marca.
Como você pode perceber, tanto a automação da força de vendas quanto o CRM são ferramentas indispensáveis para quem deseja crescer. E, se integradas, elas podem gerar resultados ainda mais surpreendentes do que quando trabalhadas de forma isolada.
É por isso que aqui na ION desenvolvemos soluções modulares que servem ao propósito de crescimento de nossos clientes de forma ordenada e escalável.
Se você já possui um CRM, pode contratar a nossa solução de automação da força de vendas e integrá-la ao seu sistema. E, caso já faça uso de uma ferramenta de automação da força de vendas e precise de um CRM, também podemos te ajudar.
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