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Como alavancar seu faturamento mensal investindo em tecnologia

Como alavancar seu faturamento mensal investindo em tecnologia [ionsistemas]

Como alavancar seu faturamento mensal investindo em tecnologia [ionsistemas]

A transformação digital não trouxe apenas mais velocidade e escalabilidade para as organizações, mas também novas possibilidades de alavancar os negócios.

Entre otimização de processos, melhoria da qualidade dos serviços e alcance global, ela também pode ser um importante aliado no aumento do seu faturamento mensal.

Segundo dados da Apiventiv, o investimento em novas tecnologias pode economizar até 25% dos recursos de uma organização. Desse modo, a transformação digital se concretiza como um dos mais importantes investimentos para o crescimento de uma empresa.

Isso porque a tecnologia permite automatizar processos, acelerar a tomada de decisões e prever mudanças mercadológicas de forma bastante precisa.

Além disso, proporciona mais tempo de qualidade para que a sua equipe desenvolva estratégias e ações de maior valor agregado, contribuindo para a expansão dos seus negócios.

Continue a leitura e entenda como alavancar seu faturamento mensal investindo em novas tecnologias!

O poder da tecnologia para empresas do atacado e distribuição

Empresas de atacado e distribuição têm particularidades que devem ser consideradas no momento de adquirir novas tecnologias. O volume de vendas, a logística mais complexa, o nível de exigência dos clientes e as metas de vendas ousadas são alguns exemplos.

Diante disso, é fundamental desenvolver um planejamento estratégico de TI no qual os investimentos em tecnologia sejam pensados e programados ao longo do tempo.

Dessa maneira, você pode compreender como cada tecnologia se integra ao seu tech stack e o tipo de valor que agrega. Ademais, você e seu time têm mais condições de prever quais serão os resultados de cada investimento e assim justificar novas aquisições.

Nas vendas, por exemplo, o investimento em tecnologias cresceu 53% nos últimos anos, trazendo mais facilidades para os representantes comerciais.

Da elaboração de propostas comerciais à emissão de pedidos, passando por todo o relacionamento com o cliente, os vendedores já podem contar com tecnologias únicas.

Na logística, não é diferente. Assim que um pedido é realizado, todos os processos logísticos podem ser acionados de imediato, reduzindo o tempo de espera dos clientes.

Além disso, é possível integrar sistemas com parceiros e fornecedores, acelerando reposição de estoques e coletas para entrega, por exemplo. Mas o que tudo isso tem a ver com o seu faturamento?

Alavancando o faturamento através da tecnologia

O investimento em tecnologias para aumento da performance empresarial ocupou cerca de 5,49% da receita empresarial em 2022. Em 2024, espera-se que essa porcentagem chegue a 5,85%, colocando a TI como uma das áreas de maior investimento nas organizações de médio e grande porte.

Mas não se trata apenas de despender mais recursos. A tecnologia da informação tem capacidade para aumentar a receita do atacado e distribuição, tornando-se uma alavanca para o sucesso.

De acordo com um estudo da Deloitte, 48% das lideranças estão focadas na otimização da capacidade comercial existente. Outros 20% estão em busca de novos modelos de negócio, mais sustentáveis e com retorno financeiro condizente com os esforços realizados.

A mesma pesquisa apontou que as áreas de maior investimento em renovação tecnológica são a segurança cibernética e a mitigação de riscos (54%), modernização de aplicativos legados (52%), mudança para a nuvem (49%) e análise e ciência de dados (45%).

Todas essas frentes contribuem para o aumento do faturamento na medida em que evitam perdas financeiras e contribuem para alavancar os negócios, como veremos a seguir.

Automação de processos

A automação de processos otimiza a alocação de recursos, reduz custos operacionais e aumenta a produtividade.

Essas tecnologias eliminam tarefas manuais repetitivas, melhorando a eficiência dos fluxos de trabalho. Assim, com menos tempo gasto em processos administrativos, seu time pode se concentrar em atividades de maior valor agregado, como desenvolvimento de produtos e atendimento ao cliente. 

Isso não apenas aumenta a eficiência interna, mas também libera recursos para investimentos estratégicos que impulsionam o crescimento e, consequentemente, o faturamento da empresa.

Análise de dados

A análise de dados, por meio de ferramentas como Business Intelligence (BI) e Big Data, oferece insights valiosos sobre o mercado e o comportamento dos seus clientes. 

Identificando padrões e tendências, você e seu time podem ajustar suas estratégias de vendas, lançar produtos mais alinhados às necessidades do mercado e prever demandas futuras.

Essa abordagem baseada em dados também reduz o risco de decisões comerciais e maximiza o retorno sobre investimentos. Dessa forma, ao tomar decisões mais informadas, a empresa pode direcionar seus esforços de forma mais eficaz, aumentando as oportunidades de vendas.

Custos de captação de clientes reduzido

Quanto mais você conhece o perfil dos seus clientes, mais fácil fica concretizar novas vendas.

Além disso, ao identificar quais são as maiores dores e dificuldades do seu público-alvo, também é mais fácil obter sucesso em novas negociações.

Dessa forma, seu custo de captação de novos clientes se torna mais baixo, contribuindo para o aumento da lucratividade ao longo do tempo.

E-commerce

A implementação de uma plataforma de comércio eletrônico permite que atacadistas e distribuidores alcancem clientes em todo o mundo, expandindo seu mercado potencial.

Ao oferecer uma experiência de compra conveniente e acessível, você reduz as barreiras geográficas e de tempo, aumentando as oportunidades de vendas.

Além disso, as plataformas de comércio eletrônico oferecem recursos avançados de personalização e segmentação, permitindo que seu atacado e distribuição direcione ofertas específicas para diferentes segmentos de clientes.

Identificação de novos fluxos de receita

Às vezes estamos tão apegados a processos de vendas antigos que perdemos a capacidade de identificar novas oportunidades de receita.

Mas com tecnologias munidas de inteligência artificial, você tem a oportunidade de confrontar dados e extrair insights para gerar novos fluxos de receita. É o caso novos mixes de produtos, por exemplo.

Essas são algumas das possibilidades que você tem de alavancar seu faturamento com novos investimentos em tecnologia. Para conhecer outras opções, não deixe de conferir o artigo Vendas internacionais: primeiros passos para escalar!