Como a IA pode melhorar seus resultados em vendas
Que a inteligência artificial já faz parte das nossas vidas, não resta dúvidas. Ela está nos assistentes virtuais, nos buscadores da internet, nos smartwatches, nos softwares empresariais e até mesmo nos mensageiros instantâneos, como o WhatsApp.
Cada dia que passa, ela rompe mais uma barreira para se estabelecer como uma ferramenta simples, prática e altamente capaz de realizar tarefas que poderiam levar horas e até dias para que uma pessoa fizesse.
Na área de vendas, não poderia ser diferente. Segundo dados da Hubspot, mais de 40% dos profissionais de vendas já fazem uso da IA no seu dia a dia.
Além disso, mais de 60% dos empresários acredita no poder da inteligência artificial para melhorar seus resultados, o que tem levado mais de 80% das empresas a investir em ferramentas munidas de IA.
Se a empresa que você representa também está neste movimento, continue a leitura. Vamos te mostrar como a IA pode melhorar seus resultados em vendas.
Personalização de ofertas
A inteligência artificial vem sendo amplamente usada na análise de dados comportamentais de clientes para um maior entendimento sobre suas preferências.
Dessa maneira, você pode utilizar esses dados para criar ofertas personalizadas de acordo com o perfil de cada comprador, elevando as chances de fechamento de negócios.
Essa dinâmica pode ser aplicada em e-commerces B2B, com recomendações automáticas de produtos semelhantes aos adquiridos ou até mesmo ofertas baseadas no histórico de compras.
Automação de tarefas repetitivas
Outra área que a inteligência artificial vem revolucionando é a automação de tarefas repetitivas.
Da atualização de cadastros ao envio de mensagens e realização de follow-ups, ela pode poupar um tempo precioso do seu time de vendas sem perda de qualidade.
Além disso, com processos estruturados, escaláveis e repetíveis, seu time de vendas fica imune a pequenas falhas que podem comprometer o relacionamento com os clientes, como um simples esquecimento.
A automação também garante processos mais ágeis, eficientes e integrados. Assim, o fluxo de vendas se torna mais eficaz, entregando resultados mais consistentes.
Previsibilidade de vendas
Projetar seu volume de vendas no futuro permite uma tomada de decisão mais consciente hoje. Além disso, traz mais segurança com relação ao desenvolvimento de estratégias e políticas comerciais.
Nesse sentido, a IA pode melhorar seus resultados em vendas na medida em que analisa um grande volume de dados em tempo real e devolve tais análises em forma de insights que permitem um melhor planejamento estratégico de vendas.
Essas previsões levam em consideração fatores como comportamento de clientes, sazonalidades e condições do mercado. Também pode considerar mudanças legislativas, tributárias e fiscais, desenhando cenários possíveis para um futuro próximo.
Segmentação de clientes
Um dos grandes desafios dos times de vendas é compreender com profundidade o perfil de cada cliente e a partir disso desenvolver estratégias de vendas mais personalizadas.
Mas com a aplicação da IA, segmentar clientes de forma inteligente, com base em dados estruturados e não-estruturados, se torna bem mais simples.
Além de considerar critérios demográficos, a IA também pode combinar dados como feedbacks de compras passadas, comportamentos de compra, preferências de marcas, entre outras informações.
Dessa forma, seu time de vendas tem à disposição perfis detalhados a respeito de seus clientes, o que pode contribuir para a construção de melhores argumentos de vendas e, consequentemente, aumento dos resultados.
Autoatendimento
A jornada de compra do B2B está cada vez mais semelhante à dos consumidores B2C. Dentro dessa perspectiva, oferecer autonomia durante o processo de compra é fundamental.
Para tanto, a IA pode contribuir com FAQs inteligentes e chatbots que oferecem pré-atendimento e esclarecem dúvidas. Assim, seu time de vendas se concentra apenas nas etapas finais de cada negociação e no fortalecimento do relacionamento com os clientes.
Além disso, a inteligência artificial coleta informações estratégicas ao longo de todas essas interações, munindo seu time comercial de insights que podem ser grandes diferenciais no momento do fechamento de cada negociação.
Recomendações personalizadas
Outro grande trunfo da IA para melhorar os resultados de vendas é a possibilidade de recomendar produtos de acordo com o histórico de compras ou mesmo segundo a segmentação inteligente de clientes.
Um simples portfólio eletrônico se transforma, então, em uma ferramenta de alavancagem de vendas, mostrando produtos que também podem ser do interesse de cada cliente de forma natural e intuitiva.
Esse tipo de ferramenta também pode ser usado para apresentar novas marcas ou soluções inovadoras que o seu atacado e distribuição está trazendo. Tudo isso sem a necessidade de longos discursos de vendas por parte do time comercial.
Precificação dinâmica
A precificação dinâmica no atacado e distribuição é essencial para garantir melhores resultados de vendas. Isso porque ela permite equacionar seus preços de acordo com a concorrência sem prejudicar sua margem de lucro.
Com base em dados coletados em tempo real e parâmetros pré-estabelecidos pelo seu time comercial, a IA determina preços mais competitivos, os quais são atualizados minuto a minuto.
Dessa forma, seu time de vendas tem acesso a dados atualizados sobre preços, política de descontos e outras informações estratégicas para melhores negociações.
Seu e-commerce B2B também pode receber essas atualizações em tempo real, disparando e-mails com ofertas exclusivas e por tempo limitado para cada cliente.
Assim, você trabalha de forma mais inteligente, superando suas metas de vendas.
Gestão do relacionamento com o cliente
Com tantas ferramentas de personalização e automação, fica mais fácil manter um relacionamento próximo com cada cliente sem comprometer o tempo disponível do seu time comercial.
Dessa maneira, é possível manter vínculos saudáveis por meio de uma comunicação estratégica e focada nas necessidades de cada comprador, o que contribui para uma maior fidelização.
Com clientes mais fieis e conectados à sua marca, seu lifetime value é expandido, o que se traduz em melhores resultados de vendas a longo prazo.
Como você pôde ver, a inteligência artificial pode contribuir de inúmeras maneiras para o crescimento das suas vendas. Mas para que esses resultados cheguem mais rápido, você precisa das ferramentas certas.
É por isso que aqui na ION Sistemas investimos em tecnologia de ponta para oferecer os melhores recursos tecnológicos e de inteligência artificial para o atacado e distribuição.
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