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Como ser um vendedor de sucesso

Como ser um vendedor de sucesso?

Trabalhar no setor de vendas em atacado e distribuição é um desafio diário. Além de dominar as melhores técnicas de vendas, você também precisa conhecer o mercado a fundo e mostrar os diferenciais da empresa que representa em relação à concorrência.

Outro ponto que não pode passar despercebido são as características dos seus clientes. Afinal, por mais que você esteja vendendo para uma empresa, está se relacionando com pessoas. E pessoas têm gostos, preferências e dificuldades muito particulares.

O seu modo de abordar cada cliente, de apresentar as soluções da sua empresa, de destacar o que ela pode fazer pelo comprador podem ser determinantes para o seu sucesso nas vendas.

Por esse motivo, hoje vamos te apresentar algumas dicas e estratégias para se tornar um vendedor de sucesso. Continue a leitura!

Aprimore a sua empatia

Empatia é a capacidade de se colocar no lugar da outra pessoa. Neste caso, seu cliente.

Quanto mais desenvolvida essa habilidade, maior é a sua capacidade de compreender quais são os desejos e desafios de cada comprador e transformar isso em argumentos de venda.

Ter empatia também permite que você module cada negociação de acordo com as reações de cada cliente, tornando cada abordagem de vendas altamente personalizada.

Sentindo que você sabe pelo que está passando, o cliente sente uma conexão mais forte com você e acaba optando pela sua empresa por causa deste vínculo estabelecido.

Venda por prazer

Sabemos que as metas de vendas, em especial em empresas de atacado e distribuição, são bastante ousadas e têm um peso enorme de responsabilidade.

Mas se você quer ser um vendedor de sucesso, tire o foco da meta por alguns instantes e sinta verdadeiro prazer no que está fazendo. Faça com que cada venda seja uma conquista pessoal.

Ao transformar seu trabalho em uma competição pessoal, na qual cada conquista traz uma sensação de prazer e bem-estar a você, a tendência é que você se dedique mais às negociações e conduza-as de forma mais leve.

Mantenha a confiança

Ser um vendedor de sucesso depende também do seu grau de autoconfiança. Ao transmitir segurança para os clientes no momento das negociações, fica mais simples convencê-los de que você está oferecendo os melhores produtos.

Qualquer hesitação no momento da venda, seja com relação aos produtos, valores ou até mesmo prazos, pode despertar a desconfiança do comprador e fazer com que ele volte atrás.

Por essa razão, nunca transpareça dúvida ou falta de informação no momento da negociação. Uma boa forma de evitar esse tipo de situação é ter contato direto e em tempo real com o seu gerente, seja por meio telefônico ou aplicativo de vendas.

Outra forma de facilitar esse processo é ter um portfólio eletrônico de produtos que seja atualizado em tempo real. Assim, você não corre o risco de repassar informações equivocadas aos seus clientes.

Desenvolva a escuta ativa

Iniciar uma reunião abrindo mão de um discurso pronto e deixando que o cliente apresente suas necessidades pode transformar a forma como você vende.

Isso porque com uma escuta ativa você tem a possibilidade de modular seu discurso de acordo com as informações que o cliente apresenta. Dessa forma, conecta necessidade e solução de uma maneira mais natural e ainda torna a conversa mais assertiva.

Além disso, o trabalho para convencer o cliente a fechar o negócio se torna mais fácil, já que ele percebe que você está atento ao que ele precisa.

Revise seu pipeline de vendas regularmente

Ter o hábito de revisar o seu pipeline de vendas pode ajudar a identificar pontos de atenção com relação à perda de negociações ou, pelo contrário, os momentos mais propícios para conduzir o cliente para o fechamento de um contrato.

Saber agir no momento certo pode poupar tempo, esforços e também garantir uma maior taxa de conversão de clientes. Além disso, permite que você e sua equipe mantenham um pipeline de vendas estratégico e focado em resultados.

Use um processo de vendas mensurável e repetível

Vender no mercado B2B exige que você e seu time desenvolvam um processo de vendas mensurável e repetível.

Primeiramente, para que exista um padrão de vendas que permita analisar a performance de toda a equipe de forma igualitária. Em segundo lugar, para que seja possível repetir o sucesso a cada venda, de forma gradativa.

Um vendedor de sucesso sabe exatamente qual é o próximo passo em cada negociação, pois analisa tanto o perfil do cliente quanto os dados disponíveis, a fim de tomar as melhores decisões.

Conecte-se por meio de histórias

Seguramente você já ouviu a frase “isso é papo de vendedor”. E de fato bons vendedores contam boas histórias. Sabe o porquê?

As pessoas se conectam com histórias, absorvendo ensinamentos de forma mais simples e natural. Elas também lembram com mais frequência de histórias do que de dados mercadológicos.

Por esse motivo, uma boa forma de você se tornar um vendedor de sucesso é transformando dados em boas histórias. Para isso, você pode usar uma técnica chamada storytelling.

Faça da tecnologia sua aliada

Existem dezenas de maneiras de se tornar um vendedor de sucesso. Mas você só vai conseguir ver seus resultados crescendo gradativamente se tiver boas ferramentas que deem suporte ao seu trabalho. Portanto, invista algum tempo pesquisando as melhores tecnologias para vendas.

Você pode ter acesso, por exemplo, a portfólios digitais de produtos. Essa simples ferramenta pode poupar você de ter que carregar uma série de catálogos impressos e desatualizados.

Outra possibilidade que pode alavancar seus resultados é uma ferramenta de comunicação em tempo real com a sua gerência. Assim, você pode verificar possibilidades de descontos e melhoria de prazos para um cliente importante em questão de segundos.

Gerenciar seus dados de forma estratégica e extrair deles insights para novas vendas é outra maneira de se tornar um vendedor de sucesso.

Para tanto, você pode contar com ferramentas que geram relatórios em tempo real, com dashboards intuitivos para uma melhor tomada de decisão.

Ser um vendedor de sucesso é um processo contínuo de aprimoramento de habilidades técnicas e comportamentais. Mas sozinho, nenhum vendedor alcança seu pleno potencial.

Você também precisa ter acesso às melhores técnicas e ferramentas do mercado. E uma delas é a automação comercial.

Gostou do conteúdo? Toda a produção foi elaborada pela  Évelim Wroblewski .

 

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