ION SISTEMAS

Como extrair mais valor da análise de dados quantitativos?

Como extrair mais valor da análise de dados quantitativos? [ionsistemas]

Como extrair mais valor da análise de dados quantitativos? [ionsistemas]

A análise de dados quantitativos tem servido de subsídio para a tomada de decisões há bastante tempo. Contudo, a evolução desse tipo de verificação vem transformando completamente o cenário mercadológico.

Essa evolução se deve, principalmente, à introdução da inteligência artificial no processo de análise de dados quantitativos, configurando uma nova forma de extrair valor dessas informações.

Com a IA, é possível coletar, processar a analisar um volume gigantesco de dados em poucos segundos. Também é possível detectar padrões, tendências e correlações que a olho nu seria praticamente impossível identificar.

Outro fator de destaque é a possibilidade de reduzir discrepâncias, a fim de mitigar riscos e assim proteger o futuro da organização com mais segurança e certeza.

Como você pode ver, os dados são ferramentas poderosas de gestão para o atacado e distribuição. E quanto mais valor você extrai deles, maiores são as chances de sucesso do seu empreendimento.

Diante disso, como você pode aproveitar melhor os dados disponíveis e gerar mais valor para o seu negócio? É sobre isso que falaremos neste artigo. Continue a leitura!

Qual a importância dos dados quantitativos?

Como o próprio nome sugere, os dados quantitativos avaliam números absolutos. Neste sentido, eles contribuem de uma forma bastante assertiva para a identificação de padrões, comportamentos e tendências.

Empresas de atacado e distribuição geram esse tipo de dados diariamente, tornando-se verdadeiras minas de conhecimento sobre seus clientes, produtos e segmento de mercado.

Eis algumas das vantagens de investir em uma análise de dados quantitativos de qualidade:

Otimizar operações

A análise de dados quantitativos permite um acompanhamento sistemático da performance das operações do atacado e distribuição. 

Desse modo, você pode monitorar a produtividade, os desvios de padrões, as paradas para manutenção preventiva e corretiva, entre outras informações de suma importância.

Também pode avaliar gaps processuais, reduzir etapas que obsoletas nas suas atividades e conquistar melhor performance por meio de uma mentalidade de melhoria contínua.

Atender demandas de clientes

Com a análise de dados quantitativos você também pode aumentar o seu conhecimento acerca dos clientes e suas demandas.

Produtos mais pedidos, épocas do ano em que há aumento ou diminuição da demanda, preferências de entregas e horários de maior acesso no seu e-commerce B2B são apenas alguns dos insights que podem ajudar a construir uma visão mais abrangente do seu público e de suas necessidades.

De posse desses dados, seu time pode desenvolver melhores estratégias de vendas, de logística e de atendimento ao cliente, o que pode se refletir em melhores resultados financeiros e de reconhecimento de marca.

Descobrir padrões, tendências e correlações

Um dos grandes trunfos da análise de dados quantitativos é identificar, com grande assertividade, padrões, tendências e correlações.

Confrontando dados de diversas fontes, você pode identificar padrões comportamentais de compra, tendências de mercado que estão se desenhando e correlações entre produtos e perfis de clientes, por exemplo.

Esses padrões, tendências e correlações podem orientar melhor a escolha do seu mix de produtos, a oferta de determinadas linhas de produtos para segmentos específicos de clientes e os próximos passos do seu negócio em termos de expansão de marca.

Além disso, de posse desses dados, você tem mais subsídios para compreender a dinâmica do seu mercado e assim traçar estratégias de diferenciação de marca.

Desse modo, pode conquistar um melhor posicionamento de mercado e maior competitividade frente à concorrência.

Tomar decisões mais informadas

Permeando todas as vantagens listadas anteriormente, vem a tomada de decisão inteligente. Isso porque os dados trazem informações que podem dar maior sustento às suas decisões, evitando falhas de julgamento e mitigando riscos.

A tomada de decisão informada também reduz o tempo de resposta do seu atacado e distribuição em relação aos concorrentes ou variações de mercado. Assim, você garante maior sustentabilidade a longo prazo e resiliência frente aos desafios que se apresentam.

Como extrair mais valor da análise de dados quantitativos na sua empresa?

Depois de conhecer algumas das vantagens da análise de dados quantitativos, vamos ao cerne do nosso artigo: como extrair mais valor dessa mina de conhecimento?

Faça perguntas

Com as tecnologias certas, você pode comparar dados de inúmeras formas, encontrando novos caminhos para a condução dos seus negócios. Portanto, comece fazendo perguntas.

Você pode começar com questionamentos simples, como:

À medida que você vai se aprofundando nas perguntas, tem a possibilidade de conhecer com mais detalhes o seu negócio, os seus clientes e o seu mercado.

Higienize sua base de dados

Muitas decisões são tomadas de forma equivocada porque se baseiam em dados errados ou obsoletos. E isso pode trazer prejuízos significativos para o seu atacado e distribuição.

A fim de evitar esse tipo de situação, é fundamental que a sua empresa tenha uma rotina de higienização de dados. Essa tarefa pode ser realizada de forma automática ou com o olhar detalhista de um analista de negócios.

Essa verificação pode começar com os dados dos seus clientes, por exemplo. Para tanto, basta criar uma régua de atualização cadastral de 6 em 6 meses, na qual seus clientes recebem um e-mail para confirmar seus dados ou realizar alterações essenciais.

Dados internos podem ser categorizados de acordo com a sua relevância e tempo de vida. A partir disso, a equipe de TI pode agendar uma varredura em toda a base de dados, a fim de extrair esses dados da base principal e mantê-los em um backup separado.

Explore os dados de forma visual

Visualizar dados em planilhas e gráficos é muito diferente de tê-los apresentados de forma lúdica e contextualizada. Desse modo, procure utilizar dashboards inteligentes que mostram os dados em diversos formatos.

Uma técnica que pode ser bastante interessante é o data storytelling. Essa abordagem transforma dados em histórias, ajudando a conhecer melhor a importância de cada informação e como ela pode ser melhor utilizada pela sua empresa.

Invista na análise preditiva

A análise preditiva faz uso de dados passados para compreender tendências e comportamentos e assim desenhar possíveis cenários futuros.

Esses cenários podem servir de base para o planejamento estratégico do seu atacado e distribuição e também para a tomada de decisão.

Afinal, ela pode trazer insights que sequer estavam no horizonte da sua equipe, revelando oportunidades ou riscos que podem ser tratados de forma proativa.

Aqui na ION Sistemas, acreditamos na análise de dados como forma de alavancar os negócios de maneira inteligente e conectada com o futuro. Por isso, desenvolvemos tecnologias que ajudam seu atacado e distribuição a extrair insights valiosos da sua base de dados.

Entre em contato com nosso time de consultores e conheça todas as nossas soluções!

Redação: Évelim Wroblewski