Quando se trata de atacado e distribuição, a cadeia de valor que faz com que os clientes finais se sintam satisfeitos e motivados a continuar comprando de você vai muito além dos seus muros. Em outras palavras, seu sucesso nas vendas não depende apenas de você.
Seus fornecedores jogam um papel extremamente importante para oferecer os melhores produtos. Portanto, mais do que pesquisar preços, você precisa estabelecer verdadeiras parcerias de negócios.
Somente por meio de parcerias sólidas é possível criar o fluxo perfeito de mercadorias, onde não sobre nem falta matéria prima, e ambas empresas entrem em um jogo de ganha-ganha.
Mas por onde começar a busca pelos melhores fornecedores do mercado? Continue a leitura e descubra!
Como identificar os melhores fornecedores para o seu atacado
Nem sempre os melhores fornecedores são os mais conhecidos ou aqueles que fornecem preços mais baixos. Por isso, é essencial que a sua pesquisa vá além desses atributos.
Confira preços e prazos
Verifique, por exemplo, quais são os prazos praticados pelos melhores fornecedores. Eles são fixos ou podem ser negociados de acordo com a sua demanda?
Outro ponto a considerar são os prazos de pagamento. Qual é a prática do seu mercado? É possível realizar melhores negociações com prazos antecipados?
E as entregas, como são? Você tem que se preocupar com alguma coisa ou apenas com o recebimento das mercadorias no seu armazém?
Participe de eventos do setor
Uma das melhores maneiras de conhecer novos fornecedores é estar presente nos principais eventos do seu setor.
Feiras, congressos, encontros, exposições e outros formatos de encontros, sejam físicos ou online, podem te colocar frente a frente com potenciais parceiros de negócios.
Mas, para aproveitar cada oportunidade que surgir, lembre-se de estar sempre preparado: cartão de visitas, discurso na ponta da língua e alguns cases de sucesso para compartilhar podem estabelecer contatos estratégicos para você.
Conheça os canais de distribuição
Conhecer os canais de distribuição do seu setor de atuação pode te ajudar a compreender qual fornecedor tem maior potencial para somar esforços com você.
Pense em uma grande cadeia de suprimentos, onde cada empresa envolvida cumpre um papel determinante para o sucesso do todo. É como um quebra-cabeça que, se mal-montado, pode comprometer seus resultados.
Neste sentido, busque mapear todos esses processos, a fim de ter uma visão holística sobre toda a sua cadeia de valor e como tirar melhor proveito dela.
Verifique a reputação
A reputação dos fornecedores junto a outros clientes é um importante fator a ser levado em consideração. Afinal, o relacionamento é a base de uma parceria de longo prazo.
Caso você tenha a oportunidade, peça o contato de alguns clientes atuais para perguntar como tem sido a experiência deles junto ao seu potencial fornecedor. Esse feedback pode trazer informações importantes para a sua tomada de decisão.
Você também pode pesquisar junto a órgão de defesa do consumidor e entidades comerciais para obter mais informações sobre cada empresa.
Analise a integração de sistemas
Lembre-se, ainda, de perguntar se é possível integrar seu sistema de estoque ao sistema de compras do seu fornecedor, de modo que ele seja avisado quando seu estoque chegar a um volume mínimo.
Essa integração pode ser realizada por meio de APIs, de modo que as informações sejam atualizadas em tempo real. Assim, você poupa tempo e não corre o risco de uma parada nas vendas por falta de insumos.
Além disso, sua equipe de compras pode se concentrar em atividades mais estratégicas, o que garante maior valor agregado para a sua marca.
Faça testes antes de contratar
Antes de fechar um contrato de longo prazo, o ideal é fazer um teste, para evitar multas e disputas futuras.
Primeiro, liste os potenciais fornecedores de acordo com uma ordem de precedência. Em seguida, negocie um contrato de três meses com o primeiro da lista.
Lembre-se de coletar dados ao longo deste período, tanto estruturados quanto desestruturados, para fazer uma avaliação final.
Caso a experiência tenha sido satisfatória, dê continuidade ao contrato. Mas, se o teste não tiver atingido suas expectativas, entre em contato com o segundo colocado na sua lista e repita o processo.
Não tente sair ganhando em todas
O segredo das parcerias de sucesso é estabelecer relações ganha-ganha, algo que nem todas as empresas de atacado e distribuição conseguem compreender.
Quando você pressiona seus fornecedores por preços menores ou vantagens que extrapolam o razoável, não só está comprometendo a saúde financeira dos seus parceiros como também pode vir a ter prejuízos, caso eles não tenham mais como dar continuidade ao negócio.
Dito isto, procure sempre estabelecer parcerias saudáveis, em que todos tenham suas necessidades atendidas. Assim, além de fortalecer o vínculo entre as empresas, você garante uma cadeia de suprimentos saudável e imune a crises.
Expanda sua rede de contatos
O mundo do atacado e distribuição não se limita ao território nacional. Pelo contrário, os processos de importação e exportação se tornam cada vez mais dinâmicos e podem te ajudar a encontrar os melhores fornecedores até mesmo fora de casa.
Neste sentido, procure expandir sua rede de contatos, seja por meio de eventos ou mesmo nas redes sociais. Siga profissionais que são expoentes da sua área de atuação, converse com lideranças e estabeleça vínculos que vão além das transações comerciais.
Assim, você pode conquistar indicações importantes para continuar crescendo sempre com os melhores parceiros de negócios.
Agora que você já tem o passo a passo para escolher os melhores fornecedores, que tal começar a mapear sua cadeia logística? Saiba como montar um fluxograma de logística e distribuição!