Se você deseja ter melhores resultados, monitorar a performance do seu time de vendas tem que estar na sua lista de prioridades.
E o motivo é simples: o que não pode ser medido não pode ser melhorado. Seguramente você já ouviu essa frase, não é?
O acompanhamento de indicadores de performance em vendas traz uma série de informações e insights que podem ser usados por vocês para aprimorar o processo de vendas.
Além disso, permite um maior entendimento sobre a sua estratégia de vendas, bem como quais competências e habilidades do seu time precisam ser trabalhadas.
Mas… e quando seu time de vendas é externo? Como monitorar a performance de forma efetiva?
É o que veremos neste artigo. Continue a leitura!
Por que monitorar a performance do seu time de vendas?
Antes de saber o como, é preciso saber o porquê, concorda? Por isso, vamos listar alguns dos benefícios de investir no monitoramento de performance do seu time de vendas.
Avaliação da sua estratégia de vendas
Uma das razões mais importantes para se manter a par da performance do seu time de vendas é a análise da sua estratégia comercial.
Ao fazer esse acompanhamento, você pode identificar falhas e gargalos e aprimorar sua estratégia de forma gradativa, até alcançar uma performance ótima.
Alinhamento de expectativas
Outro ponto que pode ser trabalhado com o monitoramento da performance do time de vendas é o alinhamento de expectativas.
Se você tem a oportunidade de fazer esse acompanhamento em tempo real, pode dar feedbacks constantes para o seu time e assim promover um melhor alinhamento com relação às metas e performance.
Realocação de recursos
O monitoramento de performance em tempo real também permite que você e sua equipe realoquem recursos e esforços no que está gerando melhores resultados.
Nesse sentido, é possível rever canais de vendas, argumentos de vendas, regiões geográficas, dentre outros elementos que impactam nos seus resultados.
Previsão de receitas
Monitorar a performance do seu time de vendas também facilita a previsão de receitas futuras. Portanto, é uma forma de nortear não só o trabalho do time comercial, mas também do setor financeiro.
A previsão de receitas permite que a empresa tenha um planejamento financeiro mais efetivo, evitando gastos desnecessários e tomando medidas preventivas para aumentar a margem de lucro a fim de honrar seus compromissos financeiros.
Como acompanhar a performance do seu time de vendas?
Bom, agora que você já tem motivos bastante razoáveis para monitorar a performance do seu time de vendas, vamos ao como fazer isso.
Identifique as métricas mais importantes
O primeiro passo é sempre identificar quais métricas são mais importantes para a sua empresa. Este trabalho prévio evita que vocês fiquem perdidos entre milhares de possibilidades de indicadores de performance.
Lembre-se que essas métricas precisam ser fáceis de mensurar. Além disso, devem orientar as ações do seu time de vendas a partir da análise das mesmas.
Estipule uma frequência de medição dessas métricas
Indicadores selecionados? Então é hora de definir de quanto em quanto tempo eles serão mensurados.
Aqui, vale a pena investir em softwares de análise de dados que permitam o acompanhamento em tempo real. Assim, você e sua equipe evitam ter surpresas desagradáveis ao fim do período.
Além disso, mensurando dados em tempo real, vocês têm a chance de alterar os rumos da sua estratégia comercial de forma proativa, o que pode potencializar seus resultados a longo prazo.
Defina os canais de coletas de dados
Tão importante quanto saber quais dados serão coletados e analisados é identificar os melhores canais de coleta desses dados. Afinal, a qualidade das informações e a acuracidade das mesmas afeta diretamente na sua tomada de decisões.
Alinhe todas essas informações com sua equipe
Um bom alinhamento faz toda a diferença na hora de monitorar a performance do seu time de vendas. Sendo assim, reúna sua equipe, apresente o método de coleta e análise de dados, bem como as metas individuais e coletivas.
Se cada pessoa souber exatamente o que se espera dela, fica muito mais fácil atingir as metas e, em caso negativo, promover um realinhamento de expectativas.
Invista em um software de análise de performance
De nada adianta ter todos os indicadores mapeados, a equipe bem alinhada e os canais de coleta de informações definidos se você não tem um software que seja capaz de integrar tudo isso.
Através de uma ferramenta de monitoramento de dados você tem maior controle sobre as atividades do seu time de vendas. Além disso, acompanha passo a passo métricas importantes, como volume de vendas, faturamento, ticket médio, dentre outras.
Feito este pequeno alinhamento de como monitorar a performance do seu time de vendas, pode ser que você esteja se perguntando “ok, mas como fazer tudo isso a distância?”.
ION Reports, a melhor maneira de monitorar a performance do seu time de vendas a distância
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Com o ION Reports, você tem isso e muito mais.
O ION Reports é uma solução desenvolvida pela ION Sistemas que tem por objetivo colocar todo o controle sobre metas e indicadores na palma da sua mão, mesmo que a sua equipe de vendas seja descentralizada.
Integrado ao ION Vendas e ao ION Supervisor, esse software de monitoramento de dados permite que você visualize todas as informações decorrentes de processos de vendas em uma única tela, com recursos visuais que facilitam o entendimento do caminho a ser seguido com a sua estratégia comercial.
E como você fica por dentro desses dados? Cada vendedor tem um app da ION instalado no smartphone ou tablet, através do qual envia todas as informações em tempo real para a sua empresa.
Assim, não importa onde você ou seu time de vendas esteja, fica muito mais fácil acompanhar os resultados comerciais da empresa e tomar decisões pautadas em dados.
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